Antes de abrirmos qualquer negócio é sempre importante tirar um tempo do planejamento para fazermos uma análise de mercado e assim, entender um pouco melhor sobre o nosso público-alvo, região e estratégias montadas.
Hoje iremos conhecer um pouco mais sobre o TAM, SAM e SOM que são conceitos que nos ajudam a medir o tamanho do nosso mercado.
O que significa TAM, SAM E SOM?
TAM, SAM e SOM são siglas derivadas do inglês que surgiram para referenciar um método que os empreendedores utilizam para entender a demanda do produto e negócio no mercado.
TAM – Total Available Market
Na tradução para o português, significa mercado disponível total, toda a demanda mundial sobre um produto ou serviço.
Por exemplo, se você quer vender casacos, o TAM seria a junção de todos os lugares onde se vendem casacos. E, é claro, que não tem apenas uma empresa que tome conta de vender todos eles.
Isso não é diferente para nenhum outro produto ou serviço, nenhuma empresa domina todo um produto no mundo todo.
SAM – Serviceable Available Market
No português significa mercado útil disponível, seria uma fração do mercado onde para o seu negócio existe geograficamente possibilidade de venda.
Seguindo o mesmo exemplo do anterior, seria onde você firmou a sua loja de casacos, se for loja online, provavelmente enviaria para todo o Brasil, então o SAM seria todos os locais para onde você entregaria e consegue alcançar com o seu produto.
No entanto, se for presencial, seria o bairro ou até cidade onde está a sua loja
Sabemos que na sua região, provavelmente, não existe apenas você que venda casacos, por isso precisamos analisar também o SOM.
SOM –Serviceable Obtainable Market
O SOM significa mercado útil acessível, a forma mais realista de se enxergar o negócio.
Seria o seu alvo, para quem você vai vender o produto.
Para finalizar as sequências do exemplo que estamos abordando, vamos supor que você escolhe vender casaco para o público que trabalha ou mora perto de onde colocou a sua loja. Agora sim, as vendas acontecem com mais sucesso. Pois, dessa maneira, você tem mais assertividade no público, assim podendo estruturar estratégias e voltar os seus investimentos para aquele formato e tornar a sua empresa cada vez mais escalável.
Porque medir o tamanho do seu mercado é importante?
De forma resumida, a importância seria para entender como se posicionar e escalar o seu negócio olhando com detalhe o mercado e a concorrência.
Mas não é só isso, aqui vão alguns motivos importantes:
Análise de investimento
Se você tem investidores, você precisa mostrar para ele que o seu negócio está performando e crescendo. Assim com o conhecimento do seu mercado você consegue mostrar para ele mais facilmente os seus resultados, onde estão os erros e acertos.
No entanto, se o seu negócio é pequeno e não tem investidores, entender melhor o TAM, SAM e SOM te ajuda a investir melhor nos produtos que terão na sua loja, o público para quem venderá e os investimentos financeiros que precisará fazer.
Aumento do foco
Não é novidade que não conseguimos atingir todas as pessoas do mundo, nem vender para todas, então o estudo sobre o tamanho do mercado nos mostra que devemos focar no SOM e assim atingir ainda mais pessoas que sejam o nosso perfil de cliente ideal para crescer naquele nicho.
Mais vendas
Claro que não poderíamos deixar de fora o que todos mais gostam: o aumento das vendas.
Com esse estudo do mercado nós investimos corretamente e focamos no crescimento, não tem como dar errado, não é mesmo!
O aumento das vendas vem como consequência da junção dos outros fatores.
Como classificar TAM, SAM E SOM?
São 2 as formas de classificação;
Top- down
Traduzindo para o português, significa de cima para baixo.
Nessa forma as informações sobre o tamanho do mercado podem vir de vários lugares, mas o principal campo de pesquisa é a internet com as buscas através de dados públicos do governo, dados emitidos por outras organizações ou analistas do segmento.
Ideal para procurar entender melhor sobre o TAM. Já que esse método é de forma mais gratuita.
Bottom- up
Ao contrário do top-down, significa de baixo para cima.
Seria a forma de recolher os dados começando internamente no seu negócio com alguns dados que você já tem ou consegue com mais facilidade. Uma boa forma de iniciar é entender um pouco mais sobre as pessoas que consomem o seu produto ou serviço, quanto cada cliente costuma gastar, a sua equipe pode fazer esse tipo de pesquisa e recolher essas informações.
Um local de fácil acesso dessas informações é o SEBRAE (Serviço Brasileiro de apoio a Micro e Pequenas empresas), pode buscar o da sua região e buscar bases de dados do seu segmento.
Conclusão
Chegando até aqui acredito que agora ficou mais fácil para nós definirmos o tamanho do nosso mercado. Este método é ideal para encontrar as respostas das dúvidas dos empreendedores sobre o seu mercado.
Sendo assim, aproveite e dar uma olhadinha no nosso conteúdo sobre Pesquisa de Mercado e já saia daqui com o combo completo de informações que você precisa.
Quer saber mais sobre como realizar esse estudo de forma assertiva?
Agora você entendeu que através da análise de mercado é possível que a sua empresa direcione os esforços com mais assertividade a fim de conquistar a preferência de seus clientes e, consequentemente, alavancar as vendas. Mas nem sempre é fácil colocar a mão na massa, até porque muitas vezes não temos tempo, conhecimento necessário e as ferramentas certas…
Foi pensando nisso que a Esag Jr. Consultoria desenvolveu o serviço de Análise de Mercado. Conte com especialistas para desenvolver análises completas e exclusivas sobre mercado, público, concorrentes e fornecedores. Realizamos análises 100% personalizadas para que você tome a decisão correta.
Preencha o formulário abaixo para agendar uma conversa com um de nossos especialistas e receber uma proposta personalizada para as suas necessidades!