CONTEÚDO DE BLOG

Universidades Corporativas – Um diferencial competitivo

As universidades corporativas (UC) são um novo meio para fazer com que o conhecimento organizacional seja criado, replicado e multiplicado. Sendo assim, sua missão é formar e desenvolver talentos na gestão de negócios alinhados com a estratégia empresarial.

Para a sua empresa crescer, os conhecimentos e competências de seus talentos também precisam crescer junto, concorda? As universidades corporativas (UC) são um novo meio para fazer com que o conhecimento organizacional seja criado, replicado e multiplicado. Sendo assim, sua missão é formar e desenvolver talentos na gestão de negócios alinhados com a estratégia empresarial.

Milhares de empresas, inclusive brasileiras, criaram UC’s para potencializar o desenvolvimento de seus colaboradores. Esses são locais em que o conhecimento organizacional é retido através de documentos, vídeos, treinamentos, jornadas, programas… Podendo tanto ter uma sede física quanto ser uma plataforma virtual.

Abaixo os principais benefícios que as empresas têm colhido ao investir na criação de universidades corporativas próprias:

  • Difundir a ideia que o capital intelectual será o fator de diferenciação entre as empresas.
  • Despertar nos talentos vocação para o aprendizado e a responsabilidade pelo o seu processo de autodesenvolvimento.
  • Incentivar, estruturar e oferecer atividades de autodesenvolvimento.
  • Motivar e reter seus colaboradores.

Todos os quais são fatores que tornam as pessoas mais capacitadas e realizadas; por consequência acabam retornando melhores resultados às empresas. Convencido da importância das universidades corporativas? As empresas Ambev, Itaú, Carrefour, Vale, Ford, GM, Nestlê, entre muitas outras já estão. Caso você queira iniciar a pensar na implementação de uma UC seguem aqui seis etapas básicas para a concepção do projeto:

  1. Criar um ambiente propício ao aprendizado e sistemas de avaliação.
  2. Envolver a alta administração em todo o processo;
  3. Criar um diagnóstico de competências;
  4. Alinhar a educação à estratégia do negócio;
  5. Definir público alvo;
  6. Avaliar o que você já faz e tecnologias educacionais disponíveis;

Invista em conhecimento e assim diferencie sua empresa no mercado!

Caso tenha interesse em ler mais uma publicação que mostre como o conhecimento pode diferenciar sua empresa clique aqui

Aproveite a visita para
assinar a nossa newsletter.