CONTEÚDO DE BLOG

10 hábitos que você precisa ter para conquistar o sucesso em vendas!

Você sabe como conseguir o sucesso em vendas de forma promissora? Neste conteúdo te mostraremos dicas que são essenciais para boas vendas!

Para desempenhar bem em qualquer atividade, é necessário uma soma de hábitos que irão te ajudar a atingir os resultados que você tanto espera.

Dessa forma, ter sucesso em vendas depende de uma combinação de fatores que envolvem habilidades pessoais, processos de vendas organizado e bem estruturado e uma equipe focada em atingir seus objetivos com o máximo de eficiência possível e com um poderoso espírito de time.

Por isso, separamos 10 hábitos que você precisa ter para conquistar sucesso em vendas e se tornar consistente nas suas entregas!


10 hábitos para conquistar sucesso em vendas

Pessoa tentando obter sucesso em vendas.

O maior objetivo de um vendedor e de sua equipe de vendas é bater a meta de contratos fechados todos os meses. Mas nem sempre isso é possível!

Existem diversos motivos para que o seu time ou você mesmo não esteja alcançando os objetivos de vendas da organização. Por isso, leia atentamente os hábitos abaixo e adapte-os à sua rotina para te ajudar a obter sucesso em vendas.

Se possível, escreva em post-its ou em quadros para não esquecer nenhum dos pontos, combinado? Vamos lá!

#01. Seja paciente

Cada cliente tem um processo e tempos diferentes para chegar a uma tomada de decisão. Por isso, ser muito ansioso e pressionar os seus clientes por uma resposta imediata pode ser um tiro no pé da sua estratégia!

Ter paciência vai te ajudar a enxergar o momento correto de fechar uma venda ou oferecer um produto/serviço. Portanto, prepare-se bem, saiba lidar com as frustrações e espere o momento certo de entrar em campo para fechar aquele negócio importante.

#02. Conheça bem os seus clientes

Conhecer bem o perfil da sua persona é a lição de casa número 1 de um vendedor bem preparado. Isso porque, traçando bem o perfil dos seus clientes, você saberá com mais facilidade quais são suas dores e como você e sua equipe comercial pode ajudá-los.

Dessa forma, ficará mais fácil abordar essas pessoas, através de perguntas mais assertivas, tendo mais chance de fechar um negócio com sucesso.


#03Seja consultivo ao conversar com um cliente

Uma venda consultiva é fundamental para que o cliente ganhe confiança em você e compreenda que o relacionamento com sua empresa não vai se encerrar de forma abrupta assim que ele abrir a carteira.

Por isso, foque no relacionamento com seu cliente, agindo como um consultor durante todo o processo de venda, de forma paciente e didática, pronto para ajudá-lo e proporcionar uma melhor experiência para ele.

Pense na necessidade desses consumidores antes de querer “empurrar” produtos ou serviços que não vão agregá-los. O cliente percebe quando você se importa e isso te ajuda a ganhar pontos na hora da tomada de decisão da compra!

#04. Mostre-se curioso

Tenha uma escuta atenta na hora de atender o seu cliente. Permita que ele fale das dores e dificuldades que ele tem no dia a dia. Mas seja curioso, pergunte o máximo possível para entender como sua empresa pode ajudar a solucionar suas dificuldades. Faça com que eles se sintam especiais ao ver que possui toda sua atenção.

Dessa forma, ao investigar a fundo a realidade do seu prospect você consegue entender o momento certo de oferecer a solução que ele precisa de maneira mais assertiva!

#05. Tenha organização e disciplina

A organização e disciplina é fundamental para qualquer profissional que deseja obter sucesso em vendas. Especialmente para um bom vendedor, essas duas características são imprescindíveis para lidar com as oportunidades que podem surgir no dia a dia de trabalho.

A organização vai te ajudar a ver as oportunidades e administrá-las da melhor forma possível para que você possa ter uma rotina mais disciplinada tendo foco nas suas atividades de ligação, envio de emails, visitas aos clientes, follow-ups, etc.

A rotina comercial é bastante pesada, por isso, esses dois fatores são muito importantes para ser um vendedor mais qualificado e ter uma equipe mais produtiva.

#06. Seja comprometido

O cliente precisa sentir e perceber que você está comprometido em fazer o que for necessário para que ele seja bem-sucedido, os acompanhando e orientando no que for preciso para garantir que ele faça a melhor escolha.

Mas além de estar comprometido com o cliente, lembre do seu compromisso com você mesmo e saiba o momento certo de ceder ou desistir de uma venda, respeitando o seu processo.

Além disso, seja comprometido com sua rotina e demonstrando concentração e entusiasmo em atender e vender para seus potenciais clientes.

#07. Mantenha-se flexível

Um ótimo hábito que todo vendedor deve ter no seu dia dia é manter-se flexível diante das situações. Ser flexível é ser resiliente às mudanças contínuas que acontecem na vida de um vendedor, se adaptando aos diferentes tipos de clientes de forma a atender melhor suas necessidades e adaptando seus scripts de vendas a realidade de cada prospect.

Assim, a capacidade de se manter flexível irá te impulsionar mais rápido ao crescimento e ao sucesso em vendas. Afinal, quem não se adapta perde pelo concorrente!

#08. Estude e se atualize constantemente

O mundo corporativo muda o tempo todo e está cada vez mais concorrido. Cada dia surge uma nova metodologia, ferramenta, indicador e termos que você precisa ter em mente.

Por isso, é fundamental que o vendedor esteja em constante atualização, não só para sobressair aos seus concorrentes e bater as metas, como também para estar atualizado sobre o mundo e conseguir quebrar o gelo com seus prospects da forma mais relevante possível.

Isso pode ser feito através de treinamentos, role plays, leitura de livros sobre sucesso em vendas, consumindo conteúdos e notícias sobre sua área de negócios através de diversos formatos como, vídeos, podcasts, newsletters, blogs e sites da área.

Além disso, é fundamental que a corporação invista e incentive seus vendedores a participarem de eventos e cursos como uma forma de adquirir novos conhecimentos, e conhecer novas pessoas aumentando seu networking de negócios!

#09. Trabalhe sua inteligência emocional

Lidar com a pressão de trabalhar num setor comercial não é fácil. Por isso, é muito importante que os vendedores busquem aprimorar e entender seus sentimentos e reações às situações do dia a dia e consigam lidar principalmente com suas frustrações.

Dessa forma, é preciso treinar os vendedores a lidar melhor com as rejeições que fazem parte da rotina de vendas, porque a falta de inteligência emocional para lidar com situações difíceis pode prejudicar a produtividade e a saúde da equipe comercial.

Por isso, sempre que possível invista em momentos de autoconhecimento para desenvolver melhor sua inteligência emocional!

#10. Torne o CRM seu companheiro de rotina

Por último, mas não menos importante: Torne o CRM seu principal companheiro de rotina!

Ele precisa ser a primeira aba a ser aberta no seu dia e a última a ser fechada. Assim, você consegue se programar melhor para o dia seguinte, estando mais preparado e organizado para o que deve acontecer no amanhã.

Isso ajuda a diminuir a ansiedade, aumentar a produtividade e consequentemente a sua performance a atingir os objetivos em vendas.

Conclusão

Para se tornar um profissional cada vez melhor e completo é preciso ter paciência e comprometimento em persistir nos bons hábitos até que eles façam parte naturalmente da sua rotina.

Pratique as dicas acima e adote a melhoria contínua na sua rotina, só assim você estará no caminho do aperfeiçoamento para o sucesso!

Se gostou da leitura, não deixe de conferir mais textos no nosso blog ou entrar em contato para conversar com um de nossos especialistas.

Aproveite a visita para
assinar a nossa newsletter.