Às vezes fica difícil saber como uma empresa júnior trabalha, certo? Além disso, é difícil compreender porque as pessoas amam tanto o movimento empresa júnior , dedicam-se horas no trabalho e são extremamente apaixonadas pelo o que fazem e, o melhor de tudo,sem ganhar nenhum centavo! Por essas e outras, fica claro que o empresário júnior, de fato, impacta no mercado de trabalho com suas consultorias de sucesso. E é por isso que existem EJs em todo o mundo e também em todos os cantinhos do país.
Já imaginou cerca de 3200 jovens empresários juniores juntos num evento só, o JEWC?
E foi isso que aconteceu dos dias 20 a 24 de julho. Florianópolis foi sede do maior encontro de empresas juniores do mundo: o Junior Enterprise World Conference (JEWC).
Com palestras de gigantes nomes do cenário nacional e internacional, como por exemplo, Tiago Leifert, Bel Pesce, Michelle Hunt, Ketan Makwana, o JEWC conseguiu aproximar e conectar esses jovens empresários para impactarem cada vez mais o mercado de trabalho.
Além das palestras dos grandes nomes citados, apenas três empresas tiveram a incrível oportunidade de apresentar um projeto de sucesso da sua EJ. A organização do evento montou um edital para que as empresas interessadas em concorrer a apresentação enviassem seu case detalhando o serviço e o impacto na vida do cliente, afinal, o principal objetivo das EJs é, de fato, transformar o Brasil por meio de consultorias de sucesso.
Imagina sua empresa ser apresentada como case de sucesso no JEWC?
Nessa primeira etapa, 37 empresas enviaram seus cases e apenas 12 foram selecionadas para fase seguinte. Na segunda etapa, o pré-requisito era enviar um vídeo descrevendo como a empresa iria apresentar o case no evento de uma maneira totalmente inovadora e, digamos que, maluca, em 15 minutos.
Apenas 3 empresas foram selecionadas, e a Esag Jr. foi uma delas. A partir da ideia de apresentação, recebemos uma mentoria da SOAP que nos auxiliou com todo o roteiro da apresentação e emoções que queríamos transmitir ao público e, de fato, foram muitas emoções.
O projeto que enviamos foi o Projeto Ganache (saiba mais), realizado em 2015. Os clientes Edson e Patrícia, proprietários da La Patí Patisserie vieram a Esag Jr com o desejo de organizar a sua empresa e estruturar toda a parte financeira. Vendo essa necessidade, o projeto desenvolvido consistiu em algumas etapas:
1. Mapeamento de processos: Com o objetivo de organizar a empresa, padronizar processos e definir funções.
2. Organização financeira: Através de um Plano financeiro e Análise e controle de gastos, ficou mais fácil para a La Patí precificar seus produtos e saber qual o real resultado financeiro da empresa.
Os resultados foram quase que imediatos:
Apenas 3 meses após a realização do projeto, o faturamento da empresa já havia dobrado e hoje, a empresa já cresce em média 155% do seu faturamento mensal.
O nosso objetivo na apresentação era impactar os 3200 congressistas do JEWC do mesmo jeito que impactamos nossos clientes: Deixando a nossa marca e os surpreendendo.Para fazer isso precisávamos pensar fora da caixa e elaborar em uma apresentação que envolvesse todos do evento. Como fazer isso?
O que no começo pareceu uma ideia impossível foi o nosso ponta-pé inicial: Que tal todos da empresa entregarem fatias de bolo da La Patí durante a apresentação? Iríamos ser diferentes, inovar e fazer com que todos estivessem envolvidos nisso.No entanto, isso ainda era muito pouco. Precisávamos de um motivo para estarmos entregando aquilo.
Eis que tivemos a seguinte ideia: Simularmos uma ligação no Skype entre quem estava no palco apresentando o case e o restante da empresa (que teoricamente estaria na La Patí confeccionando os bolos que seriam entregues no evento). Para isso iríamos alguns dias antes na confeitaria e gravaríamos o que seria mais tarde a ligação feita no palco do evento, com todos os membros auxiliando na confecção dos bolos.
Nessa ligação, nossa presidente, Camila Almeida, estaria no palco apresentando, quando seu telefone tocaria e ela atenderia falando: “Pessoal, onde vocês estão?” Então o Lucas, membro que estava na La Patí responderia “E aí, Camila, estamos aqui preparando tudo para já irmos para o JEWC”. Mostraríamos que estamos produzindo os bolos, empacotaríamos tudo e a última cena mostraria o carro sendo carregado com os bolos partindo para o evento.
A apresentação continuaria no palco do JEWC, com a Camila e o Gustavo Susin, que apresentariam os resultados obtidos pelo cliente com a aplicação do projeto. Ao final da apresentação, a Camila receberia outra ligação do Lucas. Dessa vez ele estaria no centro de eventos do JEWC e apareceria correndo pelos corredores para levar os bolos para as pessoas da palestra.
Em seguida o vídeo acaba em frente à sala, onde todos da empresa já estariam na porta com os pacotinhos de bolo prontos para serem entregues para o máximo de pessoas possível. A música “Hey Ya” do Outkast começaria a tocar e então todos entram no auditório entregando os bolos e interagindo com a platéia.
Parecia uma ideia impossível de tirar do papel, não é mesmo?
E foi. No entanto conseguimos que tudo isso desse certo e fizemos a plateia comprar -e dançar-a ideia conosco!
Após a entrega dos bolos, toda a empresa se juntou à Camila e ao Gustavo no palco, onde também estavam os clientes Edson e Patrícia, e, em seguida, foi pedido aos participantes do evento que olhem embaixo de suas cadeiras, e então 26 sortudos são agraciados com um vale bolo da La Patí ( que é delicioso por sinal).
Os cases apresentados, mostraram o impacto do empresário júnior nas empresas e como a execução dos nossos projetos pode realmente fazer a diferença para as pessoas envolvidas e, consequentemente, para a sociedade como um todo.