CONTEÚDO DE BLOG

Acompanhamento de metas: benefícios que sua equipe não entendeu

Vamos supor uma situação bem corriqueira nas empresas. Após longas horas de reunião e planejamento as metas para a empresa foram finalmente criadas, os indicadores foram escolhidos, e agora está na hora de apresentar à sua equipe os novos objetivos e metas para o próximo semestre. 

As novas metas são implantadas e o planejamento segue como esperado. Até que, com o passar das semanas, o acompanhamento das metas fica cada vez mais de lado no dia a dia de sua equipe. E como consequência, projetos atrasados, orçamento estourado e desvios de qualidade nos produtos.

Para que uma empresa possa atingir seus objetivos, todos precisam cumprir o seu papel. Ou seja, embora criar metas seja fundamental, sem o correto acompanhamento, a sua repercussão pode ser o oposto do que se planejava. 

Se você já se deparou com este cenário em sua empresa, leia esse artigo até o final para conhecer como fazer a sua equipe se manter engajada com o acompanhamento de metas! 

Aqui você verá mais sobre: 

  • Porque definir e acompanhar metas? 
  • O que sua equipe não entendeu sobre acompanhamento de metas!
  • Qual o papel dos líderes e gestores no acompanhamento de metas? 
  • Como incentivar a cultura de acompanhar metas nas equipes? 

Porque definir e acompanhar metas? 

De forma geral, definir metas permite que sua empresa possa planejar o futuro, realizando ações hoje para chegar nos resultados esperados de amanhã. 

Mas para que isto se torne realidade, as metas precisam ser seguidas e acompanhadas. Desta forma, você pode garantir que o progresso de seu projeto está de acordo com o esperado, permite avaliar estratégias em desenvolvimento em toda organização e otimizar atividades redundantes.

O que sua equipe não entendeu sobre acompanhamento de metas!

As metas vão além de permitir que uma empresa possa atingir seus objetivos estratégicos. Para que seu time possa entender melhor sobre a importância de acompanhar metas é preciso aproximar essas metas da realidade dos seus colaboradores. 

Logo, o primeiro passo é criar relações de confiança com sua equipe. Ações voltadas apenas em metas, não levando em consideração seus impactos no dia-a-dia dos colaboradores, podem ser interpretados como abstratos, ou ignorados.  

Assim, conscientize seu time sobre os benefícios práticos como: 

  • Identificação de gargalos no processo e diminuição de erros
  • Insights de novas estratégias para projetos futuros
  • Foco em atividades prioritárias
  • Utilização de recursos financeiros de forma eficiente 
  • Determinar prazos para concluir projetos
  • Incentivo ao sentimento de união nas equipes

Qual o papel dos líderes e gestores no acompanhamento de metas? 

Para que sua equipe possa compreender todas essas vantagens são preciso que os líderes e gestores também cumpram o seu papel, citamos alguns exemplos abaixo: 

  • Suas metas foram bem definidas? 

Um dos motivos do porque você não está alcançando os resultados que esperava pode ter como origem a forma de como as metas foram definidas. 

Metas precisam ser objetivas, específicas com duração determinada. Uma boa ferramenta para criação de metas eficientes é a SMART. Essa metodologia estabelece as características necessárias para o sucesso de suas metas. 

  • Suas metas são pensadas em seus colaboradores? 

Criar metas individuais é outra forma dos líderes/gestores incentivar o acompanhamento de metas. Para isso, estas metas devem alinhar cada membro com os objetivos do plano estratégico da empresa, ao passo que também são  individuais. Então, lembre-se de levar em conta a função e perfil de cada integrante da sua equipe

Definir metas individuais também significa designar responsabilidade para cada colaborador, com isso, gerando maior engajamento nas atividades. 

  • Atitude de liderança

Liderar uma equipe não é apenas dar ordens, mas garantir que ela possa crescer e atingir os resultados da melhor forma possível, e isso inclui manter sua equipe motivada  mesmo que as metas possam parecer difíceis. 

Demonstrar-se presente em situações adversas, estimular atitude e dar suporte nos desafios propostos por novas metas, assim como, lapidar o potencial de cada membro são alguns dos exemplos de como este papel de liderança é eficaz em estimular o comportamento de acompanhamento de metas.  

Como incentivar a cultura de acompanhar metas nas equipes? 

A seguir listamos formas de como você pode estimular o acompanhamento de metas em sua organização:

  1. Faça uma explicação completa sobre as metas

Explicar como as metas foram criadas, utilizando dados reais e os impactos que poderão ter na empresa e nos colaboradores permite uma aceitação maior destas metas por parte de seu time. 

Quando as equipes conhecem o motivo e os caminhos que levaram a definição daquelas metas e a importância dos papéis que devem cumprir, estas enxergam as metas com os mesmos olhos dos gestores, aumentando engajamento e o sentimento de poder e realização.

  1. Monitore de forma eficiente

Como citamos acima, um dos motivos de se acompanhar metas é identificar tarefas que necessitam de melhorias ou gargalos em processos que estão impactando negativamente no resultado.

Para isso, é preciso escolher quais indicadores chaves de performance (KPI) são mais úteis para cada meta escolhida. Há diversos tipos de indicadores que podem ser aplicados de acordo com o objetivo de cada processo.

  1. Defina marcos 

Sempre que possível, você deve segmentar uma meta grande em metas menores. Isso faz com que cada etapa não pareça fatigante, ou que não haja perda de foco da equipe. 

Além do mais, a divisão em metas menores proporciona também a criação de marcos especiais. Esses marcos podem representar uma conquista simbólica ou incentivos concretos. Independente do que seja, tais marcos são utilizados como um estímulo a mais para a equipe seguir com foco. 

Você pode utilizar os marcos também como Checkpoints para que seu time possa analisar os progressos realizados até então celebrar os marcos conquistados. 

  1. Forneça incentivos 

No tópico anterior comentamos sobre fornecer incentivos às equipes. Esta estratégia é uma das principais formas de gerar engajamento direto, em especial durante situações mais difíceis. 

Alguns exemplos de incentivos são a participação em cursos ou seminários e bonificações por metas atingidas. Porém os gestores devem ter em mente que acima de todos estes benefícios está o reconhecimento. Valorizar seus funcionários por sua conquista é tão importante quanto a recompensa financeira.

  1. Use a tecnologia 

Se você quer que seus colaboradores acompanhem metas mas os dados de KPI são desorganizados ou de difícil acesso, o uso de uma ferramenta tecnológica pode ser sua solução. 

Invista em plataformas que integrem todas as ferramentas que seu time utiliza no dia-a-dia e possam gerar relatórios rápidos e de fácil compreensão para que você e sua equipe possa estar conectados e integrados sobre todo o fluxo de trabalho e tarefas a serem realizadas. 

Conclusão

A etapa de acompanhamento é tão importante quanto a de planejamento, pois é ela que irá provar se a estratégia planejada foi bem sucedida. 

E para isso é importante que a empresa cultive nas equipes a cultura de acompanhamento de metas. Muitas vezes seus colaboradores não entendem com clareza o porquê deste acompanhamento, podendo até ignorá-lo por não achar importante. 

No entanto, monitorar o progresso das metas repercute na empresa na totalidade. E para incentivar esse hábito os gestores e líderes possuem um papel de destaque. 

Primeiramente, é preciso que toda a sua equipe entenda os motivos por trás das metas definidas, bem como seu impacto real. Em seguida, os gestores também devem fornecer mecanismos de monitorização das metas eficientes, com a escolha de KPIs corretos e um sistema que facilite a integração de todas essas informações. 

Por fim, uma das principais etapas é a motivação. Incentivar o sentimento de conquista quando as metas são alcançadas, fornecer benefícios e desenvolver o hábito de reconhecimento são algumas das ações que permitem que sua equipe se engaje nas metas. 

 Então, se você quer que suas metas sejam alcançadas, estimule seu acompanhamento! 

Aproveite a visita para
assinar a nossa newsletter.