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Plano de Marketing: saiba como ele se adaptou para a era digital!

Fato é que o avanço tecnológico proporcionou à sociedade mudanças significativas no modo de agir, trabalhar, estudar, comunicar e se relacionar. 

Assim, vivemos uma nova era cercada por aparelhos eletrônicos com inteligência artificial capazes de facilitar o nosso dia a dia. 

A era digital invadiu diversas áreas de atuação e conhecimento, desde áreas médicas e educacionais até as áreas empresariais, como o marketing. 

Dessa forma, diversos processos tradicionais foram adaptados ao contexto digital atual em que vivemos, proporcionando a aplicação de conceitos e estratégias fundamentais de forma facilitada pelos meios tecnológicos. 

Dentre tais estratégias as quais foram adaptadas, está o Plano de Marketing, adequado às novas tecnologias e facilitado por elas.

Mas afinal, o que é plano de marketing e como ocorreu o processo de adaptação? É o que te explicaremos a seguir. 

O que é Plano de Marketing? 

O plano de marketing é um documento que sistematiza e planeja estratégias de marketing específicas, pensadas e desenvolvidas especialmente para a progressão de uma empresa. 

O planejamento documentado deve ter um período definido, junto de índices de concorrência, indicadores de sucesso, persona, público alvo e objetivos gerais a serem seguidos por todos os setores da corporação. 

Dessa forma, é um verdadeiro guia de crescimento empresarial, e pode ser feito tanto em períodos típicos como em campanhas específicas, sejam elas sazonais ou promocionais. 

É feito baseado em dados reais e fidedignos, o que confere ao planejamento altos níveis de efetividade. 

Além disso, cada plano é desenvolvido de acordo com as necessidades e especificidades da empresa, que será orientada pelo planejamento. 

Afinal, é muito mais fácil conquistar um objetivo sabendo o caminho e as medidas exatas para alcançá-lo. 

Como dito por John L. Beckley:

“A maioria das pessoas não planeja fracassar, fracassa por não planejar” 

Portanto, investir em planejamento é fundamental para uma gestão de marketing eficiente e assertiva, capaz de levar a empresa a altos patamares. 

Como o plano de marketing se adaptou para a era digital?  

Como dito anteriormente, a tecnologia inovou e melhorou diversos processos, inclusive os de marketing. 

Com a execução de um plano de marketing isso não foi diferente, e o documento foi adaptado para a era tecnológica com versões digitais e modernizadas da versão tradicional. 

Assim, tanto a elaboração do documento quanto o armazenamento e compartilhamento do mesmo tornaram-se processos digitais e automatizados. 

A partir da adaptação e suas facilidades, diversos benefícios foram gerados na implementação dos planos de marketing digitais. 

Por isso, seu uso tornou-se amplo e bem aceito nos meios empresariais, que passaram a adotar o Plano de Marketing digital como ferramenta fundamental na gestão de marketing e negócios. 

Mas afinal, como criar um plano de marketing digital e aproveitar das facilidades e vantagens geradas por ele? 

A seguir, preparamos um passo a passo para te explicar como elaborar um plano de marketing efetivo. 

Como elaborar um plano de marketing digital? 

  1. Analise dados e resultados anteriores 

Como dito anteriormente, o documento é feito com base em dados reais e fidedignos. 

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Por isso, o primeiro passo para elaborar um plano de marketing digital é analisar dados e resultados anteriores, dimensionando e elencando as estratégias mais funcionais já tomadas e descartando as que não apresentaram resultados positivos. 

  1. Faça o diagnóstico da situação atual da empresa 

Após analisar resultados passados, é hora de focar no presente e fazer um diagnóstico da situação atual da sua empresa. 

No diagnóstico alguns pontos importantes como: número de vendas e colaboradores, recursos disponíveis e faturamentos, passivos e ativos, estrutura física e gestão atual, devem ser analisados e relatados. 

Assim, será possível analisar a situação do seu negócio de forma geral e situá-lo. 

  1. Analise o cenário de mercado em que o seu negócio está inserido 

Após analisar a situação atual da sua empresa, é hora de se atentar ao mercado em que ela está inserida. 

Essa etapa é importante para facilitar o processo de inserção das estratégias, pois elas serão analisadas tendo em vista o cenário de mercado e a concorrência. 

Tais fatores são extremamente importantes para analisar a viabilização das estratégias e as dificuldades provenientes do mercado. 

  1. Defina seu público alvo e as respectivas personas 

Para definir o público alvo e as personas, é importante fazer uma pesquisa de público e entender as principais características dos seus consumidores. 

Após agrupar essas características, será possível definir o seu público alvo e posteriormente as suas personas. 

Essa etapa é fundamental para entender o seu público e as ações que mais funcionam com ele, sendo parte indispensável do processo. 

  1. Defina os objetivos do seu negócio 

Definir os objetivos da sua empresa é fundamental para direcioná-la. 

Por isso, coloque em pauta todos os objetivos da sua corporação, sejam eles financeiros ou organizacionais. 

Tais objetivos vão definir e orientar todos os outros passos, que deverão ser baseados e focados nesta etapa. 

  1. Analise as estratégias de marketing disponíveis no mercado 

Com os objetivos definidos, é hora de analisar as estratégias de marketing existentes e entender as mesmas. 

Tal entendimento proporciona facilidade na próxima etapa, que será de escolha e definição. 

  1. Defina as melhores estratégias para as necessidades do seu negócio 

Após entender e conhecer as estratégias disponíveis, é hora de definir as que mais se encaixam nas necessidades da sua empresa e as que melhor executam os objetivos pré definidos. 

  1. Defina o cronograma de execução e os seus respectivos responsáveis

Com todos os tópicos anteriores já determinados, é hora de definir um cronograma para execução do plano e os responsáveis pelo mesmo. 

O cronograma deverá conter período de execução, plano a ser executado, ferramentas de execução e os responsáveis por ela. 

  1. Elabore e execute o plano de marketing digital  

Por último, é hora de elaborar o plano de marketing digital. 

O último passo envolve a sintetização dos aspectos definidos anteriormente, com a sua oficialização e detalhamento. 

Tal processo pode ser feito de forma on-line, a partir de softwares específicos os quais facilitam a última etapa do processo. 

Conclusão 

Por fim, vale salientar a importância da prática constante de estratégias e ações definidas, pois só assim os objetivos serão alcançados e o plano será efetivo. 

Se deseja contar com ajuda profissional para realização do plano e suas respectivas etapas, não hesite em nos contatar. 

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