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TAM SAM SOM: Saiba como medir o tamanho do seu mercado

Você sabe o que significa TAM SAM SOM? Ainda não? Pois as suas dúvidas chegaram ao fim! Aqui, explicamos tudo o que você precisa saber sobre essas três palavras.

Antes de abrirmos qualquer negócio é sempre importante tirar um tempo do planejamento para fazermos uma análise de mercado e assim, entender um pouco melhor sobre o nosso público-alvo, região e estratégias montadas.

Hoje iremos conhecer um pouco mais sobre o TAM, SAM e SOM que são conceitos que nos ajudam a medir o tamanho do nosso mercado.

O que significa TAM, SAM E SOM?

TAM, SAM e SOM são siglas derivadas do inglês que surgiram para referenciar um método que os empreendedores utilizam para entender a demanda do produto e negócio no mercado.

TAM – Total Available Market

Na tradução para o português, significa mercado disponível total, toda a demanda mundial sobre um produto ou serviço.

Por exemplo, se você quer vender casacos, o TAM seria a junção de todos os lugares onde se vendem casacos. E, é claro, que não tem apenas uma empresa que tome conta de vender todos eles.

Isso não é diferente para nenhum outro produto ou serviço, nenhuma empresa domina todo um produto no mundo todo.


SAM – 
Serviceable Available Market

No português significa mercado útil disponível, seria uma fração do mercado onde para o seu negócio existe geograficamente possibilidade de venda.

Seguindo o mesmo exemplo do anterior, seria onde você firmou a sua loja de casacos, se for loja online, provavelmente enviaria para todo o Brasil, então o SAM seria todos os locais para onde você entregaria e consegue alcançar com o seu produto.

No entanto, se for presencial, seria o bairro ou até cidade onde está a sua loja

Sabemos que na sua região, provavelmente, não existe apenas você que venda casacos, por isso precisamos analisar também o SOM.


SOM –
Serviceable Obtainable Market

O SOM significa mercado útil acessível, a forma mais realista de se enxergar o negócio.

Seria o seu alvo, para quem você vai vender o produto.

Para finalizar as sequências do exemplo que estamos abordando, vamos supor que você escolhe vender casaco para o público que trabalha ou mora perto de onde colocou a sua loja. Agora sim, as vendas acontecem com mais sucesso. Pois, dessa maneira, você tem mais assertividade no público, assim podendo estruturar estratégias e voltar os seus investimentos para aquele formato e tornar a sua empresa cada vez mais escalável.


Porque medir o tamanho do seu mercado é importante?

De forma resumida, a importância seria para entender como se posicionar e escalar o seu negócio olhando com detalhe o mercado e a concorrência.

Mas não é só isso, aqui vão alguns motivos importantes:

Análise de investimento

Se você tem investidores, você precisa mostrar para ele que o seu negócio está performando e crescendo. Assim com o conhecimento do seu mercado você consegue mostrar para ele mais facilmente os seus resultados, onde estão os erros e acertos.

No entanto, se o seu negócio é pequeno e não tem investidores, entender melhor o TAM, SAM e SOM te ajuda a investir melhor nos produtos que terão na sua loja, o público para quem venderá e os investimentos financeiros que precisará fazer.

Aumento do foco

Não é novidade que não conseguimos atingir todas as pessoas do mundo, nem vender para todas, então o estudo sobre o tamanho do mercado nos mostra que devemos focar no SOM e assim atingir ainda mais pessoas que sejam o nosso perfil de cliente ideal para crescer naquele nicho.

Mais vendas

Claro que não poderíamos deixar de fora o que todos mais gostam: o aumento das vendas.

Com esse estudo do mercado nós investimos corretamente e focamos no crescimento, não tem como dar errado, não é mesmo!

O aumento das vendas vem como consequência da junção dos outros fatores.


Como classificar TAM, SAM E SOM?

São 2 as formas de classificação;

Top- down

Traduzindo para o português, significa de cima para baixo.

Nessa forma as informações sobre o tamanho do mercado podem vir de vários lugares, mas o principal campo de pesquisa é a internet com as buscas através de dados públicos do governo, dados emitidos por outras organizações ou analistas do segmento.

Ideal para procurar entender melhor sobre o TAM. Já que esse método é de forma mais gratuita.

Bottom- up

Ao contrário do top-down, significa de baixo para cima.

Seria a forma de recolher os dados começando internamente no seu negócio com alguns dados que você já tem ou consegue com mais facilidade. Uma boa forma de iniciar é entender um pouco mais sobre as pessoas que consomem o seu produto ou serviço, quanto cada cliente costuma gastar, a sua equipe pode fazer esse tipo de pesquisa e recolher essas informações.

Um local de fácil acesso dessas informações é o SEBRAE (Serviço Brasileiro de apoio a Micro e Pequenas empresas), pode buscar o da sua região e buscar bases de dados do seu segmento.

Conclusão

Chegando até aqui acredito que agora ficou mais fácil para nós definirmos o tamanho do nosso mercado. Este método é ideal para encontrar as respostas das dúvidas dos empreendedores sobre o seu mercado.

Sendo assim, aproveite e dar uma olhadinha no nosso conteúdo sobre Pesquisa de Mercado e já saia daqui com o combo completo de informações que você precisa.

Quer saber mais sobre como realizar esse estudo de forma assertiva?

Agora você entendeu que através da análise de mercado é possível que a sua empresa direcione os esforços com mais assertividade a fim de conquistar a preferência de seus clientes e, consequentemente, alavancar as vendas. Mas nem sempre é fácil colocar a mão na massa, até porque muitas vezes não temos tempo, conhecimento necessário e as ferramentas certas…

Foi pensando nisso que a Esag Jr. Consultoria desenvolveu o serviço de Análise de Mercado. Conte com especialistas para desenvolver análises completas e exclusivas sobre mercado, público, concorrentes e fornecedores. Realizamos análises 100% personalizadas para que você tome a decisão correta.

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