CONTEÚDO DE BLOG

Como Motivar Todos na sua Empresa a Prezarem pela Inovação

A inovação em uma empresa é uma característica muito importante para que ela possa se diferenciar de seus concorrentes no mercado. Porém, a criação e inovação normalmente são utilizadas apenas para grandes mudanças e somente pessoas muito criativas são capazes de auxiliar nesse processo.

A inovação em uma empresa é uma característica muito importante para que ela possa se diferenciar de seus concorrentes no mercado. Porém, a criação e inovação normalmente são utilizadas apenas para grandes mudanças e somente pessoas muito criativas são capazes de auxiliar nesse processo.

Saber como motivar todos na sua empresa não é tão difícil: a inovação focada em modificar problemas mínimos ou criar detalhes para trazer pequenos rendimentos é bastante interessante e, muitas vezes, ignorada nas empresas. O mais importante das pequenas inovações é que a participação de qualquer pessoa da organização é fundamental para que se possa alcançar melhores resultados.

Ter todos os colaboradores pensando de maneira inovadora não é algo difícil, muitas vezes um empregado é a pessoa mais capacitada para levantar críticas a respeito dos detalhes nos processos que realiza diariamente, logo, essa pessoa só precisa de um incentivo da empresa para que passe essa ideia adiante.

Dar a possibilidade de que os colaboradores pensem de forma criativa também traz outros resultados, como, por exemplo, um maior engajamento do funcionário com a empresa, visto o fato de que ele se sentirá ouvido e perceberá que a empresa respeita e reconhece a sua opinião.

Mas afinal, como motivar todos na sua empresa?

Vários funcionários em uma reunião sobre como motivar todos na empresa.

Para promover a inovação em um ambiente corporativo, é necessário criar um espaço para que os funcionários possam dar ideias e sugerir ações de melhoria relacionadas a qualquer tópico da empresa.

Este espaço deve ser de fácil acesso a todos na organização e os líderes devem incentivar todos os membros a darem suas sugestões, seja para melhorar ideias já existentes ou promover uma inovação.

O próximo passo é a realização de uma filtragem das sugestões, pois, apesar de comumente existirem boas ideias, a empresa nem sempre possui capacidade para pôr em prática tudo que for sugerido. Após essa triagem, é interessante passar um feedback para os criadores da ideia, pois, dessa forma, dá-se valor às opiniões dos membros e evidencia sua importância para a organização.

Do mesmo modo, é importante repassar os motivos que tornaram alguma sugestão de inovação não aplicável, mostrando, assim, que a empresa se importa com a opinião de seus colaboradores e deixando claro os motivos pelos quais ela não foi posta em prática.

Valorizar as ideias, aproveitar os pensamentos de todos na empresa e aplicar uma melhoria nos pequenos detalhes da empresa são pontos pouco utilizados pelas organizações e que trazem muitos resultados. Esta iniciativa promove, entre outros, a valorização e motivação de membros e a melhoria nos processos, fato que costuma trazer uma melhor produção, aprimorando os detalhes da organização.

No livro “Paixão Por Vencer, A bíblia do sucesso”, de Jack Welch, o autor cita a frase de um operário de meia-idade, que trabalhou em uma fábrica de eletrodomésticos por boa parte de sua vida e que, durante participação em Work-Out, falou diante de milhares de pessoas: “Durante vinte e cinco anos, vocês pagaram por minhas mãos, quando também poderiam ter meu cérebro – de graça”. Frase que demonstra como sua empresa pode estar perdendo oportunidades pela falta de abertura à participação dos funcionários na criação de ideias.

Gostou do conteúdo? Se sim, confira outros textos no nosso blog ou entre em contato para uma consultoria empresarial.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Aproveite a visita para
assinar a nossa newsletter.