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Tudo sobre análise de mercado para abrir um novo negócio!

O processo de abertura de um novo negócio não é fácil e envolve uma série de questões complexas e importantes.

Planejamentos, investimentos, definição de objetivos, princípios, valores, análise de recursos disponíveis, admissões, tomadas decisivas…esses são só alguns dos diversos exemplos de pendências existentes e importantes questões a serem tomadas no processo de abertura de uma empresa, independente do porte da mesma.

Fato é que negócios menores demandam custos reduzidos e menores processos burocráticos, apresentando maior facilidade de abertura. Entretanto, isso não significa que o início do processo seja livre de responsabilidades e investimentos fundamentais ao funcionamento adequado e legal da empresa.

Por isso, é importante contar com estratégias capazes de facilitar, orientar e tornar o processo ainda mais assertivo, garantindo maiores chances de sucesso.

Dentre tais estratégias podemos citar a análise de mercado como uma das principais delas, sendo uma grande aliada não só para quem já está inserido no cenário comercial, como também para quem está começando e deseja saber exatamente como ser bem sucedido a partir das condições de mercado existentes.

Sendo assim, se você está prestes a imergir em um novo mercado comercial e projetando a abertura de um negócio, conte com a análise de mercado para fazer isso de forma correta e estratégica, usando todos os aspectos do mercado ao seu favor.

Como dito por André Matos:

“Um grande potencial sem direcionamento é apenas um grande potencial”

Dessa forma, é essencial conhecer a fundo o território comercial de imersão, para que haja correto entendimento das condições existentes e o correto direcionamento de demais estratégias e tomadas decisivas para o negócio.

Para te mostrar ainda mais razões pelas quais a análise de mercado é extremamente vantajosa no processo de abertura de um negócio, preparamos este artigo explicativo dividido e fundamentado a partir dos seguintes tópicos:

  • Análise de mercado: O que é e como funciona?
  • Vantagens de implementar a análise de mercado no processo de abertura de um negócio
  • Como fazer a análise de mercado: O passo a passo simplificado
  • Conclusão

Análise de mercado: O que é e como funciona?

Como o próprio nome já fala, é uma estratégia do marketing organizacional que tem como objetivo principal colher e analisar dados acerca do mercado comercial de inserção de uma determinada empresa.

Dessa forma, a análise de mercado apresenta informações importantes como: Análise de concorrência e suas tomadas estratégicas, perfis de consumo do público, principais características de consumidores, meios e métodos de atuação, etc.

Absolutamente tudo que envolve o mercado de atuação pode e deve ser analisado, sempre de forma estratégica e visando a aplicabilidade dos dados obtidos para evolução empresarial e conquista de mercado.

A análise funciona da seguinte forma: Os dados são colhidos a partir de pesquisas, que podem ser feitas de forma direta (a própria empresa formula as perguntas e aplica a pesquisa) ou indireta (os dados são recolhidos por terceiros).

Após a aplicação da pesquisa, é feita uma análise de todos os dados recolhidos, e os mesmos serão utilizados de forma estratégica em planejamentos e tomadas decisivas.

Assim, fica evidente a importância da análise de mercado para abrir um novo negócio.

Entretanto, a importância para o correto direcionamento e entendimento dos aspectos comerciais existentes não é o único fator que justifica a valia da sua implementação.

Por isso, separamos a seguir os principais benefícios de fazer dessa estratégia uma grande aliada.

Vantagens de implementar a análise de mercado no processo de abertura de um negócio

Possibilidade de definir os seus produtos e/ou serviços de acordo com as preferências do público

Uma das principais vantagens existentes em conhecer a fundo o seu público é ter total noção de suas preferências e necessidades.

Sendo assim,. a análise de mercado para abrir um novo negócio gera o melhor direcionamento possível dos produtos e/ou serviços ofertados, atingindo em cheio o público do segmento e possibilitando um inicio assertivo e com maiores chances de sucessão.

Isso porque todas as vendas são fundamentadas nas necessidades dos clientes, que precisam enxergar solução no tipo de serviço que esta sendo vendido por você.

Por isso, saber quais são as necessidades e preferências dos seus compradores é essencial para converter vendas e fidelizar clientes, que são facilmente atraídos de forma estratégica e não invasiva.

Para definir de forma fácil e efetiva o produto e/ou serviço a ser ofertado por você a partir da análise de mercado, é importante se ater aos seguintes fatores:

  • Localização dos compradores
  • Perfil dos compradores (gênero, idade, religião, estado civil, classe social, ocupação, renda, educação)
  • Perfil dos principais produtos e/ou serviços adquiridos pelo público (tipo, preço, embalagem, modo de entrega)
  • Satisfação dos consumidores com os produtos e/ou serviços prestados

Analise da concorrência

Conhecer a concorrência é fundamental para ser capaz de superá-la. Por isso, conhecer empresas do mesmo segmento já consolidadas antes mesmo de se tornar um concorrente direto é tão importante.

Assim, será possível entender como a concorrência age e suas estratégias, para se inserir no cenário comercial existente de forma inovadora e atrativa.

Para isso, é importante ter em mente os seguintes pontos:

  • Produtos e/ou serviços oferecidos pela concorrência
  • Preços da concorrência
  • Estratégias utilizadas
  • Localização dos concorrentes e análise da possibilidade de crescimento
  • Análise das finanças gerais e dos faturamentos de concorrentes

Possibilidade de análise SWOT dos produtos e/ou serviços

A análise SWOT diz respeito a observação de pontos fracos e fortes da concorrência em relação aos seus produtos e/ou serviços.

A partir dela é possível reajustar as suas ideias para tornar os pontos fracos dos seus concorrentes em pontos fortes seus.

Assim, há chances consideráveis de conquista significativa de mercado, pois há fortalecimento dos produtos e serviços ofertados por você em relação aos da concorrência.

Para isso, é importante ter em mente os seguintes pontos:

  • Insatisfação do público com os produtos e/ou serviços vendidos pela concorrência
  • Satisfação do público com os produtos e/ou serviços vendidos pela concorrência

Análise dos padrões de consumo dos clientes do setor em que a sua empresa irá atuar

Por último mas não menos importante, a análise dos padrões de consumo dos clientes do setor de atuação pe fundamental para compreender os padrões de vendas que deverão ser estabelecidos na sua empresa.

Para isso, é importante ter em mente os seguintes pontos:

  • Épocas do ano em que há maior índice de procura e compra
  • Horários com maiores vendas
  • Promoções e descontos que são mais atrativos para o público
  • Métodos de pagamento mais utilizados pelo público (cartões de crédito e débito, dinheiro, cheque, boleto, etc)

Conclusão

Por fim, esperamos que após ler o nosso conteúdo por completo você tenha entendido quão importante e vantajoso é contar com a análise de mercado para o processo de abertura de um negócio.

Ademais, se deseja aplicar a análise de mercado para dar inicio ao seu negócio de sucesso, conte com a ajuda profissional e qualificada de quem entende do assunto.

Nós da ESAG Jr somos uma consultoria em gestão empresarial presente no mercado desde 1993, e desde então elevamos os níveis de diversas empresas a patamares antes nunca alcançados.

Contamos com uma série de soluções administrativas, dentre elas está a análise de mercado descrita ao decorrer do texto.

Para entender melhor os nossos serviços, expor as necessidades do seu negócio e contatar um especialista, basta clicar aqui e você será redirecionado a nossa área de detalhamento de serviço.

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