A inovação atualmente tem sido pauta obrigatória de todas as empresas que pensam em crescer, mas grande parte destas companhias se veem perdidas na hora de botar em prática. Não sabem como e onde inovar, ou qual o real motivo de fazer isso.
A primeira reflexão a ser feita é por que se deve inovar. É indiscutível que o Brasil hoje passa por momentos de crise e é cada vez mais difícil se manter estável no mercado, e é aí que a importância da inovação entra. Precisa-se inovar a cada dia para se manter no mercado com lugar de destaque e garantir suas vantagens competitivas, e as empresas que não praticam isto, visivelmente acabam perdendo relevância ao longo do caminho.
Em um país onde empresas consideradas inovadoras crescem em torno de 20% a mais que as outras, a resposta é que estas empresas entendem que ter um diferencial é fundamental para a sobrevivência e o sucesso delas. Este diferencial pode acontecer em diversos pontos.
O Radar da Inovação, metodologia criada pelo professor de Mohanbir Sawhney, da Kellogg School of Management, Illinois, EUA, mostra que existem quatro dimensões principais onde se pode inovar:
- As ofertas criadas
- Os clientes atendidos
- Os processos empregados
- Os locais de presença usados
Porém, para que isto aconteça, o primeiro passo é que sua empresa tenha um clima organizacional favorável à inovação. A criação de uma cultura de inovação deve começar no topo da organização, para que todos os níveis hierárquicos sejam incentivados e encorajados a colaborarem com ideias e ter pensamento criativo. Veja algumas dicas para ser um líder ideal e fomentar a inovação entre seus funcionários:
Saiba escutar
Quando alguém da sua empresa lhe procurar para dar alguma ideia, ouça com atenção. O líder pode aprender muito com os diferentes modos de pensar e percepções sobre os processos, os produtos ou o modo que as atividades são realizadas. Ao ter empatia com as ideias, cria-se um ambiente onde os funcionários se sentem confortáveis a trazê-las, pois sabem que elas serão ouvidas com atenção.
Não tenha medo de falhar
É importante incentivar a experimentação e que as falhas não sejam reprimidas. Não iniba a coragem das pessoas, e se algo der errado, lembre-se do ditado “é errando que se aprende”. As maiores invenções e inovações surgiram a partir das milhares de tentativas que antecederam.
Tenha métricas de inovação
Para que este processo não vire bagunça, tenha sempre uma forma que ajude a classificar a capacidade da empresa de inovar e seus resultados, como o número de geração de ideias, a participação da empresa e o crescimento da receita a partir destas inovações.
Lembre-se que o profissional não pode ter resistência a mudanças e viver no passado, e que o segredo para resistir a qualquer crise sempre será enxergar novas oportunidades onde o resto do mercado enxerga um problema.