Se passamos pelo menos ⅓ do nosso dia trabalhando, nada mais justo que o ambiente seja agradável, confortável e minimamente prazeroso, certo? É aí que está a importância da cultura organizacional e do ambiente que ela proporciona, refletindo a visão da empresa sobre a importância do bem-estar de seus colaboradores, seu dia a dia, o ambiente de trabalho oferecido e como isso impacta diretamente no desempenho profissional.
Diferentemente das gerações anteriores, os jovens de hoje, além de prezar pela estabilidade financeira e buscar uma carreira de sucesso, consideram primariamente a sua satisfação individual em um determinado trabalho, verificando se ele cumpre o propósito que decidiu individualmente para si e se é uma função que faz sentido, que desperta seu interesse, sua motivação. Assim, a cultura organizacional e o clima por ela gerado desempenham um papel muito grande na nova geração de trabalhadores.
O clima organizacional não é algo visível, palpável, mas sim a sensação que cada funcionário percebe no ambiente em que está inserido. Vejamos, a seguir, o que é exatamente o clima organizacional e como transformar sua empresa através dele, fazendo com que os seus funcionários queiram estar presentes na sua organização e entreguem o seu melhor para atingir os objetivos coletivos.
O que é clima organizacional?
É um conjunto de sensações, sentimentos e ideias que cada membro de uma empresa consegue vivenciar, o que transforma sua percepção do que é positivo ou negativo na organização. Ou seja, é como o funcionário percebe a empresa onde trabalha.
Essas percepções interferem no seu comportamento, comprometimento, motivação e satisfação na realização de suas atividades diárias. É como se fosse um termômetro, permitindo avaliar a temperatura, o clima da empresa – e que pode ter resultados impactantes caso atinja qualquer extremo.
Já percebeu que várias empresas se orgulham de possuir o selo Great Place to Work? Essa consultoria global apoia empresas para que obtenham melhores resultados através da implementação de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação, colocando as pessoas no centro da sua estratégia de negócios. O selo GPTW certifica e reconhece as empresas que mais se esforçam para implementar um bom ambiente de trabalho, ou seja, uma boa cultura organizacional, o que leva a um bom clima organizacional.
Como definir o clima organizacional de uma empresa?
Este conceito está bastante relacionado aos valores, ambientes, perspectivas, visões e objetivos da empresa. Nem sempre o sentimento que uma organização busca inspirar é o mesmo sentido por parte dos funcionários; por isso, para compreender as percepções e pensamentos que os colaboradores têm em relação à empresa, uma pesquisa de clima organizacional é uma boa ideia a ser colocada em prática.
Através dela, é possível mensurar e gerenciar o ambiente físico, virtual e o nível de satisfação dos trabalhadores em fazer parte da empresa, identificando pontos de melhoria, assim como formas de satisfazer suas necessidades e anseios. Além disso, a pesquisa também serve para reforçar os pontos fortes já presentes na cultura da empresa, perpetuando-os, isso sem mencionar sua relevância para a gestão estratégica do negócio, proporcionando, através de estratégias a ações, o crescimento e desenvolvimento das pessoas e do negócio, buscando a máxima produtividade e qualidade.
Algumas perguntas que uma pesquisa de clima organizacional ajuda a responder são:
- A empresa é considerada um bom lugar para trabalhar?
- O que faz com que os funcionários se sintam motivados – ou desmotivados?
- Há um sentimento de pertencimento? Existem objetivos comuns?
- Os colaboradores e suas opiniões são consideradas, especialmente no que diz respeito às práticas do setor de Recursos Humanos? O setor está atuando de forma ativa e satisfatória?
- Os funcionários estão satisfeitos com a forma de gestão e liderança e na forma como as tarefas são delegadas?
- A missão, visão e valores da empresa são compartilhados por todas as partes envolvidas?
- Os gestores estão aptos para ocupar estas posições?
- Há um bom equilíbrio entre vida profissional e pessoal?
- Como se dão os relacionamentos na empresa? O clima é amistoso?
- A comunicação interna é clara?
- Todos possuem acesso às informações essenciais?
Quais os benefícios de implementar um clima organizacional forte?
Ao possuir uma visão panorâmica do ambiente interno, das relações interpessoais e do nível de satisfação, tanto individual quanto coletiva, é possível perceber o quanto a empresa se importa com a opinião dos funcionários e busca implementar melhorias para otimizar o ambiente de trabalho, valorizando a equipe e compreendendo que cada indivíduo faz a diferença no grupo na totalidade.
A partir disso, é mais fácil:
- alinhar as ações com a missão e os valores do negócio, harmonizando os objetivos e agindo em consonância;
- oferecer condições de trabalho adequadas;
- integrar diferentes áreas e processos, trazendo soluções inovadoras e multidisciplinares;
- ouvir e entender a opinião dos funcionários, colocando-os em papel de destaque nas mudanças que gostariam de ver na empresa;
- otimizar a comunicação entre todas as partes, ampliando o nível de socialização e networking;
- identificar as habilidades particulares de cada colaborador, explorando-as e colocando-as em uso de forma adequada;
- verificar a necessidade de treinamentos para aprimorar habilidades, proporcionando seu desenvolvimento e atualização;
- gerir equipes de forma otimizada e colaborativa, destacando pontos fortes, tanto de forma individual como nas qualidades do grupo na totalidade;
- ter acesso a dados bem fundamentados para uma boa tomada de decisões;
- reduzir a taxa de absenteísmo e rotatividade da empresa, contando com funcionários mais pontuais, motivados e comprometidos;
- atrair os melhores talentos, garantindo uma força de trabalho qualificada e competente;
- manter o ambiente de trabalho confortável e acolhedor, para que todos se sintam à vontade para contribuir para o crescimento da empresa;
- valorizar aspectos individuais de cada colaborador, que devem ser vistos como pessoas, e não como números;
- aumentar a confiança e o orgulho em relação à empresa, gerando a sensação de “vestir a camisa”;
- fortalecer sua marca e seus valores perante o público externo, indicando uma unidade forte e bem estruturada;
- correção de pontos e aspectos negativos, de forma a otimizar o trabalho;
- manter talentos e multiplicar sua produtividade ao oferecer oportunidades desafiadoras;
- melhorar os resultados financeiros através do alcance dos objetivos estipulados, etc.
Percebemos que boas estratégias das equipes de Recursos Humanos são fundamentais para manter os colaboradores engajados, dispostos e produtivos, além de fazer com que se sintam valorizados e acolhidos no espaço onde trabalham. Sua experiência e percepção do ambiente são fundamentais para um ambiente de trabalho harmonioso e que gera bons resultados: assim, a performance da empresa está diretamente atrelada à satisfação dos funcionários.
Essa satisfação pode ser estimulada e ampliada através de práticas paralelas às funções cumpridas no ambiente de trabalho: ao incentivar o bem-estar físico e mental, por exemplo, é perceptível o aumento na produtividade e na sensação de pertencimento ao espaço de trabalho.
Atividades como a realização de exercícios físicos, a disponibilização de lanches no espaço de trabalho, a flexibilização da jornada de trabalho, a promoção de eventos inovadores e que gerem o engajamento das equipes como palestras, workshops, filmes, confraternizações são algumas das ações tomadas por diversas empresas como forma de descontrair o ambiente de trabalho e apoiar atividades que possuem um impacto direto e positivo no relacionamento do funcionário com a organização.
Esperamos ter demonstrado a importância que o clima organizacional possui no nível de satisfação de todos os funcionários de uma empresa e como pequenas atitudes podem causar uma repercussão extremamente positiva no ambiente de trabalho. Que tal começar a implementar algumas dessas dicas e perceber a mudança na motivação da sua equipe?