A análise SWOT é um sistema relativamente simples de administração que detalha e posiciona estrategicamente uma organização em seu ramo de atuação. O termo SWOT é derivado das palavras em inglês Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats, que significam, respectivamente, forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
No Brasil, é também conhecida por “Análise FOFA”. Em tempos incertos, a Matriz SWOT cai como uma luva para definir uma empresa em relação ao que se verifica de mais importante no mercado (seja a nível local ou global) e a entender a posição comparada a concorrentes, conferindo mais confiança, segurança e força para lidar com os imprevistos e situações desafiadoras.
Assim, é extremamente aplicável ao planejamento estratégico, facilitando a visualização das características que fazem parte da sigla em uma matriz. Devido à simplicidade e abrangência da metodologia, a SWOT pode ser utilizada para fazer qualquer tipo de análise de cenário ou ambiente, desde a criação de uma pequena empresa à gestão de uma multinacional ou organização governamental.
Matriz SWOT
Ambiente Organizacional
O macroambiente empresarial assume muitas formas diferentes. Querendo ou não, as organizações dependem de um contexto para sobreviver, manter-se, crescer e desenvolver-se. É do ambiente que as organizações obtêm recursos e informações necessários ao seu funcionamento e é no ambiente que colocam o resultado de suas operações. Embora alguns ambientes ainda possam ser relativamente simples e estáveis, outros tendem a ser muito mais complexos e dinâmicos por natureza. Assim, as organizações são concebidas como parte de um universo ou ambiente maior, já que qualquer coisa que acontece no ambiente maior pode afetar a organização e vice-versa.
Análise do Ambiente Interno
O ambiente interno propõe a identificação de qualidades e deficiências em relação aos concorrentes e ao mercado. Nesta etapa, devem ser estudados o contexto da companhia e as ações a serem realizadas, tomando como base aspectos de pessoal, de marketing, de produção, financeiro e organizacionais (comunicação, estrutura, políticas, etc.). Uma outra maneira de pensar sobre isso é imaginar os elementos que estão sobre o seu controle, ou seja, você consegue decidir se mantém ou não.
Forças
São as aptidões mais fortes de sua empresa. Para defini-las, responder a algumas perguntas relacionadas podem ajudar:
- Quais as suas melhores atividades?
- Quais seus melhores recursos?
- Qual sua maior vantagem competitiva?
- Qual o nível de engajamento dos clientes?
As forças também podem ser elementos internos que trazem benefícios para o seu negócio:
- Qualidades específicas de sua equipe;
- Posse de uma certa quantidade de ativos (imóveis, equipamentos modernos, etc.);
- Localização privilegiada;
- Relacionamentos/parcerias estratégicas;
- Modelo de cobrança.
Fraquezas
As fraquezas são as aptidões que interferem ou prejudicam de algum modo o andamento do negócio. É importante haver sinceridade nesta etapa da análise. As fraquezas para sua Análise SWOT podem ser identificadas utilizando os seguintes exemplos de perguntas:
- A mão-de-obra é capacitada?
- Existem lacunas de treinamento?
- Por que a concorrência foi escolhida?
- Por quê meu engajamento não funciona?
- Produto altamente perecível;
- Matéria prima escassa;
- Equipe desmotivada;
- Tecnologia ultrapassada;
- Falhas no processo de venda/entrega.
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Análise do Ambiente Externo
A análise externa tem como objetivo a identificação de oportunidades e ameaças que num determinado momento se colocam diante da empresa e as melhores maneiras de evitar e usufruir dessas situações. A organização deve olhar para fora de si para identificar previsões e como refleti-las sobre o seu planejamento estratégico.
Oportunidades
São forças externas que influenciam positivamente a empresa. Não existe controle sobre essas forças, já que podem ocorrer de diversas formas. Porém, devem ser feitas pesquisas ou planejamentos que prevejam minimamente o acontecimento desses fatos. Exemplos:
- Mudanças na política econômica do governo;
- Alteração em algum tributo;
- Investimentos externos;
- Ampliação do crédito ao consumidor;
- Tendências que envolvem o comportamento do consumidor;
- Acesso a uma nova tecnologia;
- Produto complementar ao seu a ser lançado;
- Evento do seu setor de atuação que melhorará os negócios.
Ameaças
Ao contrário das oportunidades, as ameaças são forças externas que influenciam negativamente a empresa e devem ser tratadas com muita cautela, pois podem prejudicar não somente o planejamento estratégico da companhia, como também diretamente em seus resultados. Exemplos:
- Algum projeto ou lei, ou regulamentação que afete a sua atuação;
- Escassez de mão-de-obra.
- Facilidade de entrada de concorrentes;
- Fornecedores falindo;
- Economia em recessão;
- Sazonalidade ou impacto climático;
- Catástrofes naturais;
- Mudança negativa nos hábitos de compra do seu público-alvo;
- Mudanças drásticas no mercado-alvo.
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