CONTEÚDO DE BLOG

Você realmente conhece o mercado do seu negócio?

Acredito que essa pergunta te deixou uma dúvida sobre o caminho que você está traçando com o seu negócio, não é mesmo?

Mas não se preocupe. Eu tenho uma notícia boa!

Nesse artigo vamos te ajudar a responder essa questão!

Vamos lá?

A princípio, quando pensamos em começar um negócio essa dúvida nos acompanha em todas as decisões para termos certeza que os investimentos estão voltados para o sucesso do empreendimento novo.

Depois que já temos o nosso negócio andando e funcionando, fica mais difícil pensarmos sobre isso, mas claro, precisamos entender que o mercado muda constantemente. Está sempre em evolução. E o mercado que conhecemos e vimos como o ideal para o nosso negócio pode não ser mais um mesmo em um curto período.

Então, como conseguimos estar sempre por dentro do que acontece no nosso negócio?

Através da PESQUISA DE MERCADO.

Pesquisa de mercado é um estudo feito por empreendedores, empresários, analistas ou administradores para entender o cenário onde o negócio vai se inserir ou está inserido, e a partir disso organizar as estratégias para o funcionamento da empresa.

Diferente de apresentar apenas uma visão individual de como funcionará esse empreendimento, esta pesquisa oferece uma visão mais ampla, apresentando o micro e macro ambiente do negócio.

Podendo te apresentar vários dados importantes que te deixarão à frente dos seus concorrentes que não fazem ou que não atualizam essa pesquisa para maior resultado do negócio.

Como saber se preciso fazer uma pesquisa de mercado?

Essa é fácil de responder. Todo negócio precisa!

Mesmo que às vezes pareça que está tudo no caminho certo é sempre importante está fazendo para se manter por dentro de todas as tendências mercadológicas.

Qual o momento ideal para fazer a pesquisa mercadológica?

São 3 os momentos que consideramos os mais importantes:

Quando ainda não abriu o negócio

Quando ainda está no papel e nas imaginações dos participantes do projeto, é interessante a pesquisa para mostrar como começar com assertividade, já entendendo todas as circunstâncias.

Quando for inovar/ atualizar

A inovação acompanha o crescimento das empresas, todo negócio, algum momento precisará inovar em algo.

O mais comum atualmente é inovar indo para o meio digital, então se precisa sair de um padrão onde tudo era físico e presencial e se posicionar online indicamos uma pesquisa mercadológica para entender como é esse novo lugar no qual está inserido, assim compreendendo como o seu nicho e cliente se comportam nele.

Quando estiver com dificuldades de alcançar as metas

O atingimento de metas nos mostra o caminho que estamos seguindo, se está certo ou está errado. Quando não atingimos, sabemos que tem algo que precisa mudar, talvez seja apenas uma estratégia ou talvez não.

Uma análise de mercado pode nos ajudar a entender com mais amplitude todas as nossas estratégias e resultados durante essa caminhada.

DICA DE OURO: Independente de estar ou não no momento ideal, faça uma análise se SWOT e entenda todo o seu contexto. Se em uma das etapas sentir dificuldade, pode ser que não conhece tão bem o seu negócio, assim, sendo necessário o início da pesquisa de mercado.

Mas como fazer a pesquisa de mercado?

Existem duas maneiras que consideramos as principais para conseguir os dados que serão analisados:

  • Coleta de dados primários: Quando a empresa faz uma pesquisa através do seu público alvo, na maioria das vezes utilizando formulários e entrevistas.
  • Coleta de dados secundários: Quando as empresas terceirizam essa pesquisa, para outra empresa ou para ferramentas online.

O que precisa ter nessa pesquisa?

Isto pode variar de acordo com o seu negócio e com o foco da pesquisa de mercado. Por exemplo, se estamos pesquisando sobre uma loja física, algumas perguntas sobre região, bairro podem ser importantes para entendermos como está a acessibilidade aquela empresa. No entanto, se a pesquisa for para uma loja online já teremos algumas mudanças, e sobre a localidade precisaremos entender quais regiões mais vendem esse nosso produto e como funciona a entrega para todo o Brasil.

Porém, aqui vão algumas dicas de acordo com um objetivo específico (esses objetivos que listamos são os mais comuns, mas claro que podem aparecer outros):

  • CONCORRENTE

Se o nosso objetivo é entender como o concorrente está trabalhando, algumas das análises primordiais estão relacionadas com o estudo do faturamento dele, a quantidade de funcionários, como é feita a divisão dos cargos e áreas na empresa.

Busque entender também sobre como ele está trabalhando com o produto/ serviço que vocês vendem: quais os principais canais de vendas, como eles tratam os clientes, como mantém o contato, para quais regiões vendem, etc.

  • CLIENTES

Se buscamos entender um pouco mais sobre o nosso cliente para estruturar uma nova estratégia de venda, é ideal conversar com quem já é cliente nosso e fazer algumas perguntas que busquem entender, por exemplo:

– o porque eles escolheram o seu negócio;

– como foi ou está sendo o processo com a empresa;

– entender um pouco mais a necessidade que o seu produto supriu;

– compreender as dificuldades que eles ainda possuem.

  • FORNECEDORES

Se a nossa pesquisa for para entender quem será a melhor empresa para ser o nosso fornecedor, vale a pena desenvolver uma pesquisa mercadológica que mostre:

  • Qual que me entrega mais rápido
  • Quais os clientes que eles possuem
  • Qual apresenta a maior qualidade
  • Qual tem o melhor atendimento



Por fim, quando queremos conhecer todo o cenário do nosso empreendimento o ideal é fazer todas essas pesquisas separadas e depois reunir todas as análises, mostrar para o resto da equipe responsável e discutir a melhor decisão a tomar.

Agora que chegamos até aqui.

Qual a sua resposta para a pergunta do título?

Se a sua resposta for SIM.

Ótimo! Fico muito feliz.

Se quiser entender ainda mais sobre pesquisa de mercado e temas relacionados é só clicar aqui e ver todos os conteúdos que temos aqui no blog.


Se a sua resposta for NÃO.

Como eu te disse no início, não se preocupe! Vamos te ajudar.

Só entrar em contato conosco  que conversamos para entender como podemos juntos alavancar o seu negócio!

Vamos marcar uma conversa?

Aproveite a visita para
assinar a nossa newsletter.