CONTEÚDO DE BLOG

11 Aplicativos Para Gestão do Tempo

A globalização nos proporcionou um mundo dinâmico e muitas vezes imprevisível e a gestão do tempo, para não perder nenhum segundo do seu dia, é o segredo para se ter sucesso não só no trabalho, mas também em sua vida pessoal.Não dá para fazer tudo sozinho… por isso, separamos alguns aplicativos que certamente lhe ajudarão a ser mais produtivo. O objetivo desse artigo, é mostrar como você pode potencializar cada minuto do seu dia!

Quais Aplicativos Seriam Úteis Para Mim?

Os aplicativos variam bastante em diversos conceitos. Alguns deles exigem estruturações mais complexas e atualizações periódicas constantes, outros são mais simples e diretos, fáceis de aplicar no dia a dia. Você deve alinhar consigo mesmo ou com sua equipe as opções mais úteis de fato e chegar a um consenso. De nada adianta a implementação de ferramentas de gestão do tempo que não sejam aplicáveis.

Confira os 11 aplicativos que separamos para você:

  1. Wunderlist
Ícone - Wunderlist

O Wunderlist, possibilita ao usuário criar listas e compartilhá-las com sua equipe simultaneamente. Essas listas podem ser divididas em sub tarefas. Os integrantes da lista podem fazer comentários sobre o andamento dos projetos, bem como atualizar tarefas e marcá-las como feitas. Uma vantagem do aplicativo é que não há limite de grupos nem de tarefas, você pode delegar atividades e movê-las de listas quando quiser.

Outra vantagem é ser um app multi plataforma disponível para Windows, Mac, iOS e celulares na plataforma android.   

  1. Podio
Ícone - Pódio

Um aplicativo mais voltado para empresas, muito completo e  que permite uma interação única com a sua equipe. No início é um tanto quanto complicado estruturar a interface, que é quase toda personalizada. É semelhante a uma rede social corporativa e possibilita até mesmo a integração com dropbox, google drive, google agenda, evernote entre outros. Também é possível importar planilhas do excel para dentro da interface e armazenar arquivos no sistema. Tem a opção de uma visão geral dos projetos e uma específica, com detalhamento de tarefas de cada membro e em conjunto com comentários.

  1. Trello
Ícone - Trello

É uma ferramenta gratuita e muito funcional, permite delegar tarefas, determinar prazos e fazer comentários diversos. Serve tanto para planejamentos pessoais quanto para o de projetos. Tem uma versão paga com ferramentas avançadas, porém a versão gratuita já tem a maioria das ferramentas necessárias.

A interface é constituída por “Quadros” divididos em “Pranchetas”, as quais podem ser intitulados de acordo com o tipo da tarefa, podem também, ser um tipo de checklists mostrando a porcentagem de conclusão da tarefa. Você pode compartilhar os quadros, o que facilita o monitoramento e evita retrabalhos. Um ponto negativo que pode ser relevante é que o aplicativo é totalmente em inglês, assim como o suporte técnico do mesmo.

  1. Artia
Ícone - Artia

O Artia é uma plataforma de uso online. Ele tem diversas ferramentas que facilitam o gerenciamento de projetos, fornece indicadores de andamento com gráficos que possibilitam a tomada de decisão. Tem uma ferramenta chamada timesheet, que funciona como uma agenda online apontando as horas trabalhadas medindo os esforços da equipe. Além disso, oferece a possibilidade de controlar o tempo gasto em cada tarefa do projeto, funcionando em conjunto com a técnica pomodoro de gestão do tempo gerando indicadores sobre cada colaborador.

Possui uma versão free para projetos de até 3 pessoas, a partir disso já é necessário fazer a assinatura no site da Artia. Ele realiza backups automáticos a cada 30 minutos, diminuindo muito o risco de perda de documentos.

  1. Todolist
Ícone - Todoist

Com uma interface minimalista, o aplicativo vem com uma proposta de simplificar tudo. Você poderá organizar suas tarefas de forma simples e rápida, podendo dividir grandes projetos em menores. Ele permite delegar tarefas aos participantes do projeto, bem como dividir em vários níveis possibilitando melhor gerenciamento do projeto. Existe uma ferramenta nesse aplicativo que permite avaliar o desempenho do projeto e o cumprimento das metas.

Um ponto negativo do aplicativo é que algumas ferramentas como uso de etiquetas que ajudam a organizar melhor o projeto, comentários sobre cada tarefa e lembretes sincronizados com a sua localização, são pagas. A assinatura deve ser feita no próprio site do aplicativo.

  1. Cal by Any.Do
Ícone - Any.do

Possibilita criar lembretes de compromissos e tarefas a serem feitas, porém, não serve para delegar tarefas, nem para gerenciar projetos em tempo real. O aplicativo tem a proposta de ser uma agenda muito personalizada, onde os eventos marcados podem especificar a hora e o  local no mapa, mostrar os convidados e ainda conectar diretamente com o GPS indicando o caminho. Quando o assunto é aniversário, o aplicativo surpreende! A interação com os aniversariantes pode ser iniciada no próprio aplicativo, te encaminhando para o facebook, enviando mensagens ou iniciando uma ligação.

O aplicativo não está disponível em português, o que realmente afeta sua usabilidade. Apresenta algumas falhas quando é aberto no facebook causando um desconforto com a demora. 

  1. Google Agenda
Ícone - Google Agenda

É uma ferramenta da plataforma Google que possibilita a organização diária. Facilita a criação de eventos por ser integrada ao gmail, assim, o usuário pode fazer reservas em restaurantes, marca voos entre outras atividades que serão adicionadas automaticamente à agenda. A interface, o desempenho e a funcionalidade destacam esse aplicativo. Existe a função de se criar agendas em grupo, ou seja, compartilhar eventos da sua agenda com outras pessoas, permitindo uma utilização integrada e muito útil até mesmo no meio corporativo.

  1. Google Keep
Ícone - Google Keep

O Google Keep funciona numa estrutura semelhante a um painel de post-its, onde podem ser adicionadas fotos e áudios em cada bloquinho. Apostando na simplicidade do uso e somado a uma interface limpa e útil o aplicativo é inovador, permitindo diferenciar as notas por cores e fixá-las onde quiser na timeline. É possível criar lembretes com data e horários e listas de afazeres diários.

Assim como a Google Agenda, tem suas facilidades por ser integrado ao sistema Google.

  1. Evernote
Ícone - Evernote

O Evernote é um aplicativo que evoluiu muito com passar anos, acrescentando ferramentas novas de acordo com a necessidade de seus usuários. Ele permite adição de áudio e fotos nas listas criadas. A alta praticidade em se criar notas, lembretes, adicionar fotos e áudios é um diferencial do App. Também é possível compartilhar essas notas com outros dois usuários do aplicativo na versão free, com 60MB mensais. Na versão premium, o aplicativo oferece 10GB mensais para uploads, acesso a cadernos offline, pesquisar em documentos e anexos, anotar em PDF entre outros benefícios.

  1. Remember the Milk
Ícone - Remember the Milk 2

 É um aplicativo que permite criar cronogramas, eventos e listas. Você pode criar tags (#), separar atividades pessoais e do trabalho. Ainda permite adicionar amigos e as pessoas com quem você tem que encontrar, compartilhando eventos. Outra função importante é a de delegar tarefas e marcar eventos para se repetir durante a semana, o que ajuda na formulação  de um cronograma. O App não permite criar sub-tarefas na versão free, o que limita um pouco seu uso.

    11.  30/30    

Ícone - 30/30

Ajuda a delimitar tempo para as tarefas rotineiras, se o seu trabalho é operacional, ele é perfeito. Você pode organizar ele de acordo com as tarefas do dia e, ainda, utilizar a técnica pomodoro de descanso de 5 minutos entre as atividades. É muito simples e tem uma interface fácil usar. Ele não permite gerenciar tarefas, o que limita sua atuação perante quando comparado a alguns outros aplicativos citados acima, porém para organizar a rotina é muito útil.  

Aproveite a visita para
assinar a nossa newsletter.