CONTEÚDO DE BLOG

O Empresário Júnior e Seu Impacto no Mercado de Trabalho

Surgido na França, o Movimento Empresa Júnior contribui para o desenvolvimento da sociedade, por meio da formação de profissionais diferenciados. Atualmente, no Brasil, estima-se que existam cerca de 600 Empresas Juniores, que somam um faturamento de R$9,3 milhões ao ano.

Em uma empresa Júnior, o universitário tem a chance de seguir uma carreira profissional diferenciada, aplicando a teoria na prática, adquirindo competências como pró-atividade, profissionalismo, aprendizado contínuo, empreendedorismo e comprometimento; tornando-o preparado para, desde já, encarar o mercado de trabalho.

Demonstração dos diferenciais de um Empresário Júnior, é comum a preferência por parte de empresas de mercado por pessoas que já participaram de uma empresa júnior em sua vida acadêmica. Fator proveniente da confiança dada à capacidade transformadora e destaque profissional dessas pessoas. Entre outros, os empresários juniores contam com o diferencial de conhecer o mercado ainda dentro da graduação, ter experiência de trabalho, conhecer a prática empreendedora e desenvolvimento de suas habilidades empresariais.

Na Esag Jr., em 2014, por exemplo, 50% do faturamento obtido com as consultorias prestadas até o momento, fora reinvestido nos membros, o que envolve investimentos em treinamentos e eventos de capacitação, voltados, por exemplo, ao networking, gestão empresarial, liderança, autoconhecimento para desenvolvimento profissional e ferramentas inovadoras.

A partir disso, as EJs acreditam fomentar o crescimento pessoal e profissional de seus membros e, com isso, oferecer consultorias de qualidade, a preços acessíveis aos micro e pequenos empreendedores; além de contribuir para o desenvolvimento do empreendedorismo em sua região. No Brasil – país onde o movimento tem maior força – o Movimento Empresa Junior (MEJ) contribui com uma importante parcela no desenvolvimento empresarial e econômico do país.

De modo geral, as Empresas Juniores desempenham um importante papel socioeconômico, gerando profissionais diferenciados e resultados relevantes em suas consultorias, que abrangem às mais diversas áreas, gerando soluções acessíveis e necessárias para os desafios encontrados pelas Micro e Pequenas Empresas.

Saiba mais sobre a Esag Jr.

Continue lendo nossos artigos

Aproveite a visita para
assinar a nossa newsletter.