CONTEÚDO DE BLOG

Monitoramento de Mercado: O Segredo para Liderar seu Setor e Superar Concorrentes

monitoramento de mercado

Atualmente a informação é vista como bem maior de valor que seu negócio precisa. Em especial, sabendo-se que estamos na era digital, o consumidor tem a possibilidade de acesso a diversos dados. Logo, o monitoramento de mercado realizado com ferramentas adequadas se torna um grande aliado para elevar o desempenho de uma empresa.

Monitoramento de mercado: O que é?

O monitoramento de mercado é uma ferramenta utilizada para entender o mercado ao redor do seu negócio e aumentar a assertividade da tomada de decisões. Deixando mais claro, é uma forma de coletar dados importantes que vão auxiliar a empresa a traçar estratégias e táticas mais efetivas.

Por que o monitoramento de mercado é importante?

Um dos principais motivos é ter previsões assertivas da sua empresa.  Muitas vezes, utilizamos do “achismo” para fazer constatações e iniciar estratégias. No entanto, sabemos que ser guiados por dados e fatos reais para alcançar os objetivos é mais preciso e retira a possibilidade de confiar apenas na sorte.

Desta maneira é preciso entender onde seu negócio está inserido, entender os principais desafios e técnicas, assim como, descobrir tendências que ainda não foram exploradas.

Mas, se você ainda não conhece a fundo o que é uma pesquisa mercadológica e como fazê-la, leia esse artigo que preparamos anteriormente.

Para convencê-lo de que sua organização precisa iniciar essa estratégia, listamos alguns benefícios associados ao monitoramento de mercado.

1. Sucesso nas campanhas de marketing

O monitoramento de mercado não somente auxilia na identificação de novas demandas e sua utilização permite também a elaboração de estratégias de marketing. Isso porque, os dados coletados irão guiar o time de marketing com a melhor abordagem para atingir diretamente os interesses dos potenciais clientes. Com isso é possível direcionar a pesquisa para adquirir informações de variáveis demográficas tais como:

      • Faixa etária;

      • Renda;

      • Nível de instrução;

      • Estado civil;

      • Posse de bens;

      • Entre outros.

    Além dessas informações básicas, sua equipe deve focar em coletar informações comportamentais do consumidor, que irão auxiliar na criação de campanhas mais assertivas e que prenda a atenção daquele lead.

    2. Minimizar Custos

    Conhecer os interesses, comportamentos e jornada de compra do seu cliente é evitar desperdícios financeiros. E isso acontece, porque antes de lançar no mercado um serviço ou produto, você pode identificar previamente potenciais riscos e, até mesmo, determinar quais os planos de ação a serem tomados.

    Como consequência, você consegue garantir maior alinhamento entre as expectativas do consumidor e seu potencial de criação. Minimizando custos com a prevenção de lançamentos pouco rentáveis.

    3. Tomada de decisões

    Sabemos que cada decisão da sua organização decide o futuro da mesma. Desse modo, o crescimento do negócio depende de como as decisões são tomadas.

    A partir do monitoramento de mercado, os gestores conseguem determinar suas decisões com base em dados que irão dar respaldo às mesmas.

    4. Qualidade de suas ofertas

    Verificar a qualidade dos seus serviços ou produtos oferecidos no mercado é uma das finalidades principais deste tipo de pesquisa. Tornando em evidência o que se tem oferecido, qual a opinião de seus clientes em relação ao que está sendo consumido, e também, quais são as melhorias o público deseja.

    Como resultado, será possível:

        • Aumentar as vendas com base em análise dos dados;

        • Lançar um novo produto ou serviço com maiores chances de sucesso;

        • Avaliar a satisfação do público com o que está sendo oferecido;

        • Aumentar ou restringir o público-alvo

      Quais fatores são observados na pesquisa mercadológica?

      O processo de investigação e análise que serão utilizados no monitoramento de mercado são semelhantes entre os estabelecimentos. No entanto, é claro que com algumas ressalvas, mas sempre se lembre que não existem questionários padrões a serem utilizados, ou até mesmo, fórmulas mágicas.

      Afinal, cada organização possui suas próprias características e peculiaridades. 

      Sendo assim, separamos alguns aspectos fundamentais que devem estar presentes na sua pesquisa.

      1. Produtos e serviços

      É imprescindível entender a relação entre a qualidade e o preço de venda do produto ou serviço.

      Ressalta-se também que para oferecer novos produtos ou serviços, ou até mesmo, entender como os já desenvolvidos se comportam no mercado, é necessário descobrir a demanda e o nível de concorrência.

      Logo, um dos principais pilares do monitoramento de mercado é entender o que o seu negócio oferece está posicionado, e quais os principais feedbacks relacionados a ele.

      2. Público-alvo

      Pesquisas de mercado precisam conter análises sobre o público-alvo. Afinal é o que move as organizações, e assim, você pode incluir aspectos qualitativos e quantitativos na sua pesquisa.

      Desta maneira é possível a extração de dados essenciais para o time de marketing e de vendas das organizações, consequentemente, traçando estratégias e metas mais assertivas.

      3. Concorrência

      Por fim, é interessante avaliar a concorrência presente no mesmo nicho em que a sua organização atua.

      É fundamental observar que forma seus concorrentes estão atuando e quais são os principais desafios e diferenciais para se extrair insights e ser mais assertivo no lançamento dos seus produtos ou serviços.

      E ainda, descobrir quais principais pontos de melhoria e inseri-los na sua estratégia.

      Conclusão

      Utilizar do monitoramento de mercado é sinônimo de investir esforços na procura de respostas e insights capazes de potencializar as decisões e estratégias da sua organização.

      Especialmente por estarmos inseridos na era digital, há uma maior facilidade no acesso ilimitado a um grande volume de informações.

      Sendo assim, esse instrumento é uma técnica que irá garantir que o seu negócio aumente seus resultados, quando bem utilizada.

      Quer saber mais sobre como realizar esse estudo de forma assertiva?

      Agora você entendeu que através do monitoramento de mercado é possível que a sua empresa direcione os esforços com mais assertividade a fim de conquistar a preferência de seus clientes e, consequentemente, alavancar as vendas. Mas nem sempre é fácil colocar a mão na massa, até porque muitas vezes não temos tempo, conhecimento necessário e as ferramentas certas…

      Foi pensando nisso que a Esag Jr. Consultoria desenvolveu o serviço de Monitoramento de mercado, onde através de um questionário 100% personalizado realizamos uma pesquisa assertiva. Você quer economizar tempo e dinheiro, conhecer a fundo seu setor, público-alvo e concorrentes. Então o Monitoramento de mercado é a resposta certa para você.

      Preencha o formulário abaixo para agendar uma conversa com um de nossos especialistas e receber uma proposta personalizada para as suas necessidades!

      #rd-form-ku5x0956 { display: flex; flex-direction: column; align-self: center; max-width: 548px; width: 100%; margin-top: 0px; margin-bottom: 30px; } #rd-form-ku5x0956 .bricks-form { display: flex; flex-direction: column; width: 100%; } #rd-form-ku5x0956 .bricks-form__fieldset { align-items: flex-start; } #rd-form-ku5x0956 .bricks-form__label.always-visible, #rd-form-ku5x0956 .bricks-form__field__option .bricks-form__label { display: inline-block; } #rd-form-ku5x0956 .bricks-form__input.select2-container { padding: 0 !important; } #rd-form-ku5x0956 .select2-container .select2-choice .select2-arrow b { background-position: 0 7px !important; } #rd-form-ku5x0956 .bricks-form__submit { display: flex; flex-direction: column; } #rd-form-ku5x0956 { align-self: center; max-width: 558px; margin-top: 0px; margin-bottom: 0px; } #rd-form-ku5x0956 .bricks-form__fieldset { flex-flow: column nowrap; } #rd-form-ku5x0956 .bricks-form__field { margin-bottom: 5px; padding: 0; width: 100.0%; } #rd-form-ku5x0956 .bricks-form__field.bricks-form__privacy, #rd-form-ku5x0956 .bricks-form__field.bricks-form__terms { width: 100%; } #rd-form-ku5x0956 .bricks-form__static { color: #ffffff; font-family: Raleway, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-weight: normal; } #rd-form-ku5x0956 .bricks-form__static a { color: #ffffff; text-decoration: underline; } #rd-form-ku5x0956 .bricks-form__label { color: #ffffff; display: inline-block; font-family: Raleway, sans-serif; font-size: 16px; font-style: normal; font-weight: normal; text-align: left; text-decoration: none; } #rd-form-ku5x0956 label.error { color: #DC3543; font-size: 12px; line-height: 1.1; padding: 2px 0 0 4px; } #rd-form-ku5x0956 .bricks-form__input { color: #555555; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 16px; background-color: #ffffff; border-bottom-style: none; border-left-style: none; border-right-style: none; border-top-style: none; border-color: #c8c8c8; border-radius: 3px; border-width: 1px; } #rd-form-ku5x0956 .bricks-form__input::placeholder { color: transparent; } #rd-form-ku5x0956 .select2-container .select2-choice { height: 24px !important; line-height: 24px !important; color: #555555 !important; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif !important; font-size: 16px !important; } #rd-form-ku5x0956 .bricks-form__input:not(textarea) { height: 24px; } #rd-form-ku5x0956 .bricks-form__input.select2-container { padding: 0 !important; } #rd-form-ku5x0956 .select2-container .select2-choice { height: 24px !important; line-height: 24px !important; color: #555555 !important; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif !important; font-size: 16px !important; background: #ffffff; } #rd-form-ku5x0956 .select2-container .select2-choice .select2-arrow b { background-position: 0 5px !important; } #rd-form-ku5x0956 .select2-container .select2-choice .select2-arrow { background: none; border: none; } #rd-form-ku5x0956 .with-select-flags > .phone-input-group > .select2-container > .select2-choice { border-top-right-radius: 0 !important; border-bottom-right-radius: 0 !important; border-style: none; } #rd-form-ku5x0956 .with-select-flags > .phone-input-group > .select2-container > .select2-choice > .select2-chosen { margin-right: 0px; } #rd-form-ku5x0956 .with-select-flags > .phone-input-group > .select2-container > .select2-choice > .select2-chosen > .flag { vertical-align: middle; margin-left: 13px; } #rd-form-ku5x0956 .with-select-flags > .phone-input-group > .phone { width: calc(100% - 55px); display: inline-block; border-top-left-radius: 0px !important; border-bottom-left-radius: 0px !important; } #rd-form-ku5x0956 .with-select-flags > .phone-country { display: inline-block; } #rd-form-ku5x0956 .with-select-flags > .phone-input-group { display: flex; } #rd-form-ku5x0956 .with-select-flags > .phone-input-group > .phone-country { width: 55px; display: inline-block; } a#rd-button-ku5x0959 { display: flex; flex-direction: column; } #rd-button-ku5x0959 { -ms-flex-align: center; -ms-flex-direction: column; -ms-flex-pack: center; align-self: flex-start; background-color: #dd436b; border-bottom-style: none; border-color: transparent; border-left-style: none; border-radius: 100px; border-right-style: none; border-top-style: none; border-width: 1px; color: #FFFFFF; cursor: pointer; font-family: Raleway, sans-serif; font-size: 18px; font-style: normal; font-weight: bold; height: 45px; justify-content: center; line-height: 1.42857; margin-bottom: 0px; margin-top: 12px; max-width: 558px; text-align: center; text-decoration: none; width: 100%; padding-right: 10px; padding-left: 10px; } @media screen and (max-width: 767px) { #rd-button-ku5x0959 { height: auto; padding-top: 0.66em; padding-bottom: 0.66em; } } #rd-text-ku5x095a { display: block; border-bottom-style: none; border-color: #000000; border-left-style: none; border-radius: 0px; border-right-style: none; border-top-style: none; border-width: 1px; min-height: auto0px; max-width: 438px; margin-top: 8px; margin-bottom: 20px; align-self: center; width: 100%; word-break: break-word; } #rd-section-ku5x094z { background-color: #ffffff; border-bottom-style: none; border-color: #000000; border-left-style: none; border-radius: 0px; border-right-style: none; border-top-style: none; border-width: 1px; } #rd-section-ku5x094z > div:not(.bricks--row) { min-height: 0px; } #rd-row-ku5x0954 { min-height: 50px; } #rd-row-ku5x0954 .bricks--column > div { min-height: 50px; } @media screen and (max-width: 767px) { #rd-row-ku5x0954.bricks--row.rd-row { min-height: auto; } } #rd-column-ku5x0955 { flex: 12 0 0; } #rd-column-ku5x0955 > div { background-color: rgba(12,27,48,1); justify-content: center; padding-top: 0px; padding-right: 20px; padding-bottom: 0px; padding-left: 20px; } @media screen and (max-width: 767px) { #rd-column-ku5x0955 > div { min-height: auto !important; } } #rd-box-lfk0o8li { background-color: transparent; border-bottom-style: none; border-color: #000000; border-left-style: none; border-radius: 0px; border-right-style: none; border-top-style: none; border-width: 1px; padding-top: 10px; padding-right: 10px; padding-bottom: 10px; padding-left: 10px; min-height: 0px; margin-top: 10px; margin-bottom: 10px; max-width: 200px; align-self: center; display: flex; flex-direction: column; } #rd-text-lfk0oi3d { display: block; border-bottom-style: none; border-color: #000000; border-left-style: none; border-radius: 0px; border-right-style: none; border-top-style: none; border-width: 1px; min-height: 0px; max-width: 200px; margin-top: 10px; margin-bottom: 10px; align-self: center; width: 100%; word-break: break-word; }

      Vamos marcar uma conversa?

      Aproveite a visita para
      assinar a nossa newsletter.

      Diagnóstico Gratuito!