CONTEÚDO DE BLOG

Meta e Objetivo: conheça as suas principais diferenças

Sabemos que o ser humano busca propósitos para viver, bem como estabelece metas e objetivos para conquistar o que deseja, mas algumas pessoas não sabem muito bem as principais diferenças entre meta e objetivo, o que pode acabar confundindo na hora de fazer um planejamento pessoal ou empresarial.

Por isso, entender a diferença entre esses dois termos vai ser importante para desenvolver o seu planejamento pessoal ou do seu negócio de uma forma mais alinhada e produtiva

Se interessou pelo assunto e quer saber as principais diferenças entre esses dois termos? Então continue a leitura deste texto e saiba como aplicar da forma correta esses conceitos na sua vida, seja pessoal ou profissional, e aprenda a avaliar seu progresso! 

O que é objetivo? 

Bom, para saber a diferença entre meta e objetivo é necessário conhecer a definição de cada um.

O objetivo é a finalidade de um projeto, representado pela descrição concreta de onde se quer chegar ou o que quer alcançar, sendo uma ideia estratégica mais abrangente e de longa duração

A partir do objetivo é possível orientar o rumo do projeto a fim de atingi-lo, por exemplo, um objetivo de cunho pessoal pode ser considerado como o desejo de fazer uma faculdade, ou comprar um imóvel, ou começar um hobby novo, ou ainda fazer uma grande viagem, etc., tudo isso são ideias que levam tempo para se concretizar, e que motivam a tomar atitudes para concretizá-las

O mesmo se aplica ao meio empresarial, o objetivo nesse remo pode ser considerado como implantar um sistema novo, ter uma gestão que se destaque a cada ano, melhorar em algumas áreas, entre outros. 

Então quando pensamos em mudar algo e progredir em determinado aspecto, essa ideia vai significar o objetivo, e por meio dele é possível trabalhar em prol de concretizar o plano. Veremos mais à frente essa questão. 

O que é meta?

Já a meta significa um marco que ajuda no progresso para conquistar algo maior, ou seja, são marcos determinados que são mais simples e fáceis de serem feitos a fim de alcançar um objetivo

Esses marcos são distribuídos em tarefas de curta duração e que orientam toda estratégia do seu progresso e desenvolvimento, como também servem para avaliar o desempenho e saber o quanto falta para alcançar o objetivo, e com isso, ajustar e tornar essa realização mais próxima da realidade.  

Banner da Rock Convert Esag Jr2

Retomando ao objetivo pessoal de fazer faculdade que comentamos acima, por exemplo, as metas para esse objetivo podem incluir guardar dinheiro para pagar a mensalidade numa faculdade particular, ou estudar os assuntos que são requisitados na prova de vestibular, Enem e por aí vai. 

Portanto, a diferença entre objetivo e meta é de que o objetivo diz respeito ao que você pretende alcançar, enquanto a meta significa as atividades específicas que vão te levar a atingir o objetivo. 

Qual a importância de estabelecer objetivos e metas?

Nós seres humanos conseguimos desempenhar melhor as atividades, ou descobrir coisas e fazer inovações quando criamos objetivos e metas para seguir, uma vez que isso nos motiva e, consequentemente, nos torna mais produtivos e realizados

Quando alcançamos as metas e concluímos os objetivos podemos desfrutar da sensação de felicidade e reconhecimento por todo esforço, principalmente, quando se trata de coisas que beneficiam outras pessoas, logo, se torna possível contribuir para a melhoria contínua não apenas pessoal, mas social.  

Como começar a trabalhar com metas e objetivos?

Para começar a trabalhar os objetivos e metas na sua vida pessoal e, claro, no seu negócio, é importante pensar, analisar e decidir o objetivo para traçar as metas e manter o foco nisso.

Separamos alguns pontos que você deve levar em consideração para concretizar suas ideias, confira a seguir:

  • Planejamento: coloque as ideias no papel e organize-as, isso vai ajudar a analisar quais ideias são viáveis e do que elas precisam para se tornarem realidade, logo, utilize planilhas para ter controle, bem como planeje prazos e prioridades para montar sua estratégia. 
  • Dedicação: esse ponto é essencial, pois o foco e dedicação serão necessários para cumprir cada meta. Além de ter dedicação, procure trabalhar a persistência e resiliência a fim não desistir no meio do caminho quando encontrar empecilhos. Seguindo um bom planejamento será possível ajustar pequenos contratempos. 
  • Cooperação: tentar trabalhar os objetivos e metas sozinho pode ser desgastante e até um desperdício de tempo e dinheiro, já que se pode contar com o comprometimento de outros colaboradores e tornar o projeto mais viável de acontecer. 

Esses três pontos são a base para trabalhar um projeto e tirar as ideias do papel, felizmente também podemos contar com alguns recursos que existem e facilitam ainda mais no alcance dos nossos objetivos. Veja a seguir. 

Metas SMART

O Sistema de metas SMART é um método eficaz de planejar e gerenciar seu projeto de uma forma simples e intuitiva. Cada letra do SMART possui um significado, confira abaixo. 

  • S (specific): significa que especificar uma meta vai evitar qualquer possibilidade de ambiguidade, para isso responda algumas perguntas como “O quê? Por quê? Quem? Onde?”
  • M (measurable): essa parte quer dizer que a meta precisa ser mensurável, caso contrário, talvez você nunca atinja o objetivo, por isso tente responder perguntas como “quanto é o valor? Qual fonte estou baseando minhas informações para poder comparar?” 
  • A (attainable): aqui, a meta precisa ser alcançável, não pode ser fácil demais para evitar subestimação, nem difícil demais para não desmotivar. Busque responder “Qual parâmetro devo usar para ter boas metas e conseguir mensurá-las?”
  • R (relevant): esta parte já diz respeito a meta ser relevante para conquistar o objetivo, então considere o impacto nas métricas para ela seguir alinhada com o propósito do projeto. 
  • T (time-bound): a última letra, tem como significado deixar as metas no modo temporal, ou seja, que tenham prazos para serem desenvolvidas. 

Essas são as técnicas do sistema SMART. Agora que você sabe mais sobre a diferença entre metas e objetivos pode utilizar esse método que vai auxiliar e preparar você e sua empresa para traçar metas, avaliar o desempenho e alcançar o tão sonhado objetivo! 

Espero que tenha gostado da leitura. Até mais! =D 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Aproveite a visita para
assinar a nossa newsletter.