CONTEÚDO DE BLOG

Missão, Visão, Valores: Defina a Essência da sua Empresa!

Se você é proprietário ou trabalha com gestão/administração de empresas, provavelmente já ouviu falar dos termos: missão, visão e valores. Esses conceitos são fundamentais para o direcionamento estratégico e o sucesso sustentável de qualquer organização, independentemente do seu porte. No entanto, mesmo com tamanha importância, muitos gestores e proprietários ainda enfrentam dúvidas sobre como defini-los de forma eficaz.

Este artigo foi preparado para esclarecer as principais questões sobre missão, visão e valores, além de fornecer insights valiosos sobre como essas definições podem transformar a essência do seu negócio.

missão visão e valores missao visao e valores

Tabela de Conteúdos

Por que definir missão, visão e valores?

Definir a missão, visão e valores é fundamental para qualquer empresa porque esses elementos servem como a base estratégica que guia todas as decisões e ações. 

A missão esclarece o propósito e a razão de existir da empresa, a visão estabelece metas de longo prazo e o futuro que a empresa deseja alcançar, enquanto os valores definem os princípios éticos e comportamentais que orientam a conduta de todos na organização. 

Juntos, eles não apenas alinham e motivam a equipe, mas também comunicam ao mercado e aos clientes o que a empresa representa, criando uma identidade forte e coesa que pode sustentar o crescimento e o sucesso a longo prazo.

Qual a Importância de Definir a Essência da sua Empresa?

Segundo o Dicionário Oxford Languages, a essência propriamente dita pode ser definida como: 

1. Aquilo que é o mais básico, o mais central, a mais importante característica de um ser ou de algo.


1. 2. Ideia central, argumento principal.

Assim sendo, pela própria definição da palavra já é possível idealizar a importância da mesma para sua empresa. Afinal, a essência da sua corporação é o que vai possibilitar, fundamentar e orientar a respectiva existência da mesma. Até porque, não é possível abrir uma empresa sem propósito ou razão. São condições fundamentais a existência de quaisquer fatores.

Dessa forma, fica óbvia a importância de definir a essência do seu negócio. Sem essência não há existência, tampouco propósito e direção. Por isso, defini-la é imprescindível.

Como definir a essência de forma prática e funcional?

É aí que entram os três pilares principais da essência de uma empresa: a missão, a visão e os valores. 

Segundo Lenona Santos, missão, visão e valores são as bases que sustentam tanto a vida de uma pessoa quanto a vida de uma empresa, 

Definindo tais tópicos com um planejamento estratégico, torna-se possível fundamentar as motivações principais da empresa, seus objetivos, princípios e consequentemente a essência da mesma. 

Para defini-los, primeiramente é necessário entendê-los. Por isso, detalhamos o significado de cada um deles a seguir.

O que é Missão? Explicação + Exemplos

A missão de uma empresa pode ser definida como a sua razão de existir. É um propósito de longo prazo que precisa ser definido para idealização e motivação de existência. 

Empresas de grande sucesso, por exemplo, tem sua missão bem definida e a seguem minuciosamente. Por isso, se deseja tornar-se uma, é imprescindível contar com as mesmas alternativas e se espelhar. 

Para tornar a definição deste tópico uma atividade menos difícil, separamos algumas empresas de sucesso e suas respectivas missões. A começar, pela nossa:

“Alavancamos o impacto de organizações por meio do empreendedorismo jovem e conexão com o ecossistema de inovação.”

Google: “É organizar as informações do mundo todo e torná-las acessíveis e úteis em caráter universal.” 

Nestlé: “Oferecer ao consumidor brasileiro produtos reconhecidamente líderes em qualidade e valor nutricional, que contribuam para uma alimentação equilibrada, gerando sempre oportunidades de negócios para a empresa e valor compartilhado com a sociedade brasileira.” 

Apple: “A Apple está comprometida a levar a melhor experiência de computação pessoal a estudantes, educadores, profissionais criativos e consumidores do mundo todo através de seu hardware, software e serviços de internet inovadores.”

Microsoft: “Nossa missão é capacitar todas as pessoas e organizações do planeta a conquistar mais.

MARCAS famosas apple google nestle microsoft misao visao valores

A partir dos exemplos acima, fica fácil entender o objetivo da missão e começar a pensar em uma para o seu negócio, de acordo com o propósito de existência a longo prazo.

O que é Visão? Explicação + Exemplos

A visão, no que lhe concerne, é a definição do cenário futuro da sua empresa. Representa onde ela quer chegar e o que ela deseja se tornar, envolvendo os sonhos e os objetivos de todos os sócios e colaboradores. 

A visão vai direcionar os objetivos a serem cumpridos para alcance do cenário definido, sendo extremamente importante para a evolução e o crescimento progressivo do seu negócio. Por isso, é fundamental definir bem este tópico. 

Vale ainda salientar a importância de associar missão e visão, tendo em vista que uma só funciona atrelada a outra. Afinal: 

Missão sem visão é pura ilusão. Visão sem missão é outra alucinação. Não ter ambas é uma grande frustração” – Elvis Pereira Müller

Aqui estão alguns exemplos de visão para você entender melhor:

Esag Jr. Consultoria: “Seremos a maior e melhor empresa júnior de Gestão do Brasil.”

Seara: “Ser reconhecida como uma empresa de excelência no mercado brasileiro e internacional, por processar e comercializar produtos de alta qualidade, em todos os seus segmentos e marcas comerciais, e continuando a se expandir no mercado em que atua no Brasil e no Exterior, com o compromisso de aperfeiçoamento contínuo de seus produtos e com o desenvolvimento sustentável e rentabilidade nos seus negócios.”

Apple: “Produzir produtos de alta qualidade e de fácil uso que incorporam alta tecnologia para o indivíduo, provando que alta tecnologia não precisa ser intimidadora para aqueles que não são experts em computação.” 

Microsoft: “Disponibilizar às pessoas software de excelente qualidade – a qualquer momento, em qualquer local e em qualquer dispositivo” 

Samsung: “A Samsung se dedica a desenvolver tecnologias inovadoras e processos eficientes que criam mercados e enriquecem as vidas das pessoas e continuam a fazer da Samsung um líder digital.” 

Como podemos ver, a visão está diretamente ligada a objetivos e pretensões, e deverá basear todas as escolhas futuras.

O que são Valores? Explicação + Exemplos

O último mas não menos importante, os valores são os princípios gerais da empresa. 

Está diretamente ligado à ética, a moral, e as condições que deverão ser seguidas à risca, todas elas baseadas nos valores empresariais definidos. 

Além disso, os valores representam a imposição de limites necessários para a conduta correta do dia a dia empresarial, padronizando ações e tomadas de decisões de acordo com os princípios definidos anteriormente. 

Exemplos de valores: 

Microsoft: 

  • Integridade e honestidade.
  • Empenho para com os clientes, parceiros e tecnologia.
  • Abertura e respeito para com os outros e empenho para contribuir para o seu desenvolvimento.
  • Capacidade para aceitar grandes desafios e conduzi-los até ao final.
  • Atitude crítica, dedicação para com a qualidade e melhoramento pessoal.
  • Assumir plena responsabilidade dos compromissos, resultados e da qualidade perante os clientes, acionistas, parceiros e colaboradores.

Apple:

  • Inovação.
  • Qualidade e Excelência.
  • Simplicidade é melhor que complexidade.
  • Aquisição vertical.
  • Qualidade é melhor do que quantidade (num portfólio).
  • Colaboração e Polinização cruzada.
  • Responsabilidade social e ambiental.

    Samsung:

    • Excelência.
    • Integridade.
    • Pessoas.
    • Uma companhia é suas pessoas e estas devem ter as oportunidades para atingir seu potencial.
    • Mudança.
    • Inovação é crítica para a sobrevivência de uma empresa.
    • Co-Prosperidade.
    • Empresa deve criar prosperidade e oportunidade para outros e ter responsabilidade social e ambiental.

    Conclusão:

    Agora que você já sabe o que é e entende os principais pontos da tríade da essência empresarial, pode dar início ao processo de definição e escolha.

    Para isso, seja o mais sincero possível com os seus interesses e os interesses gerais de todos os envolvidos, visando sempre a satisfação coletiva. 

    Além disso, vale lembrar também a importância de definir parâmetros realistas e realizáveis. Afinal, missão, visão e valores são muito mais do que frases bonitas. São definições e propósitos reais, que deverão basear e orientar toda a evolução do seu negócio. 

    Quer saber mais sobre como realizar esse estudo de forma assertiva?

    Agora você entendeu que através do posicionamento de marca é possível que a sua empresa direcione os esforços com mais assertividade a fim de conquistar a preferência de seus clientes e, consequentemente, alavancar as vendas. Mas nem sempre é fácil colocar a mão na massa, até porque muitas vezes não temos tempo, conhecimento necessário e as ferramentas certas…

    Foi pensando nisso que a Esag Jr. Consultoria desenvolveu o serviço de Planejamento Estratégico, onde realizamos uma pesquisa assertiva para entender melhor como a sua empresa pode se posicionar no mercado! Você quer economizar tempo e dinheiro, conhecer a fundo seu setor, conquistar novos tipos de clientes e expandir seu market share. Então o Planejamento Estratégico é a resposta certa para você.

    Preencha o formulário abaixo para agendar uma conversa com um de nossos especialistas e receber uma proposta personalizada para as suas necessidades.

    Vamos marcar uma conversa?

    Aproveite a visita para
    assinar a nossa newsletter.