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“A Primeira Impressão é a Que Fica” – Saiba Como Vender Através da Imagem

Quer abrir um negócio, apresentar um projeto de qualidade ou uma ideia marcante e ainda não tem uma identidade visual? Você pode estar perdendo uma oportunidade!

Quer abrir um negócio, apresentar um projeto de qualidade ou uma ideia marcante e ainda não tem uma identidade visual? Você pode estar perdendo uma oportunidade! Uma boa identidade visual demonstra profissionalismo e passa credibilidade ao seu público-alvo.

Uma identidade visual é um conjunto de elementos gráficos que, se utilizado regularmente e de forma planejada, faz com que o consumidor ou usuário reconheça um nome, ideia, produto, empresa, instituição, bem ou serviço. O sucesso de uma organização está diretamente ligado à forma como suas ideias e conceitos são transmitidos aos clientes. 

Ter uma identidade visual bem feita pode fazer com que ela se destaque dentre as demais, passe credibilidade e atraia os consumidores. Além disso, quando bem feita e com traços marcantes, evita que o consumidor confunda a sua marca com outras do mesmo setor. 

Para isso, são necessários os seguintes componentes fundamentais:

  • Marca visual, formada por um logotipo e um símbolo que remeta à marca
  • Cores que identificarão a marca e serão utilizadas em fundos, símbolos, títulos e textos
  • Tipografia (fontes), contendo, por exemplo, uma principal e uma secundária/auxiliar

Tratando mais especificamente do segundo item, que, muitas vezes erroneamente, micro e pequenas empresas, principalmente, não levam em conta e nem é dado a devida importância para elas, as cores. 

As cores, mesmo que muitos não saibam, funcionam como uma importante ferramenta de comunicação visual inconsciente. Enquanto algumas cores têm efeito deprimente, outras despertam alegria, tristeza e, até mesmo, excitação às atividades motoras. 

Em um estudo de Ridgway, revelou-se que existe uma forte ligação das cores com a emoção e que elas podem influenciar psicologicamente nas reações do público ao qual deseja-se alcançar. Para isso, é preciso entender o perfil do seu público-alvo, pois assim será mais simples destacar as cores. 

Elas podem, ainda, melhorar a leitura, o aprendizado e a compreensão, as cores servem como uma “organização” para o cérebro no momento de observar algo. Quem determina tudo isso é a combinação de cores que serão escolhidas, pois cada uma desempenha um papel diferente durante a percepção. 

Como exemplo, destaca-se a diferença de um cartaz, ao enfatizar palavras e frases importantes, para que fiquem em evidência. Deste modo, é recomendável manter o padrão da identidade visual e, ainda assim, destacar o que é importante de forma extremamente natural e harmônica.

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Trace uma estratégia e combine as cores certas de acordo com seus objetivos para atrair, ainda mais, seu público alvo, pois cada tonalidade desperta, em nós, alguma reação, quer física, emocional ou psicológica, basta saber a melhor forma e o momento certo de usá-las. 

Seguem os significados de acordo com a pesquisa da psicologia das cores e seus significados: 

  • Branco: Inocência, paz, pureza, refinamento, esterilidade, confiabilidade e rendimento. Geralmente, é também ligada à limpeza e à simplicidade, o que nos remete a ambientes e produtos leves e em harmonia (principalmente quando é usada em contraste com cores quentes).
  • Preto: Autoridade, rigidez, clássico, conservador, formalidade, mistério e tradição. Embora esteja frequentemente associado a situações tristes, o preto também pode ser reconhecido pela dignidade, o poder e a confiabilidade. É, tecnicamente, a absorção de todas as cores. Pode ser encontrado em muitos logos com simplicidade e sofisticação
  • Cinza: Autoridade, mentalidade corporativa, humildade, praticidade e respeito. Cinza é uma mistura entre branco e preto e, normalmente, vem acompanhado de outra cor, por ser um tom neutro.
  • Azul: Autoridade, calma, confidência, dignidade, estabilidade, lealdade, poder, sucesso, segurança e confiabilidade. De acordo com estudos, a cor Azul sugere a eficiência ao cérebro dos consumidores.
  • Amarelo: Cuidado, gratidão, curiosidade, felicidade, aflição, alegria, positividade e aquecimento. É capaz de transformar completamente um ambiente, além de ativar a mente, favorecer a criatividade e proporcionar concentração. É acolhedor, estimulante e bastante utilizado para chamar a atenção de destaques.
  • Vermelho: Ação, aventura, agressividade, sangue, perigo, energia, excitação, amor, paixão, força e vigor.É a cor que mais atrai a atenção do consumidor, despertando nele a impulsividade e o desejo imediato. O vermelho estimula a energia e pode afetar a pressão sanguínea, a respiração, as batidas do coração e o pulso.
  • Laranja: Criatividade, alegria, entusiasmo, diversão, alta espiritualização e juventude. Menos excitante que o vermelho, mas agradavelmente estimulante. Equilibrada e, ao mesmo tempo, vibrante, a cor Laranja reflete calor, além de representar uma marca amigável e estimular o apetite.
  • Verde: Ambiente ecológico, frescor, calma, harmonia, saúde, dinheiro, natureza, abundância e tranquilidade. O verde representa a vida na maioria de suas aplicações. É uma cor agradável e neutra.
  • Roxo: Cerimônia, alto valor, fantasia, justiça, mistério, notoriedade, realeza, sofisticação e espiritualidade. A cor Roxa estimula a área do cérebro que cuida da resolução de problemas e da criatividade.
  • Rosa: Elegância, apreciação, delicadeza, feminilidade, gentileza, inocência, romantismo, leveza. O Rosa é uma cor extremamente feminina, causa sensação de delicadeza e inocência.
  • Marrom: Calma, profundidade, terra, natureza, riqueza. A cor marrom remete a utilidade e simplicidade.

Para isso, deve ser pensado de forma crítica e estratégica sobre que tipo de emoções você quer que o seu público sinta em relação às suas marcas, projetos e/ou ideias. 

A identidade visual da Esag Jr., por exemplo, encontra-se com as variações da fonte Oswald e com seis cores: três tons de azul, dois tons de cinza e laranja.

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A Esag Jr. mescla cores frias, neutras e quentes. Cores para textos e para destaques, desta forma, com apenas essas seis cores e as variações da fonte oswald, há uma infinidade de possibilidades para utilizar em tudo o que diz respeito à empresa. Essas são as cores e fontes que estão em nosso site, materiais gráficos, apresentações, banners, flyers, assinaturas de e-mail, cartões de visitas, etc.

Se o visual da organização não estiver bem formulado e disseminado entre todos da empresa, não transmitirá a credibilidade necessária para conquistar o público alvo, tanto interno como externo. Um material de qualidade passa profissionalismo às pessoas, o que gera interesse e confiabilidade.

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Boa leitura, espero que goste.

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