Se você é proprietário ou trabalha com gestão/administração de empresas, provavelmente já ouviu falar dos termos: missão, visão e valores. Esses conceitos são fundamentais para o direcionamento estratégico e o sucesso sustentável de qualquer organização, independentemente do seu porte. No entanto, mesmo com tamanha importância, muitos gestores e proprietários ainda enfrentam dúvidas sobre como defini-los de forma eficaz.
Este artigo foi preparado para esclarecer as principais questões sobre missão, visão e valores, além de fornecer insights valiosos sobre como essas definições podem transformar a essência do seu negócio.
Tabela de Conteúdos
Por que definir missão, visão e valores?
Definir a missão, visão e valores é fundamental para qualquer empresa porque esses elementos servem como a base estratégica que guia todas as decisões e ações.
A missão esclarece o propósito e a razão de existir da empresa, a visão estabelece metas de longo prazo e o futuro que a empresa deseja alcançar, enquanto os valores definem os princípios éticos e comportamentais que orientam a conduta de todos na organização.
Juntos, eles não apenas alinham e motivam a equipe, mas também comunicam ao mercado e aos clientes o que a empresa representa, criando uma identidade forte e coesa que pode sustentar o crescimento e o sucesso a longo prazo.
Qual a Importância de Definir a Essência da sua Empresa?
Segundo o Dicionário Oxford Languages, a essência propriamente dita pode ser definida como:
1. Aquilo que é o mais básico, o mais central, a mais importante característica de um ser ou de algo.
1. 2. Ideia central, argumento principal.
Assim sendo, pela própria definição da palavra já é possível idealizar a importância da mesma para sua empresa. Afinal, a essência da sua corporação é o que vai possibilitar, fundamentar e orientar a respectiva existência da mesma. Até porque, não é possível abrir uma empresa sem propósito ou razão. São condições fundamentais a existência de quaisquer fatores.
Dessa forma, fica óbvia a importância de definir a essência do seu negócio. Sem essência não há existência, tampouco propósito e direção. Por isso, defini-la é imprescindível.
Como definir a essência de forma prática e funcional?
É aí que entram os três pilares principais da essência de uma empresa: a missão, a visão e os valores.
Segundo Lenona Santos, missão, visão e valores são as bases que sustentam tanto a vida de uma pessoa quanto a vida de uma empresa,
Definindo tais tópicos com um planejamento estratégico, torna-se possível fundamentar as motivações principais da empresa, seus objetivos, princípios e consequentemente a essência da mesma.
Para defini-los, primeiramente é necessário entendê-los. Por isso, detalhamos o significado de cada um deles a seguir.
O que é Missão? Explicação + Exemplos
A missão de uma empresa pode ser definida como a sua razão de existir. É um propósito de longo prazo que precisa ser definido para idealização e motivação de existência.
Empresas de grande sucesso, por exemplo, tem sua missão bem definida e a seguem minuciosamente. Por isso, se deseja tornar-se uma, é imprescindível contar com as mesmas alternativas e se espelhar.
Para tornar a definição deste tópico uma atividade menos difícil, separamos algumas empresas de sucesso e suas respectivas missões. A começar, pela nossa:
“Alavancamos o impacto de organizações por meio do empreendedorismo jovem e conexão com o ecossistema de inovação.”
Google: “É organizar as informações do mundo todo e torná-las acessíveis e úteis em caráter universal.”
Nestlé: “Oferecer ao consumidor brasileiro produtos reconhecidamente líderes em qualidade e valor nutricional, que contribuam para uma alimentação equilibrada, gerando sempre oportunidades de negócios para a empresa e valor compartilhado com a sociedade brasileira.”
Apple: “A Apple está comprometida a levar a melhor experiência de computação pessoal a estudantes, educadores, profissionais criativos e consumidores do mundo todo através de seu hardware, software e serviços de internet inovadores.”
Microsoft: “Nossa missão é capacitar todas as pessoas e organizações do planeta a conquistar mais.
A partir dos exemplos acima, fica fácil entender o objetivo da missão e começar a pensar em uma para o seu negócio, de acordo com o propósito de existência a longo prazo.
O que é Visão? Explicação + Exemplos
A visão, no que lhe concerne, é a definição do cenário futuro da sua empresa. Representa onde ela quer chegar e o que ela deseja se tornar, envolvendo os sonhos e os objetivos de todos os sócios e colaboradores.
A visão vai direcionar os objetivos a serem cumpridos para alcance do cenário definido, sendo extremamente importante para a evolução e o crescimento progressivo do seu negócio. Por isso, é fundamental definir bem este tópico.
Vale ainda salientar a importância de associar missão e visão, tendo em vista que uma só funciona atrelada a outra. Afinal:
“Missão sem visão é pura ilusão. Visão sem missão é outra alucinação. Não ter ambas é uma grande frustração” – Elvis Pereira Müller
Aqui estão alguns exemplos de visão para você entender melhor:
Esag Jr. Consultoria: “Seremos a maior e melhor empresa júnior de Gestão do Brasil.”
Seara: “Ser reconhecida como uma empresa de excelência no mercado brasileiro e internacional, por processar e comercializar produtos de alta qualidade, em todos os seus segmentos e marcas comerciais, e continuando a se expandir no mercado em que atua no Brasil e no Exterior, com o compromisso de aperfeiçoamento contínuo de seus produtos e com o desenvolvimento sustentável e rentabilidade nos seus negócios.”
Apple: “Produzir produtos de alta qualidade e de fácil uso que incorporam alta tecnologia para o indivíduo, provando que alta tecnologia não precisa ser intimidadora para aqueles que não são experts em computação.”
Microsoft: “Disponibilizar às pessoas software de excelente qualidade – a qualquer momento, em qualquer local e em qualquer dispositivo”
Samsung: “A Samsung se dedica a desenvolver tecnologias inovadoras e processos eficientes que criam mercados e enriquecem as vidas das pessoas e continuam a fazer da Samsung um líder digital.”
Como podemos ver, a visão está diretamente ligada a objetivos e pretensões, e deverá basear todas as escolhas futuras.
O que são Valores? Explicação + Exemplos
O último mas não menos importante, os valores são os princípios gerais da empresa.
Está diretamente ligado à ética, a moral, e as condições que deverão ser seguidas à risca, todas elas baseadas nos valores empresariais definidos.
Além disso, os valores representam a imposição de limites necessários para a conduta correta do dia a dia empresarial, padronizando ações e tomadas de decisões de acordo com os princípios definidos anteriormente.
Exemplos de valores:
Microsoft:
- Integridade e honestidade.
- Empenho para com os clientes, parceiros e tecnologia.
- Abertura e respeito para com os outros e empenho para contribuir para o seu desenvolvimento.
- Capacidade para aceitar grandes desafios e conduzi-los até ao final.
- Atitude crítica, dedicação para com a qualidade e melhoramento pessoal.
- Assumir plena responsabilidade dos compromissos, resultados e da qualidade perante os clientes, acionistas, parceiros e colaboradores.
Apple:
- Inovação.
- Qualidade e Excelência.
- Simplicidade é melhor que complexidade.
- Aquisição vertical.
- Qualidade é melhor do que quantidade (num portfólio).
- Colaboração e Polinização cruzada.
- Responsabilidade social e ambiental.
Samsung:
- Excelência.
- Integridade.
- Pessoas.
- Uma companhia é suas pessoas e estas devem ter as oportunidades para atingir seu potencial.
- Mudança.
- Inovação é crítica para a sobrevivência de uma empresa.
- Co-Prosperidade.
- Empresa deve criar prosperidade e oportunidade para outros e ter responsabilidade social e ambiental.
Conclusão:
Agora que você já sabe o que é e entende os principais pontos da tríade da essência empresarial, pode dar início ao processo de definição e escolha.
Para isso, seja o mais sincero possível com os seus interesses e os interesses gerais de todos os envolvidos, visando sempre a satisfação coletiva.
Além disso, vale lembrar também a importância de definir parâmetros realistas e realizáveis. Afinal, missão, visão e valores são muito mais do que frases bonitas. São definições e propósitos reais, que deverão basear e orientar toda a evolução do seu negócio.
Quer saber mais sobre como realizar esse estudo de forma assertiva?
Agora você entendeu que através do posicionamento de marca é possível que a sua empresa direcione os esforços com mais assertividade a fim de conquistar a preferência de seus clientes e, consequentemente, alavancar as vendas. Mas nem sempre é fácil colocar a mão na massa, até porque muitas vezes não temos tempo, conhecimento necessário e as ferramentas certas…
Foi pensando nisso que a Esag Jr. Consultoria desenvolveu o serviço de Planejamento Estratégico, onde realizamos uma pesquisa assertiva para entender melhor como a sua empresa pode se posicionar no mercado! Você quer economizar tempo e dinheiro, conhecer a fundo seu setor, conquistar novos tipos de clientes e expandir seu market share. Então o Planejamento Estratégico é a resposta certa para você.
Preencha o formulário abaixo para agendar uma conversa com um de nossos especialistas e receber uma proposta personalizada para as suas necessidades.