Para que um negócio tenha impacto na sociedade e sucesso é fundamental entender como criar uma marca forte.
Não somente a marca deverá ser forte, mas também sua proposta de negócio deverá gerar valor para seus clientes.
A marca é um dos ativos mais importantes de uma empresa.
É ela quem gera identidade, personalidade, valor e ajuda a gerar uma conexão com seu público-alvo.
Embora talvez pareça uma realidade tão distante do seu negócio até por estar na fase de iniciação, toda grande empresa já passou por essa etapa.
Lembre-se que todo mundo um dia começa do zero, e é apenas um desconhecido no meio do mercado, mas as mais valiosas empresas do mundo já estiveram nessa etapa e vale a pena investir para se diferenciar e se destacar no mercado.
Nesse momento surgem várias dúvidas referente a identidade visual da sua empresa, é super normal.
Mas, é o momento de estudar o seu negócio e criar um profundo conhecimento dele e a partir daí as dúvidas irão ficando cada vez mais claras.
Embora não seja um processo fácil, nesse post iremos dar alguns passos que simplificará esse processo.
Então, vem com a gente que vamos te ensinar agora como criar uma marca forte para seu novo negócio.
Vamos lá?
Antes de tudo, o que é uma marca?
Primeiro é importante entender o que é uma marca.
A marca é a representação da sua empresa em uma imagem.
É o elemento visual que deverá estampar a personalidade, a essência e a filosofia do seu negócio.
Por isso, é fundamental que conheça demasiadamente sobre seu negócio, assim como também seu propósito, facilitando que esse meio visual transpareça de forma rápida e eficaz seus ideais.
O que você precisa saber para criar a sua marca
Antes de entender como criar uma marca, é importante levar em consideração alguns pontos que irão facilitar nesse processo.
Para um primeiro passo, um bloco de notas juntamente com algumas reflexões serão bastantes úteis.
Complete essa lista:
- Qual seu público-alvo? Com quem exatamente deseja falar?
- Quem é sua concorrência? Analise os concorrente diretos e indiretos e como estão se apresentando.
- Qual o foco quero dar a meu negócio?
- Qual a personalidade da sua empresa?
- Tem slogan? Qual tipo de mensagem você deseja passar com ele?
- E a logo? Qual mensagem deseja transmitir?
- Qual a aparência e cores você espera que apareça na sua identidade visual?
As duas últimas perguntas podem causar um pouco de dúvida.
Mesmo que não encontre a resposta de imediato, não se preocupe que o profissional que irá te auxiliar no processo, te ajudará nessas respostas.
Porém, é necessário ter pelo menos uma noção em mente do que deseja.
Depois de responder todos esses questionamentos, será mais fácil de continuar o planejamento para o sucesso da sua marca.
Como criar uma marca forte em 5 passos
A marca é uma forma de impressionar seu público-alvo, podendo influenciar na percepção dos clientes e gerar interações com sua empresa.
Vale considerar que uma má escolha da marca, poderá gerar interações negativas.
Por isso, é muito importante que tenha as respostas dos questionamentos citados acima.
A escolha é também uma estratégia para um mercado bastante competitivo.
O desafio é a escolha de um designer poderoso com cores e formas que são capazes de transparecer a mentalidade de atuação no mercado para atrair, engajar e inspirar quem consome ou utiliza os serviços da sua empresa.
Essa é a grande sacada de branding das empresas do futuro.
Não é tarefa fácil a criação do logotipo, mas deixaremos neste post, alguns passos que facilitarão seu trajeto de construção da sua marca.
1. Pesquise
A pesquisa é uma grande aliada no processo de construção da sua marca.
Por isso, busque referências não somente visuais, mas também do seu cenário mercadológico e da sua concorrência.
Essa etapa é indispensável, não a ignore. É ela que lhe dará embasamento e clareza para a execução.
2. Envie sua mensagem
O gestor deverá compreender a maneira de se comunicar com seus clientes e retratar isso na sua imagem visual.
Nela deverá transparecer principalmente seus valores e também a abordagem exclusiva do negócio.
Vale ressaltar que os valores são construídos não somente pelo o que a empresa acredita, como também pelas pessoas que trabalham nela, pelos seus princípios, pela sua postura social, entre outros fatores.
Posicione sua empresa usando um logotipo que expresse facilmente tudo isso.
3. Crie um conceito para o projeto
Quando pensar na sua marca precisará trazer junto dela um conceito, ou seja, a definição do posicionamento do seu negócio no mercado.
O conceito complementa a mensagem que sua empresa quer passar ao mundo.
Não existe uma fórmula pronta e correta. Poderá se posicionar baseando-se na sua concorrência utilizando apenas alguns diferenciais.
Assim como poderá se posicionar em alguma outra referência coerente com o conceito que deseja aplicar ou ir totalmente contrário ao que já existe no mercado.
Arriscando-se e assumindo todos os riscos.
É importante tomar ciência de que o conceito é como um discurso que a empresa prega e deverá seguir.
4. Desenvolva o designer da marca
Essa é uma etapa que precisará da ajuda de um bom profissional.
Com os valores, conceito e conhecendo melhor o propósito e a mensagem que empresa deseja transmitir, ficará mais fácil de criar a representação visual ou logotipo da sua empresa.
Para contratação de um profissional especializado na área, é interessante considerar a afinidade dele com o mercado que sua empresa está inserida, pois isso facilitará o entendimento das necessidades para criação.
Além disso, é o momento de retomar os dados levantados em todas as etapas anteriores e se necessário buscar mais referências de outras marcas que possam evidenciar ainda mais a linguagem e mensagem que deseja transmitir.
Alguns aspectos que deverá considerar na identidade visual:
- Seu logotipo deverá ser reconhecido facilmente;
- De preferência, escolha um único desenho;
- Faça um logo funcional que permita ser reproduzido em vários tamanhos;
- Seja original;
- Seja simples e prefira um logo “limpo”;
- Escolha bem as cores.
5. Invista no engajamento da marca
Como você pode ser visto pelo seu cliente? Redes sociais, e-mail, Whatsapp, panfletos, outdoor?
Existem inúmeras formas de apresentar sua identidade virtual aos seus clientes.
A escolha correta é aquela que faz melhor relação com seu cliente.
Conhece o ditado popular: “Quem não é visto, não é lembrado?”
Ele se encaixa perfeitamente aqui.
Uma sugestão é planejar ações periódicas que irão facilitar a visualização da marca e manter viva na mente do público.
Outra opção válida, é manter uma relação estreita entre vocês. Seja num suporte, nos canais de atendimento, nas redes sociais. Crie proximidade com eles.
Conclusão
Viu que embora seja um processo delicado e considerado difícil, as dicas que demos aqui nesse post facilitou bastante seu trabalho?
Criar e consolidar um marca é um processo que leva tempo, então é importante iniciá-lo o quantos antes. O segredo é mostrar na sua identidade a forma como o seu negócio funciona, os valores que ele efetivamente oferece ao público e onde sua empresa quer chegar.