CONTEÚDO DE BLOG

Empreender, basta querer

Visão, coragem e atitude. Fala-se que não existe uma receita para empreender e ter sucesso, mas essas são características e comportamentos que grande parte dos empreendedores de sucesso tiveram para tornar seus sonhos realidade.

Visão, coragem e atitude. Fala-se que não existe uma receita para empreender e ter sucesso, mas essas são características e comportamentos que grande parte dos empreendedores de sucesso tiveram para tornar seus sonhos realidade. Para abrir um negócio, certamente é preciso abrir mão de algumas coisas, passar por cima de alguns obstáculos e acima de tudo, agarrar as oportunidades que aparecem. 

A maioria dos negócios de sucesso começa por oportunidades que são enxergadas, por alguma necessidade observada que não é atendida ou por alguma visão que o empreendedor tem sobre o mercado. A visão é fruto de um exercício de imaginação, de quando começa-se a pensar de forma diferente e a fugir dos paradigmas estabelecidos, o também chamado “pensar fora da caixa”.

Um dos primeiros desafios é conseguir o capital necessário para iniciar a jornada. Muitos já falham no começo quando acham que levantar o dinheiro para a abertura de um negócio é questão de oportunidade quando na verdade é de competência. Quando a ideia é boa e é bem apresentada para investidores com competência e credibilidade, ela pode atrair diversas pessoas para colocar dinheiro no projeto. Qualquer um pode ser o investidor, procure sócios. Pode ser seu amigo, seu vizinho, sua namorada, seu sogro, ou até mesmo seu concorrente. 

Tenha certeza que você vai correr riscos. Mas para isso é preciso ter coragem para colocar as ideias em prática e não botá-las para dentro da gaveta. Segundo Flávio Augusto da Silva, fundador da Wise Up, “para ser um vencedor é preciso ter a coragem de enfrentar a frustração de um fracasso com o mesmo apetite com que se desfruta o saboroso som dos aplausos.” Existe a possibilidade de falhar?

Existe. Mas aquele que falha, se levanta e tira algum aprendizado com os erros cometidos, volta ainda mais fortalecido e preparado para dar a volta por cima. 

Não basta apenas ter uma boa ideia e coragem para colocar um projeto em prática. Para empreender também é necessário ter atitude e competência, ter objetivos claros e iniciativa. Precisa-se tentar, testar, praticar e executar. Não existe idade nem tempo certo para começar, basta ter vontade, acreditar e querer muito que a ideia seja posta em prática.

Não é a toa que toda conquista tem por trás uma pessoa empreendedora que se desafiou ao fazer perguntas, e ao buscar respostas e caminhos que outros não seguiram. Isso é ser empreendedor. Que tal começar a fazer diferente e se tornar o próximo deles?

Aproveite a visita para
assinar a nossa newsletter.