De modo geral, a organização é um fator fundamental para a manutenção da ordem e a facilitação de processos em diversos âmbitos, sejam eles empresariais ou residenciais.
Sendo assim, fazer da organização uma prioridade é ter a garantia de eficiência de trabalho e redução de intercorrências, bem como gargalos produtivos e perdas recorrentes as quais poderiam ser facilmente evitadas.
Mas, como priorizar a organização e torná-la parte fundamental do seu negócio?
Essa é uma dúvida de muitos gestores e empreendedores, os quais sentem a necessidade mas não sabem como fazer isso de forma prática e efetiva.
Por isso, preparamos um artigo para te fazer entender aspectos importantes acerca de uma estratégia que pode mudar completamente o funcionamento e a sucessão do seu negócio: A cultura organizacional.
A seguir, você encontra os seguintes tópicos explicativos:
- O que é a cultura organizacional?
- Por que a cultura organizacional é importante na eficiência do trabalho?
- Demais benefícios da cultura organizacional
- Como implementar a cultura organizacional no seu negócio
O que é a cultura organizacional?
A cultura organizacional vai muito alem de estratégia, sendo um verdadeiro modo de levar a rotina empresarial,
Logo, não diz respeito a uma única ação organizacional, mas sim a um conjunto de ações e princípios organizacionais, tornando-os culturais e parte fundamental do seu negócio.
Ela define e padroniza o modo de pensar e agir de todos os setores empresariais, conectando-os entre si em prol de um mesmo propósito: a organização.
Assim sendo, a cultura organizacional funciona como um verdadeiro guia comportamental e operário, fundamental para quem deseja melhorar a gestão de processos internos e externos.
Além disso, vale salientar a importância desta cultura não só para a satisfação dos colaboradores, como também dos clientes e de todos os envolvidos na empresa de uma forma geral.
Por isso, investir em cultura organizacional é muito mais do que manter a ordem corporativa: é garantir crescimento empresarial progressivo, facilitação de processos, aumento de satisfação geral e eficiência.
Mas afinal, como ela influencia positivamente a eficiência de trabalho e por que ela é tão importante? É o que te explicaremos a seguir.
Por que a cultura organizacional é tão importante na eficiência do trabalho?
Para te fazer entender tal importância de forma simples e prática, iremos exemplificar uma situação corriqueira.
Imagine uma empresa de contabilidade, repleta de arquivos financeiros importantes que precisam ser armazenados e classificados corretamente.
Entretanto, a empresa em questão não define práticas organizacionais e tampouco orienta os seus colaboradores.
Em determinado momento, um cliente já cadastrado solicita um arquivo específico, pois está com problemas de recolhimento de impostos e precisa constatar as informações dadas.
Após a solicitação, o colaborador responsável por atendê-la não consegue encontrar o arquivo em questão, pois o armazenamento foi feito sem ordem específica, não constando no cadastro do cliente.
Assim, há três pontos prejudiciais importantes a serem observados:
- O tempo perdido com a procura, sendo um verdadeiro gargalo produtivo e atrasando consequentemente outras demandas.
- A insatisfação do cliente, que será prejudicado pela desorganização da empresa e não confiará mais na mesma.
- O estresse e desgaste psicológico causado aos colaboradores envolvidos, que serão responsabilizados e afetados diretamente na realização de demais processos, prejudicando significativamente o desempenho dos mesmos e diminuindo consequentemente a qualidade do trabalho.
A partir desse exemplo e dos aspectos destacados acima, fica fácil entender como a cultura organizacional influencia de forma direta e indireta na eficiência do trabalho.
Afinal, todos esses problemas teriam sido evitados com práticas básicas e funcionais de organização.
Por isso, manter uma cultura em prol da organização é fundamental para qualquer empresa, independente do porte ou ramo da mesma.
Vale ainda destacar ainda a existência de outros benefícios além da eficiência de trabalho, os quais serão descritos a seguir.
Demais benefícios da cultura organizacional
- Redução do desgaste físico e psicológico de colaboradores: Decorrente de ações assertivas e boas práticas de gestão.
- Ganho de tempo: Com a efetividade do processo, há ganho de tempo para realização de outras atividades ou maior dedicação para demandas específicas.
- Aumento da qualidade produtiva: A eficiência também gera qualidade produtiva, e os produtos e/ou serviços ofertados tornam-se muito mais qualitativos.
- Aumento de satisfação geral: Como dito anteriormente, há aumento de satisfação de colaboradores, clientes e demais envolvidos.
- Redução de problemas: Os problemas operacionais também são reduzidos significativamente, alguns deles sendo até mesmo anulados.
- Redução de custos: A organização também gera redução de custos, pois gastos para resolução de problemas e prejuízos tornam-se dispensáveis.
- Integração da equipe: Por agir em prol de um único propósito, a equipe torna-se muito mais integrada e colaborativa.
- Aumento do engajamento: Com os incentivos feitos pela cultura organizacional, a equipe torna-se muito mais engajada e preparada.
Com base nos benefícios listados acima, é possível reconhecer a importância da cultura organizacional em diversos aspectos empresariais, além da efetividade e eficiência.
Por isso, é imprescindível investir nessa estratégia e torná-la parte do seu negócio.
Mas, como implementar a cultura organizacional na sua empresa? Para aprender a colocá-la em prática e aproveitar de todos os benefícios existentes, basta prosseguir com a leitura do nosso artigo.
Como implementar a cultura organizacional no seu negócio
Algumas medidas podem ser tomadas para auxiliar no processo de implementação de uma cultura organizacional.
Dentre as principais delas, podemos citar:
- Faça um diagnóstico geral da situação atual da sua empresa e os principais pontos críticos
Em primeiro lugar, é necessário analisar a situação geral do seu negócio e entender os pontos críticos, como gargalos produtivos e focos de desorganização.
A partir dessa análise inicial que a cultura será elaborada, possibilitando o direcionamento da mesma.
- Pense em soluções práticas
Após diagnosticar os principais pontos críticos existentes, é hora de pensar em soluções funcionais para os mesmos.
- Defina a cultura organizacional e as regras diárias a serem seguidas
Com as soluções pré determinadas, é possível definir a cultura organizacional como um todo, incluindo regras diárias de organização a serem seguidas e exercícios de fixação de valores organizacionais.
Para isso, conheça estratégias de específicas de cultura organizacional, entendendo as
principais diretrizes e os principais valores.
- Realize treinamentos para as suas equipes e alinhe os objetivos entre elas
Após definir e estruturar a cultura, é necessário instruir adequadamente os seus colaboradores para seguimento adequado do guia criado.
Além disso, é hora de alinhar, integrar e padronizar as equipes existentes, a partir de objetivos comuns entre elas.
- Seja um exemplo
Por fim, praticar tudo aquilo que determina e repassa para as suas equipes é fundamental.
Como dito por Leonardo Anésio:
“Quando o discurso da empresa não é coerente com a sua cultura, a falsidade organizacional é constante.”
Por isso, seja um exemplo vivo da cultura organizacional definida, praticando e disseminando a importância do seguimento adequado das mesmas.
Conclusão
Após a leitura do nosso artigo, esperamos que você tenha entendido todos os aspectos envolvidos na cultura organizacional, bem como os seus propósitos e a sua importância para a eficiência de trabalho de uma empresa.
Se deseja implementar uma cultura organizacional ainda mais efetiva, conte com quem entende e possui experiência na criação e implementação.
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