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9 modelos de planejamento estratégico para aplicar na sua empresa

Você conhece modelos de planejamento estratégico? Não? Neste conteúdo te mostramos 9 modelos para você elaborar o melhor planejamento para o seu negócio!

O planejamento estratégico é a ferramenta mais importante do mundo corporativo para alcançar o sucesso no seu negócio. Afinal, planejar as ações da sua empresa ajudam sua equipe a focar em atingir os objetivos organizacionais e consequentemente aumentar o faturamento da empresa, posicionamento da marca, atração de novos clientes, entre outras possibilidades.

Quando se tem um horizonte bem definido, obtido com a ajuda de modelos de planejamento estratégico, por exemplo, é muito mais fácil atingir os objetivos da empresa, conquistando o seu espaço no mercado de forma mais competitiva e eficiente.

Assim, você consegue focar no que realmente é importante, ao invés de ficar apagando “incêndios” que podem acontecer pela falta do planejamento empresarial.

É por isso, que muitas empresas com excelentes ideias não sobrevivem ao campo de batalha que é o mundo corporativo sem ter um planejamento prévio de suas ações.

Para que isso não aconteça com o seu negócio, continue acompanhando este post que te mostraremos os melhores modelos de planejamento estratégico para sua organização.

O que é planejamento estratégico?

O planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão que define o caminho que a empresa precisa seguir para atingir seus objetivos. Ele funciona como uma espécie de GPS que aponta a melhor direção para alcançar um destino.

Assim, o planejamento estratégico reconhece e analisa a atual situação da empresa, fazendo uma projeção futura de como ela deseja estar daqui há um tempo.

Segundo Peter Druck, considerado o pai da administração moderna:

“O planejamento estratégico é um processo contínuo e sistemático de tomada de decisão empresarial com base em profundo conhecimento do futuro do negócio, incluindo os esforços necessários para aplicar essas decisões, medir resultados e prover feedback.”

Tudo isso significa que planejar é essencial para ter sucesso desde o início do negócio. Com um bom plano você vai conseguir definir metas, traçar estratégias, se antecipar aos problemas e monitorar o progresso da sua empresa no alcance dos seus resultados.

Algumas características do planejamento estratégico são:

  • Exige esforço organizacional contínuo: Ou seja, é de responsabilidade de todos da organização e necessita da colaboração e envolvimento de todos os colaboradores para chegar aos objetivos almejados;
  • Traduz a estratégia em iniciativas concretas: O planejamento estratégico deve ser desdobrado em partes menores para que as metas fiquem mais fáceis de serem medidas e alcançáveis. Dessa forma, se detalha os objetivos, metas, iniciativas estratégicas, entre outros;
  • Integra todas as camadas da organização: Todas as pessoas precisam participar da construção do planejamento estratégico e estarem engajadas em conquistar cada objetivo proposto. Por isso, o trabalho em equipe é a única forma de atingir as metas globais;
  • Leva a uma visão de negócio futuro: O planejamento estratégico deve focar em conquistar mudanças para o futuro da empresa. É preciso focar no que realmente importa e traz resultados a longo prazo;
  • Necessita de monitoramento constante: Durante a execução do planejamento estratégico muitos fatores externos e internos podem acabar atrapalhando no atingimento das metas, por isso, é necessário se manter atento para ajustar a rota antes que seja tarde.

Quais as vantagens de fazer um planejamento estratégico na sua empresa?

O planejamento estratégico é fundamental, pois serve como um guia para as ações que precisam ser executadas durante um determinado tempo na sua empresa. Quando bem desenvolvido, ele ajuda a administrar a quantidade de recursos empregados na estratégia, além de ajudar a lidar com imprevistos, diminuir perdas e alcançar resultados positivos a longo prazo.

A construção da estratégia trabalha com alguns objetivos, como:

  • Agilizar tomadas de decisão;
  • Conhecer a concorrência;
  • Descobrir os pontos fortes e fracos da empresa;
  • Motivar e integrar equipes;
  • Definir um posicionamento para a marca.

Dessa forma, o plano estratégico apresenta muitas vantagens para a organização, algumas delas são:

  • Resumir o propósito da organização: O propósito é o que a empresa deseja alcançar. Por isso, o planejamento estratégico proporciona uma análise sobre o presente, analisando como as ações feitas hoje podem impactar no futuro. Sendo assim, pode-se dizer que o planejamento resume o propósito da organização facilitando no alinhamento do que deve ser feito entre todos os colaboradores.
  • Facilitar o entendimento da estratégia: Com um planejamento bem estruturado, é mais fácil aumentar a compreensão dos colaboradores sobre a estratégia da empresa. Com essa facilitação do entendimento da estratégia, as pessoas participam e se engajam mais no atingimento das metas.
  • Detalhar a execução da estratégia: O planejamento estratégico quando bem feito divide a estratégia em objetivos, indicadores, recursos, etc. Com esse detalhamento, o plano estratégico se torna mais prático de ser executado. Dessa forma, as pessoas conseguem entender com mais precisão que ações precisam ser executadas no dia a dia da empresa para atingir os objetivos globais.
  • Motivar os colaboradores: As pessoas fazem parte de todas as etapas do planejamento estratégico. Por isso, é fundamental que elas estejam motivadas a cumprir o que a estratégia requer. Se os colaboradores entendem o papel no futuro da empresa, eles se sentirão muito mais motivados a perseguir e alcançar as metas.

9 modelos de planejamento estratégico para aplicar na sua empresa

Imagem de uma pessoa colocando em ação os modelos de planejamento estratégico.

Os tipos ou modelos de planejamento estratégico podem ser divididos em três classificações diferentes, que são:

  1. Nível organizacional
  2. Profundidade
  3. Abordagem

Cada tipo de classificação vai trazer modelos diferentes de planejamento. É o que veremos a seguir.

Classificação pelo nível organizacional

Esse tipo de classificação é dividido em estratégico, tático e operacional.

  • Planejamento estratégico

O Planejamento estratégico do negócio, é o tipo mais comum realizado nas empresas de tempos em tempos. Esse modelo proporciona que a empresa faça um planejamento geral, determinando as metas, objetivos, recursos, responsabilidades e outros pontos para serem atingidos até um período determinado. É muito utilizado por empresas que desejam ingressar no mercado e precisam conhecer mais do seu público e do ambiente em que vão se inserir.

  • Planejamento tático

É o tipo de planejamento que se refere às unidades do negócio ou áreas funcionais, como: Financeiro, Recursos Humanos, Marketing e TI. Dessa forma, o desdobramento geral do planejamento estratégico é realizado para essas áreas e demonstra como a estratégia será executada em um determinado contexto e como essas áreas precisam trabalhar para atingir os objetivos globais do negócio.

  • Planejamento operacional

Esse modelo mostra como o plano operacional da empresa deve seguir de acordo com o planejamento estratégico do negócio. Por exemplo: Se uma empresa está com um plano de crescimento acelerado focado em expansão, o operacional da empresa deve estar preparado para atender essa demanda através de um plano de fabricação ou desenvolvimento do produto.

Classificação pela profundidade

A classificação pela profundidade é dividida em duas: renovação estratégica e replanejamento estratégico.

  • Renovação estratégica

Esse tipo de planejamento é feito quando:

  • Os líderes estão insatisfeitos com o negócio atual;
  • O futuro apresenta riscos expressivos;
  • A organização passou por um momento delicado, como ter ficado com as contas no vermelho por alguns anos consecutivos.

Por esses motivos, é feita a renovação estratégica que se trata de redescobrir o negócio, proporcionando um senso de urgência para motivar mudanças no plano estratégico da empresa.

  • Replanejamento estratégico

O replanejamento é repensar a estratégia definida anteriormente. Isso significa rever o ciclo completo do planejamento, com análise de ambiente interno e externo, além de definição de novas estratégias.

Não existe regra para esse modelo, pode ser que ocorra mudanças significativas ou que se mantenha as estratégias anteriores, mas o importante é permitir que as mudanças maiores sejam percebidas ao longo do caminho e de forma que não impacte tão bruscamente os colaboradores da organização.

Classificação pela abordagem

A classificação pela abordagem é dividida em dois modelos: Tradicional e Contemporânea.

  • Tradicional

Um planejamento baseado em metodologias tradicionais é normalmente orientado a resolver problemas conhecidos e problemas do futuro (riscos).

Geralmente para esse tipo de planejamento são utilizadas ferramentas como a Matriz SWOT para fazer a análise das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de uma empresa e após isso montar os planos de ação.

  • Contemporânea

Ao longo do tempo, as metodologias de planejamento estratégico foram se modernizando e começou a absorver conceitos de outras áreas. Um exemplo disso é a utilização dos princípios do Design Thinking que é uma metodologia que utiliza o jeito de pensar dos designers para construir soluções inovadoras. Sendo assim, ela possibilita uma construção do plano estratégico menos linear e mais colaborativa.

O uso das ferramentas contemporâneas é super recomendado na construção da estratégia e deve ser utilizado em conjunto com pessoas preparadas para fazer uma condução adequada.

Conclusão

O planejamento estratégico é o principal ponto de partida para quem deseja começar um negócio ou até mesmo modificar o seu atual.

Através do planejamento a sua empresa será guiada a estar mais próxima dos objetivos almejados pelos gestores, se tornando possível, por exemplo, aumentar o faturamento, expandir seu market share, conquistar novos tipos de clientes, entre outros.

Por isso, o planejamento estratégico é a ferramenta mais importante para garantir o sucesso do seu negócio, independente da área em que ele se encontra!

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