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4 Dicas para Definir Parcerias Estratégicas para Sua Empresa

Ao firmar uma parceria estratégica com outra organização é possível estabelecer um relacionamento em que ambos os lados se beneficiem, onde acontece o chamado “ganha-ganha”. Se você tem interesse em começar alguma parceria em sua empresa, essas dicas podem ajudar você.

1. Mapeie e identifique suas principais necessidades

Um dos principais motivos para se formar uma parceria são as necessidades da empresa. E antes de decidir se a mesma necessita ou não de parcerias, é preciso conhecer quais necessidades e desejos a empresa gostaria de satisfazer.

2. Identifique possíveis parcerias que possam gerar benefícios mútuos

Após identificar as necessidades da empresa é preciso procurar por parceiros que possam suprir essa necessidade ou desejo. Pesquise empresas com as quais você gostaria de realizar uma parceria e que se identifiquem com a sua. Elas não precisam ser necessariamente do mesmo ramo, o importante são os benefícios mútuos gerados pela parceria.

3. Estude a estratégia dos possíveis parceiros

Para se conquistar uma parceria estratégica é essencial procurar estudar a estratégia de outra empresa, conhecendo qual é a sua missão, seus valores, seus objetivos e diretrizes, e buscar identificá-la com a sua. Caso ambas possuam objetivos, valores e propósitos diferentes, o seu relacionamento com o decorrer do tempo poderá ser prejudicado. Entretanto, caso as empresas possuam alinhamento entre as suas estratégias, porque não cogitar em uma parceria?

4. Selecione as empresas que mais se adequaram a sua estratégia e apresente a elas uma proposta

Desenvolva uma proposta para cada parceiro, que seja clara e transparente de acordo com as suas intenções. Cada empresa terá seus moldes e maneiras diferentes de desenvolver uma proposta, mas, as principais informações que devem estar contidas nela são:

  • O que a sua empresa faz e porque ela faz;
  • Quais benefícios estarão envolvidos para ambas as empresas, como consequência da parceria;
  • Conquistas ou feitos importantes da sua empresa, como forma de garantir credibilidade;
  • O que a sua empresa pode oferecer ao possível parceiro;
  • O que a sua empresa busca com a parceria;
  • Resumo de como a parceria irá se constituir.

É importante lembrar que toda parceria deve ter um motivo, porque você está atrelando a marca da sua empresa a outra.

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