Todos os dias somos cobrados, buscando desempenhos mais eficazes e resultados cada vez maiores. A rapidez com que buscamos melhorar os resultados de nossas empresas e o medo de não cumprir metas e objetivos faz com que percorramos o caminho mais seguro e confiável, aquele comum que todos usam. Impedindo assim, de buscarmos por inovações e criatividade.
O Design Thinking veio mostrar um caminho diferente, uma abordagem que promete inovação. Ele foca no ser humano e vê na multidisciplinaridade, colaboração e tangibilização de pensamentos e processos, caminhos que levam a soluções inovadoras para o seu negócio.
Esse novo jeito de pensar tem como principal tarefa identificar problemas e gerar resultados e soluções inovadoras. As pessoas que utilizam esse tipo de raciocínio pouco comum no meio empresarial, buscam formular questionamentos através da apreensão ou compreensão dos fenômenos. São formuladas perguntas que serão respondidas a partir das informações coletadas durante a observação do universo que permeia o problema. A solução não é derivada do problema, ela se encaixa nele.
1. Imersão
Nesta fase a equipe de projeto aproxima-se do contexto do problema que seu negócio está passando, tanto do ponto de vista da empresa (o cliente) quanto do usuário final (o cliente do cliente). Após as etapas de levantamento de dados da fase de Imersão, os próximos passos são a analise e síntese das informações coletadas. Para tal, os insights são organizados para obterem-se padrões e criar desafios que auxiliem na compreensão do problema.
2. Ideação
Essa fase tem como intuito gerar ideias inovadoras para o assunto do projeto e, para isso, utilizam-se as ferramentas de síntese criadas na fase de análise para estimular a criatividade e gerar soluções que estejam de acordo com o contexto do tema trabalhado.
3. Prototipação
Tem como função auxiliar a validação das ideias geradas. E pode ocorrer ao longo do projeto em paralelo com a Imersão e a Ideação.
Se você acha que tem soluções inovadoras e precisa transformá-las em negócio procure o novo jeito de pensar, o Design Thinking. Lembrando que o sucesso do Design Thinking não depende apenas do pensamento criativo. Essa prática envolve a implementação e a garantia de que as ideias mantenham sua essência durante todo o processo de desenvolvimento, até ser colocada em prática no mercado.