Ao gerenciar uma empresa, seja de pequeno ou grande porte, algumas preocupações são comuns para todos os gestores. Dentre elas, não perder tempo e, consequentemente, faturar mais são extremamente importantes para a sustentabilidade do negócio.
Para isso, é preciso compreende-lo como uma organização sistêmica, ou seja, desenvolver a eficácia empresarial com foco na gestão integrada e na busca constante pela melhoria. Entender seu funcionamento é a base para se obter êxito no empreendimento. Pensando nisso, levantamos 3 dicas fundamentais que podem lhe ajudar a não perder tempo e faturar mais.
Analise os processos:
O primeiro passo é gerenciar os procedimentos da sua empresa e reconhecê-los como processos. Fazer uma análise das atividades executadas diariamente permite a visualização completa dos objetivos e metas da empresa, além da melhor compreensão dos processos organizacionais existentes e sua inter-relação.
A partir dessa visão sistêmica que o mapeamento das atividades proporciona, ficará mais fácil visualizar os recursos financeiros, humanos e o tempo despendidos para cada atividade e, dessa forma, aperfeiçoar os processos para que não haja perda de tempo, diminuir os gastos e faturar mais, beneficiando os resultados a curto e médio prazo.
Padronize os processos:
Diferentemente do que se imagina, padronizar processos não é engessa-los ao ponto de não os tornar adaptáveis e passíveis de mudanças. Padronizar é uma técnica que visa reduzir a variabilidade dos processos de trabalho, sem prejudicar a sua flexibilidade e, por isso, auxilia na continuidade deles. Por exemplo: não adianta ter um processo realizado de maneira excelente pelo funcionário X se, a partir do momento que ele precisa ser realizado pelo funcionário Y, perde a qualidade porque não há um padrão de execução para seguir.
A padronização garante que eles sejam sempre feitos com a mesma excelência e de modo a evitar a perda de tempo, independentemente de quem os realiza. Além dessa vantagem, a padronização concede à empresa a oportunidade de realizar uma análise temporal dos seus resultados e dizer como as atividades são feitas seguindo um padrão de execução.
Desta forma, é possível fazer uma análise comparativa entre diferentes períodos para ver a efetividade de tal processo a partir dos resultados dele, algo que não seria possível se não houvesse um padrão de execução.
Busque pela melhoria contínua:
Tendo uma visão sistêmica dos processos e os padronizando, o próximo passo é alcançar a excelência contínua. Assim como o ambiente interno e externo que influenciam a empresa mudam constantemente, a maneira com que ela opera em busca do alcance das metas deve mudar.
O que é qualidade em excelência hoje não será amanhã, assim como o sucesso de hoje não garantirá o sucesso de amanhã. Verificar o atingimento de metas, traçar planos de ação e acompanhar indicadores são alguns dos meios de estar sempre pensando na sobrevivência da empresa e evitando a perda de tempo.
A busca pela melhoria contínua é uma das práticas mais importantes e algo que precisa estar intrínseco na cultura organizacional, sendo ela um grande empreendimento ou uma startup, por exemplo.
Primar pela otimização dos processos internos da empresa, e gerir atividades com excelência são a base para o empreendedor parar de perder tempo, garantir melhorias em sua gestão e, assim, lucrar mais.