photo-1431578409060-9aad91ba5f79

Como melhorar a motivação dentro da sua empresa

A motivação dos funcionários dentro de uma empresa afeta diretamente a produtividade da mesma. Segundo a Right Management, que entrevistou 30 mil pessoas de 15 países, incluindo 10 brasileiros, os profissionais motivados são 50% mais produtivos. Os funcionários motivados e reconhecidos se envolvem de forma mais íntegra com a empresa, de modo a entregar resultados além dos esperados. O bom relacionamento entre os colegas também gera um ambiente agradável e propício às atividades.

 

Seguem algumas dicas e ideias de como o gestor pode aumentar a motivação dentro da sua empresa e satisfação dos seus funcionários:

 

1.Desafiar os seus colaboradores

 

Todos os funcionários devem se sentir parte integrante da empresa, aquele sentimento de que o seu trabalho é essencial para o bom funcionamento da mesma. Para isso é importante que o gestor proponha metas reais e palpáveis de acordo com o perfil de cada um de seus colaboradores. Conhecer o perfil e propor metas que expandam os limites de cada funcionário gradualmente incentiva o desenvolvimento de cada um, e faz com que os colaboradores realmente se sintam motivados a atingi-las. Desta forma você estará estimulando cada um a dar o melhor de si, todos os dias e assim aumentar a motivação dentro da sua empresa.

 

2. Empoderar os seus funcionários

 

Dê abertura para os seus colaboradores darem ideias, tanto nos processos do seu trabalho como na empresa em si. Defina as metas em conjunto com eles, mas dê liberdade para que eles decidam suas próprias maneiras de alcançarem os resultados. Com uma maior liberdade para trabalhar, a inovação vem de maneira mais natural, o que desenvolve melhor seus colaboradores e também faz com que eles sintam uma responsabilidade maior pelo resultado que entregam à empresa.

 

3. Extrair o melhor de cada funcionário

 

Conheça a fundo o seu colaborador, como o seu estilo de trabalho, seus pontos fortes e fracos, o que quer desenvolver e, a partir disso, delegue as tarefas e processos de acordo com o perfil de cada um. Ninguém dá o máximo de si trabalhando em algo que não gosta. Assim, fortaleça o lado humano dentro da sua empresa e estará cooperando para uma melhor motivação dentro da organização.

 

4. Comemorar pequenas conquistas

 

Ao final de cada projeto ou a cada conquista dentro da empresa, comemore o resultado junto aos seus colaboradores. Celebrar é importante para renovar as energias e se preparar para os próximos desafios. Além disso, celebrações com a equipe aproximam os membros e faz com que o clima do trabalho seja mais positivo, o que contribui para o melhor alcance dos resultados.

 

5. Oferecer os benefícios certos

 

Procure entender quais tipos de recompensas mais motivam os seus funcionários, e crie benefícios atrelados ao desempenho de cada um. Lembre-se que o valor percebido em um benefício é diferente para cada colaborador. Alguns funcionários podem preferir um destaque como funcionário do mês do que um bônus no final do mês, por exemplo. Assim procure encontrar estímulos personalizados para cada um, deixando o trabalho mais agradável e estimulando a busca pelo alto desempenho.

 

É importante ressaltar que com uma maior motivação dentro da empresa, os funcionários rendem mais e consequentemente os resultados alavancam.

 

planejamento-estrategico-na-pratica