O marketing é, sem dúvidas, uma das áreas mais importantes para a sucessão de toda e qualquer empresa, independente do porte da mesma.
Dessa forma, é fundamental contar com a atuação de profissionais em ações de marketing capazes de proporcionar a progressão do seu negócio.
Mas, o que são ações de marketing e qual a importância das mesmas? A seguir, explicaremos esses dois tópicos iniciais e depois te mostraremos 6bações de marketing para solucionar os seus problemas ou evitá-los.
O que são ações de marketing e qual a importância delas?
O conceito de ação de marketing é amplo e envolve toda e qualquer estratégia utilizada com o objetivo de conquistar e fidelizar clientes, levantar informações gerais sobre o mercado e promover a empresa e seus respectivos serviços e/ou produtos.
Sendo assim, tem importância significativa no crescimento empresarial e na conquista de mercado, aspectos fundamentais e diretamente ligados à sucessão do negócio.
Dessa forma, investir em ações de marketing proporciona a empresa benefícios incontestáveis, além de possibilitar a resolução de problemas, até mesmo evitando-os.
Por isso, preparamos a seguir uma lista com as principais ações de marketing para solucionar e evitar problemas.
As 6 ações de marketing para você solucionar seus problemas ou evitá-los
1. Invista nas redes sociais
Com a ascensão tecnológica e o uso de aparelhos eletrônicos cada vez mais presentes em nossa sociedade, as redes sociais tornaram-se o maior meio de interação e divulgação do mundo.
Dessa forma, é fundamental que as empresas invistam de forma significativa em estratégias voltadas especificamente para as redes sociais.
Afinal, é uma forma de atingir clientes de todos os lugares do mundo usando apenas a divulgação e a produção de conteúdos em meios digitais.
Por isso, investir em produção de conteúdos, divulgação, conquista e fidelização de público é uma ótima maneira de ganhar autoridade empresarial e espaço digital, aspectos fundamentais para qualquer empresa nos dias atuais.
Além disso, as redes sociais ainda possibilitam ao cliente facilidades incontestáveis, como contato rápido e informações acessíveis o tempo todo.
Para fazer isso na prática, fique atento às tendências atuais, nacionais e mundiais, as quais sejam capazes de atrair o público e gerar impressões positivas em contatos primários.
Vale salientar ainda a importância de resumir as principais da sua empresa em páginas principais das suas redes, para que as suas características fiquem conhecidas por quem acessa.
A partir do investimento em redes sociais, você terá os seguintes benefícios:
- Alcance maior de público
- Fortalecimento de relações
- Fidelização de público
- Divulgações
- Interações
- Contato direto e indireto
- Análise de satisfação e impressões
2. Faça do Whatsapp Business um aliado
Dentre as redes sociais citadas anteriormente, o whatsapp é sem dúvidas o canal de comunicação mais utilizado pelos brasileiros.
Por isso, fazer do Whatsapp Business um aliado é fundamental para as empresas que desejam ter um contato direto e intimista com os seus clientes.
Além disso, a plataforma dispõe uma série de ferramentas específicas para corporações, como a possibilidade de catalogar produtos, criar listas de transmissões, gerar mensagens automáticas de saudação e atendimento, etc.
A partir dessa ação, você terá os seguintes benefícios:
- Contato rápido e direto com os clientes
- Ferramentas específicas de comunicação, divulgação e informações
- Permite negociações simplificadas e efetivas
- Permite a automatização de atendimentos e processos a partir das respostas automáticas e programadas
3. Crie uma versão mobile pro seu site
Se você já tem um site e um domínio próprio, provavelmente já está em bom caminho de ações.
Entretanto, muitos empresários investem na criação de uma página própria, mas esquecem de torná-la acessível para todos os tipos de dispositivos eletrônicos.
Por isso, é importante criar uma interface mobile para o seu site, possibilitando e facilitando acessos de qualquer dispositivo eletrônico, inclusive os mobile, que ficam disponíveis o tempo inteiro na palma da mão do cliente.
A partir dessa ação, você terá os seguintes benefícios:
- Acesso facilitado e permitido para usuários de smartphones
- Alcance maior de público e de acessos
4. Amostras grátis de serviços e/ou produtos
Se você confia no produto e serviço que comercializa, com certeza não irá hesitar em fazer dele um atrativo para os seus clientes.
Afinal, a experiência do teste e da aprovação é a melhor forma de converter e fechar uma venda.
Por isso, invista nas amostras (usando do bom senso para não acabar tendo prejuízos) e veja quão importante é uma primeira impressão positiva do produto oferecido, que será vendido com muito mais facilidade e confiança por parte de quem compra.
Isso porque a compra passa a ser consciente e previamente aprovada, resultando em resultados extremamente compensatórios.
Entretanto, vale salientar a importância dos limites nas amostras oferecidas, para que o seu produto seja devidamente valorizado e para que não haja prejuízo ou gastos excessivos com a produção de tais amostras.
5. Valorize as opiniões e as sugestões dos seus clientes
A opinião do seu público é o fator decisivo para definir o sucesso da sua empresa e a imagem da mesma perante o mercado comercial em que está inserida.
Por isso, forneça espaços de ouvidoria para reter opiniões gerais acerca dos seus produtos e/ou serviços.
Assim, será possível melhorar o que estiver deixando a desejar e ainda entender os pontos fortes do seu negócio.
Além disso, ainda dá pra usar os depoimentos positivos como meio de atração para novos clientes.
Isso porque, a experiência positiva compartilhada é o melhor meio de divulgação empresarial existente.
6. Faça promoções periódicas
Por último mas não menos importante, contar com promoções periódicas é uma ótima forma de atrair e fidelizar o público.
As promoções devem ser feitas de forma estratégica, pensando nos seus objetivos e propósitos.
Em um lançamento, por exemplo, fazer uma promoção e reduzir o preço do produto recém disponibilizado no mercado vai despertar curiosidade no público e fazer com que o pensamento seja de: “tá mais barato, vai valer a pena comprar”.
Assim, você consegue apresentar a inovação aos seus clientes de forma fácil e atrativa.
Outra situação em que as promoções podem ser utilizadas, por exemplo, são em casos de insucesso.
Óbvio que esperamos os melhores resultados possíveis, mas nem sempre eles chegam. Por isso, tornar o produto promocional é uma chance de atrair o público a ele, dando uma nova chance de sucessão ou queima de estoque.
Por isso, utilize essa ação com sabedoria e saiba quando aplica-la, atentando-se às necessidades de implementação e aos objetivos que podem ser conquistados com ela, como inserção de mercado e atratividade.
Conclusão
Por fim, vale salientar o uso de cada uma dessas ações adequadas e adaptadas a realidade do seu negócio.
Afinal, de nada adianta investir em uma ação que não atende as necessidades da sua empresa.
Por isso, analise criteriosamente cada uma delas e a realidade da sua empresa, bem como os seus objetivos férias e os problemas existentes.
Ademais, esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para sanar as suas dúvidas sobre o tema e para te fazer entender como as ações de marketing podem ajudar na sucessão do seu negócio.
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