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Estruturação organizacional: como definir a estrutura da sua organização

Fato é que todo e qualquer gestor encontra desafios operacionais e organizacionais durante a sua jornada de trabalho, seja ela em pequenas, médias ou grandes empresas. 

Até porque, gerir um negócio de forma eficiente não é uma tarefa simples, e envolve uma série de medidas e estratégias de planejamento, direcionamento e organização. 

Por isso, é fundamental contar com ferramentas organizacionais, capazes de facilitar e aprimorar o processo de gestão e administração de empresas efetivamente. 

Dentre tais ferramentas auxiliares na gestão empresarial, podemos citar a estruturação organizacional como uma das principais e mais funcionais delas. 

Mas afinal, você sabe o que é a estruturação organizacional e como defini-la na sua corporação? 

Caso a resposta seja negativa, não se preocupe! Preparamos um artigo explicativo sobre o tema, que vai te fazer entender os aspectos mais importantes do assunto a partir dos seguintes tópicos: 

  1. O que é a estruturação organizacional? 
  2. Tipos de estruturação organizacional 
  3. Benefícios de definir a estrutura da sua organização 
  4. Como definir a estrutura da sua organização 
  5. Conclusão 

Para ter o detalhamento e a compreensão total dos pontos listados acima, basta acompanhar nossa leitura. 

O que é a estruturação organizacional? 

Como o próprio nome já fala, é o modo de organizar a estrutura de determinada empresa, independente do porte da mesma. 

A estrutura empresarial em questão diz respeito às relações e funções prevalentes entre colaboradores e gestores, evidenciando as respectivas ocupações de cada um, a hierarquia existente e as divisões de acordo com os diferentes departamentos e setores existentes. 

Ou seja, é a documentação da composição de uma corporação que evidencia e estabelece a organização das relações, funções e departamentos. 

Por isso, ela é fundamental em diversos processos administrativos e representa uma melhoria significativa na organização geral de um dado empreendimento. 

Com tamanha importância, diferentes empresas de diferentes ramos e portes aderem a estruturação organizacional como ferramenta fundamental. 

Para atender a todas as demandas e necessidades existentes, a estruturação organizacional é dividida em tipos, os quais serão descritos e detalhados a seguir.  

Tipos de estruturação organizacional 

  • Estrutura organizacional hierárquica 

É o tipo mais tradicional e usual, também conhecido como linear ou piramidal (pois tem essa conformação quando representado visualmente).

Como definido pela própria nomenclatura, é baseado na hierarquia empresarial, e é estruturado de acordo com os colaboradores e os respectivos supervisores responsáveis por eles no topo da estrutura. 

É um ótimo tipo para definir as relações e responsabilidades das hierarquias existentes, porém, pode causar sensação de inferioridade nos funcionários que estão na base da pirâmide. 

Por isso, muitas empresas evitam esse tipo de estruturação e optam por outros os quais atendam melhor os objetivos existentes. 

  • Estrutura organizacional horizontal 

Diferentemente do tipo anterior, a estrutura organizacional horizontal não tem foco na hierarquização das relações empresariais. 

Por isso, são mais usadas em empresas iniciais, as quais não apresentam grandes disparidades de níveis e funções entre superiores e colaboradores. 

Dessa forma, costumam atribuir bastante responsabilidade a todos os colaboradores de uma forma geral, sem focar apenas na responsabilidade dos supervisores e gestores. 

Entretanto, é um modelo difícil de ser mantido para empresas em crescimento progressivo e pouquíssimo vantajoso ou aplicável para empresas de grande porte já estabelecidas no mercado, com muitos níveis de divisão setorial, hierárquico e funcional. 

  • Estrutura organizacional funcional 

A estrutura organizacional funcional tem sua gestão baseada na divisão dos departamentos, separando os colaboradores de acordo com os seus respectivos setores empresariais. 

Dessa forma, todos os profissionais da área de marketing são agrupados em um mesmo setor, focando mais em sua especialização na empresa do que na sua hierarquia. 

Entretanto, esse tipo pode gerar dificuldades comunicativas intersetoriais pois a divisão torna-se ponto principal da organização estrutural geral. 

  • Estrutura organizacional circular 

Tal estrutura tem o mesmo princípio da estrutura organizacional linear, o que difere uma da outra é o modo representativo. 

Nesse caso, o cargo mais alto da corporação é representado no centro da estrutura, e as demais vão se distribuindo em níveis hierárquicos circulares. 

Sendo assim, é uma versão menos efetiva da linear, pois há muitas vezes falta de espaço para representação, confusão no entendimento e na disposição de funcionários. 

Apesar disso, causam menos impacto em níveis de hierarquia e costumam ser mais surpreendentes em um primeiro contato.

A estrutura organizacional matricial define toda a gestão de acordo com as funções existentes e designadas aos respectivos colaboradores. 

Dessa forma, o foco não é a hierarquia ou os setores, mas sim as funções. 

Tal estrutura possibilita e incentiva a realização de funções diferentes das originais designadas aos colaboradores, possibilitando crescimento profissional e aprimoramento dos mesmos. 

Além disso, também há uma facilidade significativa na montagem de equipes para determinados projetos, pois será fácil localizar as funcionalidades necessárias rapidamente. 

Entretanto, é um tipo que exige reorganização constante, tendo em vista as mudanças realizadas nos quadros de funções e projetos.

Benefícios de definir a estrutura da sua organização 

Como vimos no tópico acima, a estruturação organizacional possibilita uma série de processos administrativos e análises minuciosas de equipes, departamentos, funcionários e suas respectivas disposições. 

Além disso, também há vantagens significativas em definir a estrutura da sua organização, sendo as principais delas: 

  • Organização efetiva de funções e responsabilidades 
  • Definição de hierarquia e conhecimento das equipes, dos departamentos e dos setores 
  • Entendimento do processo produtivo empresarial na totalidade 
  • Fácil percepção de necessidades e mudanças 
  • Melhoria da comunicação

A partir dos benefícios listados, fica fácil entender toda a importância existente em definir a estrutura da sua gestão empresarial. 

Como definir a estrutura da sua organização 

Como mostrado anteriormente, existem diversos tipos de estruturações organizacionais.

Tais diferenças existem com o propósito de atender às características da sua empresa, adequando e atendendo as necessidades da mesma. 

Por isso, o primeiro passo é reconhecer quais são essas necessidades e qual o modelo de estrutura melhor atende a essas demandas. 

Além disso, também é importante relacionar a definição da estrutura às estratégias adotadas de modo geral, possibilitando a associação e evolução conjunta de todas as ferramentas de crescimento utilizadas. 

Dessa forma, avalie com cautela e defina os seguintes aspectos: 

– Porte da sua empresa 

– Objetivos da sua empresa 

– Níveis de hierarquia 

– Complexidade organizacional 

– Foco principal da organização: Departamentos, hierarquia ou função. 

– Demanda produtiva 

É fundamental definir bem cada um desses fatores, pois, escolher um modelo de estruturação indevido pode atrapalhar o andamento do seu negócio, atrasando atividades e processos. 

Após isso, é hora de atribuir as condições da sua empresa ao modelo escolhido, organizando de fato a estrutura da sua corporação. 

Essa etapa pode ser bem complicada para empresas de alta complexidade e com grandes demandas, o que ocasiona a necessidade de profissionais especializados.

Sendo assim, não hesite em contar com ajuda profissional para direcionamento e assertividade quando for preciso.

Conclusão 

Agora que você já sabe o que é, os principais tipos e os benefícios, deve ter entendido a importância de tornar a estruturação organizacional uma aliada do desenvolvimento e crescimento do seu negócio. 

Por isso, não deixe que a complexidade do processo te faça desistir de uma ferramenta tão funcional. 

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