O mercado está mudando rapidamente, os consumidores estão cada vez mais exigentes, a concorrência cada dia mais acirrada e a economia problemática. Como a sua empresa está lidando com isso?
Já se foi a época que os bons vendedores eram aqueles com a melhor lábia. Hoje os consumidores detém mais informação, possuem maior poder de decisão e a negociação tornou-se mais dinâmica.
Então, se você quer vender mais, está na hora de olhar para o processo de vendas, analisar gargalos e traçar novas estratégias. E para te auxiliar nessa etapa, trouxemos 6 dicas de venda infalíveis para o seu negócio!
O que é uma boa estratégia de venda?
Uma boa estratégia de venda não é a única atitude que irá impulsionar as suas vendas. Na realidade, é um conjunto de ações com o foco no cliente que devem ser aplicadas durante toda a jornada de compra.
Diversas estratégias estão disponíveis para você aplicar na sua empresa, no entanto, não existe uma única fórmula mágica que irá potenciar suas vendas. É como se fosse um laboratório: vários testes e validações.
Como posso potencializar minhas vendas?
Se você busca formas de potencializar suas receitas, separamos 6 dicas de vendas que você precisa adicionar em sua estratégia de venda. Essas dicas de vendas podem ser aplicadas com a finalidade de captar mais clientes, conquistá-los mais rapidamente e, até mesmo, fidelizar seus clientes para compras futuras.
- Suas estratégias devem ter o foco no cliente
O primeiro tópico da nossa lista de dicas de vendas é um dos principais conceitos que todo gestor deve ter: o foco da venda é seu cliente, e não seu produto ou serviço. Com isso, você deve concentrar suas ações para compreender melhor as dores de seu cliente, e como a sua solução pode suprir suas necessidades.
Nos tópicos adiante veremos mais como este foco no cliente é essencial para o sucesso das suas vendas.
- Ofereça a melhor experiência para seu cliente
89% dos consumidores não retornam após uma única experiência ruim, foi a conclusão observada pela pesquisa do RD Summit em 2019. Desta forma, a sua organização deve oferecer a seus clientes não apenas um produto, mas sim, uma experiência.
Esta experiência deve ser pensada durante toda a jornada de compra, não apenas aquela experiência que o cliente terá após adquirir o seu produto. Se você quer conhecer mais sobre como deixar o seu cliente satisfeito, veja o nosso conteúdo especial sobre o assunto.
Para isso, o bom relacionamento com os leads é fundamental para se compreender melhor como a sua solução poderá suprir as suas necessidades e dores. Assim, deixe de lado o jargão técnico de vendas e dê preferência para um atendimento mais humano e personalizado.
- Invista em marketing digital
O Marketing digital é uma das maiores aliadas das empresas atualmente. O marketing digital impactou no direcionamento da divulgação da sua marca para um público-alvo de forma mais eficiente, além de estreitar a relação das empresas com seus consumidores, que estão cada vez mais exigentes.
Pensando nisso, o Inbound Marketing é uma das melhores dicas de vendas para conquistar novos clientes. Esta estratégia consiste na utilização de conteúdos de valor em mídias digitais que atraiam o usuário para o seu funil de vendas, onde será qualificado sobre a sua solução.
O Inbound Marketing foca nos usuários que já apresentam algum interesse no seu produto, ou seja, maiores chances de fechar uma venda. Com isso, seus esforços serão voltados para a nutrição e qualificação desse lead até o momento ideal da compra.
- Fidelize seus clientes
Seguindo na nossa lista de dicas de vendas, o próximo passo é conquistar seu cliente. A ambição da sua empresa não deve ser apenas captar um cliente para uma única venda. O processo de captar, nutrir e qualificar leads é complexo, logo o custo de aquisição de um novo cliente é alto.
Por outro lado, manter o relacionamento com estes clientes durante o pós-venda é uma solução mais barata e eficaz de se fechar novas vendas. Para isso, realize o acompanhamento dos seus clientes por meio de técnicas de Follow-up, e não deixe mais passar nenhuma oportunidade de venda.
Além do mais, clientes fidelizados são mais propensos a divulgar positivamente a sua marca, aumentando a sua imagem no mercado e atraindo novos clientes.
- Mantenha uma reputação
Se você deseja atrair mais clientes e se manter competitivo no mercado, é preciso manter uma boa reputação. Como comentamos anteriormente, clientes fiéis são um dos melhores divulgadores que a sua marca pode contar. No entanto, um cliente que não teve uma boa experiência com sua empresa pode causar o efeito oposto.
Não é difícil ver os impactos que esses comentários negativos alcançam. Portanto, para você poder vender mais mantenha uma constância na qualidade de seus produtos ou serviços, e aposte na entrega da melhor experiência para seu cliente.
- Saiba usar as mídias digitais corretamente
Vimos como o marketing digital impacta nas suas vendas. Mas para isso poder ocorrer, é essencial que a sua empresa mantenha as mídias digitais atualizadas e forneça o melhor conteúdo para seus usuários.
Os consumidores estão cada dia mais exigentes. Assim, blogs ou sites que forneçam as exatas características de seu produto/serviço podem ser o fator determinantes na escolha de um consumidor por sua marca.
Ou seja, não adianta esperar que seus clientes tenham engajamento nos seus sites e redes sociais se o seu conteúdo não oferece todas as informações necessárias para seu público.
Conclusão
Para se manterem competitivos no mercado atual, as empresas devem sempre procurar por novas técnicas e estratégias que possam auxiliar em suas vendas. Neste artigo listamos 6 dicas de vendas infalíveis para a sua empresa poder aumentar suas receitas.
De maneira geral, as empresas devem manter a experiência do cliente como o centro de todas as suas ações. Um cliente satisfeito e fiel é a chave do seu crescimento, pois ele é um defensor e divulgador de sua marca. Abuse das mídias digitais e de todas as ferramentas que ela dispõe para um marketing digital eficaz.
Portanto, está na hora de você aplicar as dicas de vendas que trouxemos e aumentar a receita da sua empresa.