Inegavelmente, as estratégias adotadas por uma empresa são os fatores mais importantes e decisivos para o crescimento dela, por isso saber o que são indicadores empresariais e utilizá-los da maneira mais eficiente é tão importante!
Tendo isso em vista, diversos gestores e proprietários investem tempo e dinheiro em ferramentas específicas de crescimento e sucessão empresarial, visando sempre os melhores resultados possíveis para aquele negócio.
Entretanto, nem sempre os resultados obtidos com a aplicação de determinadas estratégias são benéficos ou minimamente positivos, representando um verdadeiro desperdício de recursos.
Por isso, analisar o andamento das ferramentas e estratégias utilizadas é imprescindível para qualquer empresa que deseja investir de forma assertiva.
Mas, como fazer essa análise e entender o desempenho e os resultados dos investimentos feitos? É aí que entram os indicadores empresariais, os quais serão detalhados e explicados a seguir.
O que são indicadores empresariais?
Também chamados de KPIs (Key Performance Indicator, em tradução livre: Indicadores chaves de desempenho), os indicadores empresariais são métricas utilizadas para analisar os resultados e a sucessão de determinada estratégia.
São fundamentais para a análise do desempenho empresarial, possibilitando a realização de mudanças e o aperfeiçoamento de estratégias, levando a empresa a um crescimento progressivo e assertivo.
Também direcionam corretamente os caminhos a serem seguidos pela corporação, influenciando de forma direta importantes tomadas decisivas.
Podem ser utilizados tanto para análise de situações empresariais gerais quanto para a análise de setores isolados, possibilitando o detalhamento de departamentos e equipes.
Além disso, ainda apresentam benefícios incontestáveis, sendo os principais deles:
- Resultados e dados quantificados: Os indicadores empresariais geram resultados quantificados, ou seja, representados em números mensuráveis. Assim, a análise torna-se fidedigna e compreensível, possibilitando dados fáceis de serem entendidos e avaliados. Tal facilidade é que irá viabilizar a realização das adequações necessárias para melhores resultados de desenvolvimento empresarial, por isso, essa é uma característica tão importante.
- Engajamento da equipe de colaboradores e aumento da eficiência: Com a obtenção de resultados, é possível motivar a sua equipe, tornando-a ainda mais engajada e eficiente. Isso acontece pois visualizar os resultados do próprio trabalho é extremamente gratificante, principalmente quando os mesmos são positivos. Quando os resultados forem negativos, também será possível motivar a equipe a partir da necessidade de mudança e da importância de cada colaborador nesse processo, estabelecendo metas e até mesmo recompensas em casos de melhorias.
- Integração de diferentes setores e alinhamento de metas: Com a análise constante dos resultados empresariais, os gestores responsáveis passam a definir metas tangíveis de melhorias e ajustes. Assim sendo, a corporação como um todo passa a trabalhar a partir dos mesmos objetivos, gerando integração entre diferentes setores e alinhamento de metas.
- Redução de custos: Como dito anteriormente, os indicadores empresariais evitam que a sua empresa invista recursos em estratégias e ferramentas não funcionais. Dessa forma, há uma redução significativa desses custos, e todo o investimento feito passa a ser muito mais assertivo e rentável.
- Identificação de talentos e colaboradores em potencial: Os KPIs também são capazes de analisar o desempenho de colaboradores de forma individual, possibilitando a análise e o achado de colaboradores potenciais, os quais podem ser recompensados de alguma maneira ou incentivados a crescerem dentro da empresa.
- Padronização de processos: Os processos também tornam-se padronizados, tornando todo o dia a dia empresarial mais organizado.
- Redução de erros: A incidência de erros também diminui bastante, tendo em vista o investimento em práticas e medidas assertivas, evitando possíveis intercorrências e processos de atraso.
- Aumento de vendas: Decorrente de todos os benefícios listados, as vendas também aumentam significativamente, tendo em vista o engajamento e as metas estabelecidas previamente.
Agora que você já sabe o que é, reconhece a importância e os principais benefícios, podemos partir para o ponto principal do nosso artigo: Tudo o que você deve analisar a partir dos indicadores empresariais.
O que você deve analisar a partir dos indicadores empresariais:
Como dito anteriormente, os indicadores empresariais possibilitam a análise de estratégias e ferramentas, de forma geral ou individual de diversos setores.
Assim sendo, há dúvidas constantes do que deve ser analisado a partir dos indicadores empresariais, tendo em vista as vastas possibilidades existentes.
Para esclarecer essa questão, separamos os princípios mais importantes de análise e respectivos exemplos de indicadores empresariais.
Desempenho estratégico
Como o próprio nome já fala, está diretamente ligado ao planejamento estratégico.
Dessa forma, os indicadores empresariais de desempenho estratégico analisam se as medidas tomadas e aplicadas no dia a dia de trabalho estão levando a empresa aos objetivos definidos previamente.
A partir destes indicadores é que se faz possível analisar também outros dois tipos: táticos e operacionais, importantes para a análise completa do desempenho estratégico operacional.
Indicadores estratégicos: Relacionados à missão e visão empresarial, tendo como base os objetivos da empresa e o planejamento.
Indicadores táticos: Também chamados de indicadores gerenciais, os indicadores táticos estão relacionados aos níveis de gestão da empresa.
Indicadores operacionais: Como o próprio nome já fala, são baseados no processo operacional propriamente dito, focando em colaboradores e operadores.
Produtividade
A produtividade é, sem dúvidas, um dos aspectos mais importantes para as empresas.
Afinal, ela é um fator fundamental para a eficiência de trabalho e para a viabilização das vendas, que aumentam e melhoram significativamente a partir da capacidade que uma empresa tem de ser produtiva.
Por isso, analisar a produtividade do seu negócio é um passo necessário para viabilizar a melhoria de eficiência, efetividade e a produtividade propriamente dita.
Como exemplos de indicadores de produtividade, podemos citar:
- Quantidade de peças produzidas por hora
- Quantidade de serviços realizados por dia
- Quantidade de atendimentos realizados por semana
Capacidade
A capacidade está diretamente relacionada à produtividade, mas os indicadores são diferentes e específicos para este tópico.
Por exemplo, podemos colocar como indicadores empresariais de capacidade:
- Capacidade de produção diária de produtos
- Capacidade de atendimentos
- Capacidade de vendas
- Capacidade de faturamento
- Capacidade de entrega
Para estes indicadores, é importante estabelecer um determinado período de tempo padrão para o mesmo KPI, tornando possível a comparação de diferentes épocas e visando sempre a evolução e o aumento dos resultados.
Qualidade
A qualidade por sua vez, está diretamente ligada a satisfação dos seus consumidores e a autoridade da sua empresa dentro do mercado de trabalho.
Afinal, é a qualidade dos seus produtos e/ou serviços que irá proporcionar valor ao seu negócio e destaque comercial.
Por isso, a qualidade é fundamental ao sucesso e deve ser testada e analisada constantemente, para que as melhorias necessárias sejam feitas e ela aumente progressivamente.
Como exemplos de indicadores de qualidade, podemos citar:
- Número de solicitações atendidas
- Número de insatisfação com atrasos, entregas, produtos, serviços
- Nível de satisfação dos consumidores
Os exemplos podem ser vários, e devem ser adequados às necessidades e a realidade da sua empresa, tendo em vista as especificidades de operação e trabalho da mesma.
Por isso, escolha indicadores condizentes e funcionais para a realidade do seu negócio.
Conclusão
Por fim, agora que você já leu todo o nosso conteúdo deve ter entendido o que são os indicadores empresariais, a sua importância e os principais pontos a serem analisados e quantificados por eles.
Lembre-se sempre que o planejamento e o direcionamento precisam caminhar lado a lado, caso contrário, não são bem sucedidos.
Por isso, tenha em mente a importância de analisar o andamento e a progressão dos objetivos da sua empresa para viabilizar o alcance dos mesmos.
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