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Entenda a importância da cultura organizacional na eficiência do trabalho!

De modo geral, a organização é um fator fundamental para a manutenção da ordem e a facilitação de processos em diversos âmbitos, sejam eles empresariais ou residenciais. 

Sendo assim, fazer da organização uma prioridade é ter a garantia de eficiência de trabalho e redução de intercorrências, bem como gargalos produtivos e perdas recorrentes as quais poderiam ser facilmente evitadas. 

Mas, como priorizar a organização e torná-la parte fundamental do seu negócio? 

Essa é uma dúvida de muitos gestores e empreendedores, os quais sentem a necessidade mas não sabem como fazer isso de forma prática e efetiva. 

Por isso, preparamos um artigo para te fazer entender aspectos importantes acerca de uma estratégia que pode mudar completamente o funcionamento e a sucessão do seu negócio: A cultura organizacional. 

A seguir, você encontra os seguintes tópicos explicativos: 

  1. O que é a cultura organizacional? 
  2. Por que a cultura organizacional é importante na eficiência do trabalho? 
  3. Demais benefícios da cultura organizacional 
  4. Como implementar a cultura organizacional no seu negócio 

O que é a cultura organizacional? 

A cultura organizacional vai muito alem de estratégia, sendo um verdadeiro modo de levar a rotina empresarial, 

Logo, não diz respeito a uma única ação organizacional, mas sim a um conjunto de ações e princípios organizacionais, tornando-os culturais e parte fundamental do seu negócio. 

Ela define e padroniza o modo de pensar e agir de todos os setores empresariais, conectando-os entre si em prol de um mesmo propósito: a organização. 

Assim sendo, a cultura organizacional funciona como um verdadeiro guia comportamental e operário, fundamental para quem deseja melhorar a gestão de processos internos e externos. 

Além disso, vale salientar a importância desta cultura não só para a satisfação dos colaboradores, como também dos clientes e de todos os envolvidos na empresa de uma forma geral. 

Por isso, investir em cultura organizacional é muito mais do que manter a ordem corporativa: é garantir crescimento empresarial progressivo, facilitação de processos, aumento de satisfação geral e eficiência. 

Mas afinal, como ela influencia positivamente a eficiência de trabalho e por que ela é tão importante? É o que te explicaremos a seguir. 

Por que a cultura organizacional é tão importante na eficiência do trabalho? 

Para te fazer entender tal importância de forma simples e prática, iremos exemplificar uma situação corriqueira. 

Imagine uma empresa de contabilidade, repleta de arquivos financeiros importantes que precisam ser armazenados e classificados corretamente. 

Entretanto, a empresa em questão não define práticas organizacionais e tampouco orienta os seus colaboradores. 

Em determinado momento, um cliente já cadastrado solicita um arquivo específico, pois está com problemas de recolhimento de impostos e precisa constatar as informações dadas. 

Após a solicitação, o colaborador responsável por atendê-la não consegue encontrar o arquivo em questão, pois o armazenamento foi feito sem ordem específica, não constando no cadastro do cliente. 

Assim, há três pontos prejudiciais importantes a serem observados:

  • O tempo perdido com a procura, sendo um verdadeiro gargalo produtivo e atrasando consequentemente outras demandas. 
  • A insatisfação do cliente, que será prejudicado pela desorganização da empresa e não confiará mais na mesma.
  • O estresse e desgaste psicológico causado aos colaboradores envolvidos, que serão responsabilizados e afetados diretamente na realização de demais processos, prejudicando significativamente o desempenho dos mesmos e diminuindo consequentemente a qualidade do trabalho.

A partir desse exemplo e dos aspectos destacados acima, fica fácil entender como a cultura organizacional influencia de forma direta e indireta na eficiência do trabalho. 

Afinal, todos esses problemas teriam sido evitados com práticas básicas e funcionais de organização. 

Por isso, manter uma cultura em prol da organização é fundamental para qualquer empresa, independente do porte ou ramo da mesma. 

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Vale ainda destacar ainda a existência de outros benefícios além da eficiência de trabalho, os quais serão descritos a seguir. 

Demais benefícios da cultura organizacional 

  • Redução do desgaste físico e psicológico de colaboradores: Decorrente de ações assertivas e boas práticas de gestão. 
  • Ganho de tempo: Com a efetividade do processo, há ganho de tempo para realização de outras atividades ou maior dedicação para demandas específicas. 
  • Aumento da qualidade produtiva: A eficiência também gera qualidade produtiva, e os produtos e/ou serviços ofertados tornam-se muito mais qualitativos. 
  • Aumento de satisfação geral: Como dito anteriormente, há aumento de satisfação de colaboradores, clientes e demais envolvidos. 
  • Redução de problemas: Os problemas operacionais também são reduzidos significativamente, alguns deles sendo até mesmo anulados. 
  • Redução de custos: A organização também gera redução de custos, pois gastos para resolução de problemas e prejuízos tornam-se dispensáveis. 
  • Integração da equipe: Por agir em prol de um único propósito, a equipe torna-se muito mais integrada e colaborativa.
  • Aumento do engajamento: Com os incentivos feitos pela cultura organizacional, a equipe torna-se muito mais engajada e preparada. 

Com base nos benefícios listados acima, é possível reconhecer a importância da cultura organizacional em diversos aspectos empresariais, além da efetividade e eficiência. 

Por isso, é imprescindível investir nessa estratégia e torná-la parte do seu negócio. 

Mas, como implementar a cultura organizacional na sua empresa? Para aprender a colocá-la em prática e aproveitar de todos os benefícios existentes, basta prosseguir com a leitura do nosso artigo. 

Como implementar a cultura organizacional no seu negócio 

Algumas medidas podem ser tomadas para auxiliar no processo de implementação de uma cultura organizacional. 

Dentre as principais delas, podemos citar: 

  • Faça um diagnóstico geral da situação atual da sua empresa e os principais pontos críticos 

Em primeiro lugar, é necessário analisar a situação geral do seu negócio e entender os pontos críticos, como gargalos produtivos e focos de desorganização. 

A partir dessa análise inicial que a cultura será elaborada, possibilitando o direcionamento da mesma. 

  • Pense em soluções práticas

Após diagnosticar os principais pontos críticos existentes, é hora de pensar em soluções funcionais para os mesmos. 

  • Defina a cultura organizacional e as regras diárias a serem seguidas 

Com as soluções pré determinadas, é possível definir a cultura organizacional como um todo, incluindo regras diárias de organização a serem seguidas e exercícios de fixação de valores organizacionais. 

Para isso, conheça estratégias de específicas de cultura organizacional, entendendo as

principais diretrizes e os principais valores. 

  • Realize treinamentos para as suas equipes e alinhe os objetivos entre elas

Após definir e estruturar a cultura, é necessário instruir adequadamente os seus colaboradores para seguimento adequado do guia criado. 

Além disso, é hora de alinhar, integrar e padronizar as equipes existentes, a partir de objetivos comuns entre elas. 

  • Seja um exemplo 

Por fim, praticar tudo aquilo que determina e repassa para as suas equipes é fundamental.

Como dito por Leonardo Anésio: 

“Quando o discurso da empresa não é coerente com a sua cultura, a falsidade organizacional é constante.” 

Por isso, seja um exemplo vivo da cultura organizacional definida, praticando e disseminando a importância do seguimento adequado das mesmas. 

Conclusão 

Após a leitura do nosso artigo, esperamos que você tenha entendido todos os aspectos envolvidos na cultura organizacional, bem como os seus propósitos e a sua importância para a eficiência de trabalho de uma empresa. 

Se deseja implementar uma cultura organizacional ainda mais efetiva, conte com quem entende e possui experiência na criação e implementação. 

Nós da ESAG JR contamos com especialistas em gente e gestão, capazes de solucionar esses e outros problemas de forma assertiva. 

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