7 Motivos Claros para se Realizar um Plano de Negócios Antes de Sair Empreendendo

Empresas abrem e fecham a todo segundo. Você sabe como um plano de negócios pode ajudar a sua empresa a sobreviver?

 

Abrir uma empresa é sempre um grande desafio e incertezas são comuns para quem quer se tornar um empresário de sucesso. De acordo com o Sebrae, 48% das empresas brasileiras fecham após três anos da abertura. Para que isto não ocorra e a abertura de um novo negócio seja realizada da maneira mais segura possível é indicado que se realize um plano de negócios, que possibilita ao empreendedor demonstrar a sua ideia de negócio de uma maneira organizada e concreta para possíveis sócios ou investidores e, até mesmo, para auxílio na concessão de crédito ou financiamento.

 

O plano de negócio visa definir os principais objetivos e estratégias da organização, diferenciais e de como o produto ou serviço irá se relacionar com o público para o qual é destinado. Ele também busca planejar a estrutura da empresa, tanto organizacional quanto física e legal, além de formalizar os procedimentos internos para que ocorram da forma mais eficiente possível. Deste modo, é possível estimar o valor necessário de investimento e projeções de retorno do capital comparado às taxas de mercado.

 

O Plano de Negócios é fundamental para que o empreendedor sistematize suas ideias e possa, então, obter uma visão geral da empresa, auxiliando-o na tomada de decisão. Nesse momento, você pode se perguntar: “Mas o que um plano de negócio vai me trazer de resultado?”.

 

  • Melhor embasamento da tomada de decisão;
  • Compreensão estratégica da atuação da empresa;
  • Conhecimento das oportunidades e ameaças do mercado bem como do público alvo;
  • Definição dos diferenciais da empresa;
  • Conhecimento da viabilidade mercadológica e financeira;
  • Visão sistêmica da organização;
  • Diminuição dos riscos de insucesso na abertura do empreendimento