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5 Dicas para traçar uma estratégia para a sua empresa

É de extrema importância, para a sobrevivência e crescimento das empresas, a definição de uma estratégia, para que seja possível atingir um objetivo comum. De acordo com Maximiniano (2006, p.329), estratégia é “a seleção dos meios para realizar objetivos”. Por isso, levantamos dicas para que você possa definir a melhor estratégia para a sua empresa:

 

5 dicas para traçar uma estrategia para a sua empresa

 

1. Identificar pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças

Para auxiliar no desenho da estratégia de sua empresa, é interessante que sejam analisados os ambientes interno e externo de seu negócio. Durante a análise do ambiente interno, devem ser identificados os pontos fortes e fracos aos quais a organização está submetida, ou seja, características internas que estão bem consolidadas e pontos a serem melhorados. Já na análise do ambiente externo, devem ser elencadas oportunidades e ameaças, que possam interferir direta ou indiretamente na empresa que muitas vezes podem ser extraídas de uma análise de mercado e da concorrência. Através dessa análise, é possível traçar ações que maximizem os pontos fortes e minimizem os pontos fracos, bem como conhecer melhor o ambiente em que se está envolvido.

 

2. Definição da identidade da empresa

É muito comum que empresas, principalmente as de menor porte, não possuam uma identidade. Porém, é de extrema importância que ela seja definida, de modo a traduzir o que a empresa oferece, o porquê de sua existência, onde ela quer chegar e quais são seus princípios. Neste passo, é comum que as empresas definam seu negócio, missão, visão e valores e exponham-nos a todos os seus membros, parceiros e clientes, para que haja um alinhamento quanto à real identidade da organização. Consequência disso, é a maior facilidade ao alinhar os colaboradores para um objetivo comum.

 

3. Definição dos objetivos da empresa e ações para alcançá-los

Depois de definir a identidade da empresa, para que a estratégia possa ser alcançada, é necessário que os objetivos que a organização pretende alcançar sejam traçados. Esses objetivos devem estar relacionados com a visão da empresa, ou seja, com a identidade da organização, que demonstra onde ela almeja chegar. Além disso, o gestor deve levantar ações que o auxiliem a alcançar os objetivos traçados, evidenciando saídas claras e práticas de longo, médio e curto prazos.

 

4. Monitorar resultados

É essencial que, depois dos objetivos traçados, os resultados sejam monitorados. Esse acompanhamento pode ser feito por meio de indicadores e metas, ou seja, deve-se definir o que será mensurado e qual a meta ou resultado que se pretende atingir para o alcance de determinado objetivo. Para isso, é interessante que esses resultados sejam monitorados para que a empresa possa ter conhecimento sobre o alcance de sua estratégia, bem como alternativas que o ajudem a atingir, cada vez mais, melhores resultados e chegar onde almeja.

 

5. Traçar ações para atingir melhores resultados

Ao monitorar os resultados, tanto os insatisfatórios quanto os satisfatórios, é possível pensar em ações que façam com que eles sejam cada vez melhores, sempre alinhados com os objetivos da empresa. Uma possibilidade é definir responsáveis para praticar essas ações e, posteriormente, acompanhar os resultados obtidos.

 

Traçando a estratégia da sua empresa através da identificação e análise de pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças, definição da identidade da empresa, construção de objetivos e ações e monitoramento dos resultados, é possível que a empresa chegue cada vez mais perto de seu grande sonho.

 

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