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Tudo sobre pesquisa de satisfação de funcionário e métodos de melhoria

Sem dúvidas, qualquer empresa que deseja ser bem sucedida deve investir na satisfação de quem influencia e determina diretamente a qualidade dos serviços e produtos ofertados: O funcionário.

Por muito tempo, a satisfação do público era o único fator que importava para as empresas, as quais desconsideravam completamente a satisfação de seus funcionários em relação às condições de trabalho oferecidas. 

Tal conduta não era funcional, e tornou-se insustentável ao decorrer dos anos causando danos irreversíveis para as corporações, tendo em vista a conscientização e imposição de funcionários em relação aos seus próprios direitos. 

Com isso, a percepção sobre satisfação dos colaboradores mudou completamente e tornou-se prioridade de empresas de grande sucesso. 

Assim, muito se fala sobre a satisfação dos funcionários e a sua importância, bem como os métodos de avaliação da mesma e as formas de melhorias. 

Para entender cada um desses fatores, nos acompanhe na leitura dos tópicos a seguir: 

  1. Qual a importância da satisfação do funcionário? 
  2. Pesquisa de satisfação: Entenda tudo sobre ela 
  3. Métodos de melhorias 
  4. Conclusão 

Qual a importância da satisfação dos funcionários? 

Como dito anteriormente, a sua equipe de colaboradores está diretamente ligada à qualidade de serviço e produto que a sua empresa oferece ao público. 

Logo, a satisfação de funcionários influencia todos os processos empresariais, desde a produção até o atendimento ao cliente. 

Afinal, a existência do seu negócio só é viável e sustentável por eles. 

Dessa forma, é fundamental reconhecer a importância da sua equipe para consegue perceber a importância de satisfação da mesma. 

Além disso, também é válido ressaltar a necessidade de uma equipe bem estruturada e satisfeita para tornar a sua empresa um local desejável e agradável para todos os envolvidos. 

Por isso, não hesite em saber como anda a satisfação dos seus funcionários e avaliar possíveis melhorias, pois as mesmas irão possibilitar uma evolução progressiva e assertiva do seu negócio. 

Mas, como fazer isso? A partir da pesquisa de satisfação, a qual detalharemos a seguir. 

Pesquisa de satisfação: Entenda tudo sobre ela 

O que é a pesquisa de satisfação?

A pesquisa de satisfação, como o próprio nome já fala, é uma pesquisa realizada para medir o nível de satisfação dos seus funcionários perante as condições de trabalho existentes na sua empresa. 

É a partir dela que há a possibilidade de analisar e modificar o modo de gestão de pessoas, priorizando a satisfação dos funcionários e elevando ao máximo os números da pesquisa. 

A pesquisa é ampla e envolve uma série de fatores relacionados à satisfação geral, indo de fatores locais como organização e estruturas físicas empresariais até fatores psicológicos e de convivência. 

Por isso, a quantificação dos seus resultados vai muito além de uma simples avaliação. É a análise completa de fatores psíquicos, físicos e sociais resultantes do dia a dia de determinada corporação. 

Como fazer a pesquisa de satisfação? 

A pesquisa de satisfação deve ser feita pela equipe de RH da empresa, e deve conter perguntas capazes de abranger todos os fatores responsáveis pela satisfação dos colaboradores. 

Por isso, é importante definir questionamentos claros e objetivos, os quais envolvam: 

  • Nível de satisfação salarial 
  • Relacionamento entre colaboradores 
  • Nível de satisfação com as condições físicas da empresa e as estruturas existentes (como banheiro, por exemplo) 
  • Nível de satisfação com a carga horária 
  • Nível de participação do colaborador 
  • Frequência de episódios de desgastes psicológicos, como estresse e ansiedade 
  • Nível de satisfação com o trabalho prestado e as condições do mesmo 
  • Nível de satisfação com os benefícios ofertados pela empresa (como plano de saúde, por exemplo) 
  • Nível de satisfação com os gestores e demais superiores 
  • Nível de bem estar ofertado pelo local de trabalho e as condições dos dispositivos utilizados (como maquinários e eletrônicos, por exemplo). 

Além disso, é importante adicionar demais questionamentos que sejam específicos para a sua empresa, pois a depender da atividade prestada as perguntas deverão ser modificadas e adaptadas para a realidade do seu negócio. 

Em relação às respostas, é importante que elas sejam igualmente claras e objetivas. 

Trabalhar com números e definir uma escala de 1 a 10 para as respostas pode ser interessante pois possibilita a obtenção da média de cada fator definido. 

Entretanto, também é possível oferecer respostas como “ruim, bom e ótimo”, além de respostas discursivas completas. A escolha do método de resposta irá depender dos seus objetivos e das suas intenções de melhorias. 

Médias, por exemplo, possibilitam uma análise geral da situação da sua empresa e situa os pontos mais críticos. 

Já as respostas discursivas possibilitam o detalhamento dos problemas de uma determinada questão, sendo mais interessante para casos isolados de melhorias. 

Dessa forma, é fundamental se ater às características específicas do seu negócio e fazer toda a pesquisa baseada nas mesmas. 

Assim, a pesquisa será mais assertiva e cumprirá com os objetivos definidos previamente. 

Métodos de melhoria 

Após diagnosticar os pontos críticos, é hora de melhorar cada um deles e aumentar significaremos o nível de satisfação dos seus funcionários. 

Para isso, é importante contar com métodos de melhoria adequados e efetivos para as necessidades da sua empresa. 

A seguir, listamos alguns exemplos para que você possa aplicar a realidade do seu negócio: 

  • Oferta de salário justo e condizente com o serviço prestado: É fundamental oferecer um salário justo para os seus colaboradores, valorizando o trabalho dos mesmos e remunerando-os adequadamente. 
  • Oferta de crescimento empresarial, treinamentos e capacitações: Investir nos seus funcionários de forma direta também é uma característica que aumenta significativamente a satisfação deles, pois a possibilidade de crescimento e as ofertas de capacitação os tornam mais engajados e determinados a conquistar patamares cada vez mais altos dentro da empresa. 
  • Melhorias das dependências físicas: Sem dúvidas, permanecer em um ambiente confortável é um fator diretamente relacionado à satisfação. Por isso, é importante investir em reformas e demais mudanças capazes de aumentar significativamente o conforto e o bem estar dos seus colaboradores no local de trabalho. 
  • Estratégias de relacionamento empresarial: Também é importante investir em estratégias de bom relacionamento e convivência empresarial, tornando as relações existentes mais sólidas e amigáveis. 
  • Oferta de apoio psicológico profissional: O estado psíquico do indivíduo é fundamental para definir o seu nível de satisfação. Por isso, é importante que a empresa oferece apoio psicológico profissional aos seus funcionários, incentivando-os a contar com tal apoio sempre que necessário, reduzindo os níveis de estresse e ansiedade causados pelo ambiente de trabalho. 
  • Oferta de feedbacks: O feedback é uma estratégia de reconhecimento de desempenho e valorização de trabalho dos funcionários. Por isso, é tão importante realizar esses feedbacks de forma constante, motivando a sua equipe e tornando-a ainda mais engajada pelo sentimento de valorização e reconhecimento do trabalho. 

Com a prática correta dos métodos listados acima, há um aumento significativo dos níveis gerais de satisfação dos colaboradores, proporcionando melhores resultados em pesquisas de satisfação futuras e influenciando diretamente nas relações e produções empresariais. 

Por isso, é imprescindível investir em métodos de melhorias e motivação de forma constante. 

Conclusão 

Após a leitura dos tópicos acima, esperamos que você tenha entendido tudo sobre a pesquisa de satisfação e os métodos de melhorias. 

Afinal, de nada adianta realizar pesquisa de satisfação sem intenção de mudanças. 

Por isso, lembre-se sempre de utilizá-la da melhor forma possível, como um verdadeiro direcionamento das metodologias utilizadas no seu negócio. 

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