CONTEÚDO DE BLOG

Empreender, basta querer

Visão, coragem e atitude. Fala-se que não existe uma receita para empreender e ter sucesso, mas essas são características e comportamentos que grande parte dos empreendedores de sucesso tiveram para tornar seus sonhos realidade.

Visão, coragem e atitude. Fala-se que não existe uma receita para empreender e ter sucesso, mas essas são características e comportamentos que grande parte dos empreendedores de sucesso tiveram para tornar seus sonhos realidade. Para abrir um negócio, certamente é preciso abrir mão de algumas coisas, passar por cima de alguns obstáculos e acima de tudo, agarrar as oportunidades que aparecem. 

A maioria dos negócios de sucesso começa por oportunidades que são enxergadas, por alguma necessidade observada que não é atendida ou por alguma visão que o empreendedor tem sobre o mercado. A visão é fruto de um exercício de imaginação, de quando começa-se a pensar de forma diferente e a fugir dos paradigmas estabelecidos, o também chamado “pensar fora da caixa”.

Um dos primeiros desafios é conseguir o capital necessário para iniciar a jornada. Muitos já falham no começo quando acham que levantar o dinheiro para a abertura de um negócio é questão de oportunidade quando na verdade é de competência. Quando a ideia é boa e é bem apresentada para investidores com competência e credibilidade, ela pode atrair diversas pessoas para colocar dinheiro no projeto. Qualquer um pode ser o investidor, procure sócios. Pode ser seu amigo, seu vizinho, sua namorada, seu sogro, ou até mesmo seu concorrente. 

Banner da Rock Convert Esag Jr2

Tenha certeza que você vai correr riscos. Mas para isso é preciso ter coragem para colocar as ideias em prática e não botá-las para dentro da gaveta. Segundo Flávio Augusto da Silva, fundador da Wise Up, “para ser um vencedor é preciso ter a coragem de enfrentar a frustração de um fracasso com o mesmo apetite com que se desfruta o saboroso som dos aplausos.” Existe a possibilidade de falhar?

Existe. Mas aquele que falha, se levanta e tira algum aprendizado com os erros cometidos, volta ainda mais fortalecido e preparado para dar a volta por cima. 

Não basta apenas ter uma boa ideia e coragem para colocar um projeto em prática. Para empreender também é necessário ter atitude e competência, ter objetivos claros e iniciativa. Precisa-se tentar, testar, praticar e executar. Não existe idade nem tempo certo para começar, basta ter vontade, acreditar e querer muito que a ideia seja posta em prática.

Não é a toa que toda conquista tem por trás uma pessoa empreendedora que se desafiou ao fazer perguntas, e ao buscar respostas e caminhos que outros não seguiram. Isso é ser empreendedor. Que tal começar a fazer diferente e se tornar o próximo deles?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Aproveite a visita para
assinar a nossa newsletter.