Era muito comum determinar o sucesso de uma empresa pela estratégia de negócio que adotava, os investimentos em tecnologia que fazia ou então pelo portfólio e diversidade dos produtos que oferecia.
Entretanto, pela competitividade e disputa por um lugar de destaque no mercado, o engajamento dos colaboradores também determina o sucesso e bons resultados de uma empresa. Mas, conseguir o engajamento das pessoas não é a tarefa mais fácil e tornou-se um dos maiores desafios dos líderes contemporâneos.
E como fazer com que as pessoas sejam engajadas e sintam-se parte do negócio?
Não existe fórmula mágica, cada tipo de funcionário responderá de maneira diferente às táticas de engajamento. Entretanto, o papel do líder de inspirar seus colaboradores é essencial para fazer com que seus liderados vistam a camisa da empresa que trabalham.
Stephen Covey afirma que inspirar significa soprar vida em outro. À medida que reconhecemos, respeitamos e criamos formas para que os outros deem voz às qualidades de suas naturezas, o gênio, a criatividade, a paixão, o talento e a motivação humana desabrocham.
Sendo assim, o papel do líder é fundamental no trabalho de engajamento do seu time. Covey também coloca que “liderar é comunicar o valor e o potencial das pessoas de forma tão clara que elas passem a reconhecê-los nelas mesmas”. As pessoas precisam sentir que têm um valor intrínseco, totalmente distinto de uma comparação com outras pessoas e que elas merecem amor incondicional, independentemente de comportamento ou desempenho.
Por mais que o trabalho de engajar pessoas não tenha um caminho a ser seguido, potencializar os talentos dos colaboradores faz com que suas necessidades de “Autoestima” da hierarquia de Maslow sejam satisfeitas e aumentam as chances de se ter um time engajado na empresa.