CONTEÚDO DE BLOG

Copa do Mundo no Brasil: A Organização do Evento Através do Modelo de Excelência em Gestão

Realizar uma Copa do Mundo não é tarefa simples, mas será que, em seis anos, não seria possível evitar tantas falhas nos processos da organização do evento?

Realizar uma Copa do Mundo não é tarefa simples, mas será que, em seis anos, não seria possível evitar tantas falhas nos processos da organização do evento? Não seria tempo suficiente para se planejar e gerir de forma eficiente todos os recursos para ter uma Copa do Mundo memorável para nosso país? São através dessas reflexões que o Modelo de Excelência em Gestão (MEG) procura construir uma estrutura única e integrada para gerir o desempenho de qualquer organização – Inclusive da copa do Mundo FIFA, o evento esportivo de maior audiência do mundo.

O Modelo de Excelência em Gestão é baseado em treze fundamentos e oito princípios, que colocados em prática, constroem uma estrutura única e integrada para gerir o desempenho de qualquer organização. Responder às questões desse Modelo auxilia qualquer empresa a identificar pontos fortes e oportunidades de melhoria; alinhar todos os seus processos e recursos, aprimorar a produtividade e a efetividade de suas ações; tudo isso para o atingimento de suas metas e alcance de seus objetivos estratégicos.

Desde que nós, brasileiros, soubemos que organizaríamos a Copa, fomos surpreendidos com falhas de gestão contempladas por esse sistema. E se tivéssemos realmente entendido essas questões e seus complementos, bem como as orientações e evidências que devem sustentar uma gestão eficiente e eficaz?

Os critérios que contemplam o Modelo de Excelência em Gestão são: Liderança; Estratégias e planos; Clientes; Sociedade; Informações e conhecimento; Pessoas e Processos. Esses, nos levam aos Resultados.

Acerca desses critérios, uma série de perguntas pode ser feita para refletirmos sobre a excelência de nossa Copa (em termos de gestão) e levado para nossas empresas. Seguem alguns exemplos:

Liderança

Existe, durante a organização da Copa, a análise do desempenho operacional e estratégico com a finalidade de estimular o comprometimento dos envolvidos?

Estratégias e planos

A organização da Copa do Mundo contou com controle rígido de resultados atrelado a indicadores estratégicos e metas?

Clientes

Foram identificados, durante a organização do evento, as necessidades e expectativas de cada cliente-alvo nas cidades-sede?

Sociedade

A organização se preocupou em tratar impactos sociais e ambientais negativos?

Informação e Conhecimento

A equipe organizadora conta com sistemas de informação que favorecem a tomada de decisão?

Pessoas

Como a organização do trabalho foi definida e implementada?

Processos

O evento contou com um processo de planejamento financeiro eficaz?

A partir de uma análise profunda acerca dos critérios do Modelo de Excelência em Gestão, a Organização da Copa do Mundo no Brasil poderia ter tido mais foco na entrega de resultados.Como benefício dessa reflexão, nossas empresas ou eventos avançam em direção a excelência e geram valor aos clientes e acionistas, à sociedade e ao mercado, garantindo uma gestão eficaz.

Aproveite a visita para
assinar a nossa newsletter.