O plano financeiro deve apresentar uma projeção de como a empresa se comportará em um determinado período de tempo a partir da definição de cenários. Os diversos cenários que poderão ser definidos no plano financeiro devem abranger uma visão ampla da situação em que a empresa está no momento. Quando uma empresa já existe o* plano financeiro é estruturado a partir de dados históricos que a mesma possui. Em contrapartida, em uma empresa que ainda não existe, o plano financeiro pode ser embasado a partir de projeções, metas de vendas e dados econômicos do mercado.
O plano financeiro elaborado em um plano de negócios é a etapa em que se analisa a viabilidade do negócio por meio de demonstrativos que estimarão a lucratividade da empresa e por meio de indicadores que mostrarão, por exemplo, quando o capital investido terá retorno (Payback). A partir dos resultados, os clientes terão mais embasamento para tomada de decisão na hora de decidir se realmente abrirão o negócio planejado. E, Peter Drucker já afirmava que preparando-se para o inevitável a empresa poderá prevenir-se do indesejável e controlar o que for controlável. Assim, a probabilidade de não fazerem parte dos 70% das empresas que não sobrevivem aos primeiros 5 anos de vida, de acordo com o Sebrae, será maior.
1. Instabilidade Financeira:
Um dos principais riscos de ignorar um plano financeiro empresarial é a instabilidade financeira. Sem uma estratégia clara de gestão de recursos, a empresa fica suscetível a flutuações no mercado, desafios econômicos e imprevistos internos, resultando em dificuldades para manter operações eficientes.
2. Dificuldades para Acesso a Crédito:
Instituições financeiras e investidores valorizam empresas que demonstram responsabilidade financeira e têm planos sólidos. Ignorar a elaboração de um plano financeiro pode dificultar o acesso a crédito e investimentos, limitando as oportunidades de expansão e desenvolvimento.
3. Tomada de Decisões Desinformada:
A ausência de um plano financeiro deixa a empresa vulnerável à tomada de decisões desinformada. As estratégias de investimento, expansão e orçamento podem ser comprometidas, resultando em ações que não estão alinhadas com os objetivos de longo prazo da empresa.
4. Falta de Resiliência em Tempos de Crise:
Empresas sem um plano financeiro robusto podem ter dificuldades em enfrentar crises econômicas ou eventos imprevistos. A pandemia global recente é um exemplo de como a resiliência financeira é crucial. Um plano sólido permite que a empresa se adapte e responda eficazmente a situações desafiadoras.
5. Perda de Competitividade:
A competitividade no mercado empresarial é feroz. Empresas que ignoram a importância de um plano financeiro podem perder eficiência operacional, inovação e, consequentemente, perder sua posição competitiva. Discutiremos como a gestão financeira eficaz pode ser um diferencial estratégico.
Dessa forma, é imprescindível, principalmente para as empresas que abrirão, realizar um plano financeiro a fim de minimizar possíveis problemas que a empresa poderá enfrentar em sua abertura e aumentar a probabilidade de sucesso da mesma.
Quer saber mais sobre como realizar esse estudo de forma assertiva?
Agora você entendeu que através de um planejamento financeiro você pode alavancar seus resultados, e garantir a sustentabilidade da sua empresa juntamente com um caixa estruturada com o apoio da nossa consultoria.
Como a Esag Jr. Consultoria pode te ajudar a desenvolver um Plano Financeiro?
Preencha o formulário abaixo para agendar uma conversa com um de nossos especialistas e receber uma proposta personalizada para as suas necessidades!