CONTEÚDO DE BLOG

Estudos de Viabilidade: saiba como a falta dele pode arruinar o seu negócio

Você sabe porque os estudos de viabilidade são essenciais para um negócio? Não? Aqui, nós te mostraremos TUDO sobre ele e porque ele é essencial!

Ter uma boa ideia é o primeiro passo para desenvolver um empreendimento. Todavia, além desse pontapé inicial, é necessário realizar uma boa gestão. Com um bom planejamento, as chances de você obter sucesso naquilo que se propuser a fazer são bem maiores, e o estudo de viabilidade se faz imprescindível para colocar suas ideias em prática. Além de importante para qualquer negócio, ele pode ser aplicado em projetos pessoais, como na construção de uma casa, na aquisição de um carro, etc.

Estudar a viabilidade serve para estruturar o planejamento de um negócio, pois leva em consideração todas as variáveis que influenciam e agem sobre a empresa, oferecendo informações e indicadores para uma melhor tomada de decisão. Além disso, um estudo de viabilidade ajuda a prever se o retorno sobre os investimentos realizados serão significativos e compensarão os gastos.

Junto de uma boa gestão e de um plano de negócios bem estruturado, o estudo de viabilidade é fundamental para atuar estrategicamente e garantir que se alcancem os melhores resultados para a sua empresa. Ficou interessado? Acompanhe nossas dicas para garantir o sucesso do seu negócio!

O que é um estudo de viabilidade e por que ele é importante?

O estudo de viabilidade é composto por diversas análises sobre o mercado, o produto e os futuros cenários a fim de compreender se um projeto é passível de execução. É importante que ele seja realizado logo após a idealização do projeto, a fim de evitar que a empresa perca dinheiro com investimentos que podem não ser frutíferos.

Para impedir o desperdício de tempo, prejuízos financeiros e até mesmo materiais, este estudo realiza as projeções de retorno, baseando-se em números e estatísticas. Isto facilita a previsão de investimentos, estimando em quanto tempo serão recuperados e avaliando o desempenho do negócio no médio ou longo prazo.

Esse estudo também pode ser solicitado por instituições financeiras, no momento de abrir uma linha de crédito para financiar o seu empreendimento. Tendo essas informações, o banco ou o concedente de crédito analisa o risco de emprestar dinheiro, com base na previsão da rentabilidade.

É recomendado realizar este processo não só antes de abrir um negócio, mas sempre que quiser realizar novos projetos, como por exemplo ao ampliar a área de atuação da empresa, criar um público-alvo ou antes do lançamento de novos produtos. Qualquer decisão que envolva tempo, dinheiro e riscos deve ter a viabilidade de sua implementação analisada.

Como fazer um estudo de viabilidade?

Para ele ser eficaz, diversos fatores devem ser considerados. Não há uma receita de bolo que se aplique a todos os casos, visto que sua adoção pode ser feita nas mais diversas áreas e setores. Para te ajudar, trouxemos algumas dicas que podem ser bastante úteis na realização de um estudo de viabilidade mais completo e efetivo:

  • Analise o mercado. Identifique tendências, concorrentes, erros e acertos, lacunas, rentabilidade média, oportunidades e ameaças, assim como as forças e fraquezas da sua empresa e como elas podem ser influenciadas por esse mercado. Com estas informações, realize o planejamento estratégico e faça as estimativas dos indicadores, levando em consideração o segmento de atuação, as sazonalidades e as influências que o cenário econômico pode ter no seu negócio.
  • Faça uma projeção dos seus custos e despesas. Considere todos os valores envolvidos no seu empreendimento: investimentos, custos operacionais, despesas e tributos. Os custos fixos e variáveis também devem ser elencados, assim como os imprevistos devem ser considerados: aluguel, energia elétrica, salários, taxas, comissões, contas, impostos e serviços terceirizados devem ser listados, realizando o maior detalhamento possível.
  • Estime as receitas. Para definir se o projeto deve ir adiante ou não, as receitas devem superar os custos em um período aceitável. A fim de realizar essa estimativa, deve-se levar em consideração o público-alvo do produto ou serviço, a localização e o alcance da empresa, a taxa de conversão dos clientes, a atuação dos concorrentes e demais variáveis que influenciam no rendimento do negócio.

Não deixe de incluir preços, produtos e custos em sua análise, planejando suas ações de forma antecipada para cada cenário possível, seja ele otimista ou pessimista. Ah, e não se esqueça de projetar seu fluxo de caixa, estimando entradas e saídas de receitas, saldos futuros, etc.

  • Separe uma quantia para investimentos iniciais e monte uma reserva de emergência. Para começar qualquer projeto, é necessário ter um valor pré-separado, por menor que seja. Reflita sobre a quantia necessária para cobrir as despesas em um primeiro momento.

Como vimos anteriormente, é muito importante considerar os imprevistos, incluindo cenários positivos e negativos, a fim de estar preparado para possíveis variações nos preços, produtos, custos, oferta e demanda em cada panorama. Isso diminui consideravelmente os riscos, pois o gestor terá se preparado para tomar ações em momentos de incerteza.

  • Analise os indicadores de acompanhamento e atualize o modelo do estudo. Tome nota dos dados já coletados, atualizando-os sempre que necessário. Receitas, despesas, custos, expectativas de lucro, período de recuperação de investimentos, rentabilidade e efetividade do projeto: todas essas variáveis devem ser anotadas em uma planilha ou, preferencialmente, em um software para analisar os resultados e projetar novas ações e investimentos. Algumas variáveis e ações podem ser ajustadas ao longo do processo, e todas estas orientações devem ser documentadas. Aqui, não deixe de analisar se os resultados obtidos compensam quando comparados ao capital investido e em todos os recursos financeiros envolvidos na estruturação da empresa; acompanhe a taxa e o prazo de retorno sobre o investimento, os riscos envolvidos, etc.

Agora que estão claros os motivos para realizar um estudo de viabilidade antes de colocar um projeto em prática, é hora de realizá-lo. Esperamos ter demonstrado a relevância de sua elaboração por parte dos gestores quando se trata de estimar o retorno financeiro, diminuir riscos e obter o melhor desempenho possível.

Dessa forma, sugerimos que aproveite nossas dicas e conte com o auxílio da ESAG Jr. para elaborar um planejamento estratégico completo para a sua empresa, garantindo que você tenha os melhores resultados sobre o valor e o tempo investidos, obtendo sucesso no seu empreendimento com o menor prejuízo possível – de preferência, nenhum!

Aproveite a visita para
assinar a nossa newsletter.