CONTEÚDO DE BLOG

A Importância do Fluxo de Caixa para a Gestão Financeira do seu Negócio

Dinheiro que entra, dinheiro que sai… A expressão “fechar o caixa” faz parte do dia a dia de quase todo comerciante ou pequeno empresário. Infelizmente, se perder no controle também faz.

Dinheiro que entra, dinheiro que sai… A expressão “fechar o caixa” faz parte do dia a dia de quase todo comerciante ou pequeno empresário. Infelizmente, se perder no controle também faz.

Aí mora a importância do Fluxo de Caixa para a gestão financeira do seu negócio.Para comprovar isso, o questionamento que fica é: você gera um lucro sustentável?Aquele que não apenas independe de épocas específicas do ano, mas que é previsível e te dá segurança nos resultados atuais e futuros do seu negócio?

A matemática é simples: é pegar o faturamento, tirar os gastos da empresa, e já temos uma resposta rápida. Infelizmente, o problema não está na matemática em si, mas na organização – antes de partir para a conta, precisamos saber quanto faturamos (quanto $ entra) e quanto gastamos (quanto $ sai).

O que é o Fluxo de Caixa?

O Fluxo de Caixa é um instrumento de controle financeiro que permite acompanhar as movimentações financeiras de uma empresa, através de uma relação das entradas (receitas) e saídas (despesas) realizadas em períodos determinados.

O Fluxo é uma das ferramentas mais simples utilizadas na administração financeira. Ele auxilia na tomada de decisões e na melhora o desempenho financeiro através da otimização e alocação dos recursos da empresa.

Por que o Fluxo de Caixa é importante?

O fluxo de caixa pode ser utilizado de várias maneiras para otimizar a gestão financeira, assim listamos algumas dicas de como essa ferramenta pode ajudar a sua empresa:

Auxilia no gerenciamento de gastos

Ao analisar corretamente o fluxo de caixa é possível que você identifique gastos desnecessários dentro de algum processo realizado dentro da sua empresa.

Assim, por exemplo, em algum setor que esteja ocorrendo um desperdício de recursos é possível observar esse gasto e corrigí-lo, podendo levar ao um aumento do lucro.

Assegura seu controle financeiro

Utilizando o Fluxo de Caixa você garante um maior controle das contas da sua empresa, sabendo exatamente quanto você está gastando e com o quê, além de estar ciente de tudo o que está entrando na empresa e de onde vem esse dinheiro.

Garante um Planejamento Financeiro

Através de uma análise de histórico de fluxos de caixas passados é possível fazer projeções que possam ajudar a empresa a se planejar financeiramente.

Analisando estes históricos você pode fazer uma previsão de receita e de saída para determinado mês, podendo prever impactos causados por diversos motivos, que podem variar desde uma crise econômica até a sazonalidade (que são as variações que influenciam na sua empresa, normalmente climáticas ou de movimento).

Se você possui um restaurante perto da praia, por exemplo, suas entradas devem ser maiores nos meses de verão. Ao realizar um controle regular do seu Fluxo de Caixa, por exemplo, você consegue ter uma estimativa do quanto você irá receber naqueles meses, possibilitando que você trace um plano mais assertivo para aquele período.

Apoia o processo de tomada de decisão

Levando em consideração que o futuro pode ser baseado em lições do passado, para que você possa planejar o futuro da sua empresa, é preciso que você reúna a maior quantidade de informações – atuais e históricas – possíveis.

Os dados retirados de uma análise de fluxo de caixa são valiosíssimos para embasar a tomada de decisão da sua empresa, uma vez que você conhece os históricos de entradas e saídas, dependendo da amplitude das mudanças que você realiza, a tendência é que resultados venham a se repetir.

Planilha de Fluxo de Caixa

Obtendo sucesso com o Fluxo de Caixa

Para obter sucesso ao utilizar o fluxo de caixa, é de extrema importância criar uma cultura de planejamento e sistematização na empresa.

É preciso que haja um elo entre o administrador financeiro e os demais departamentos da empresa para facilitar o trabalho de registrar, verificar e analisar todas as movimentações financeiras que ocorrem na organização.

O fluxo de caixa possibilita também diversas análises, como avaliar o melhor momento para fazer novas aquisições, repor estoques ou até mesmo fazer investimentos, planejando tudo isso para que os desembolsos ocorram simultaneamente à geração de caixa, evitando que sua empresa fique no vermelho.

Além disso, o Fluxo de Caixa proporciona a identificação de eventuais desvios na utilização do caixa, aponta aplicações ineficientes dos recursos disponíveis e apresenta a liquidez imediata da empresa, ou seja, as disponibilidades financeiras com maior facilidade para serem utilizadas.

No mundo da Administração,  a importância do fluxo de caixa na gestão financeira é inquestionável. É preciso acompanhá-lo e analisar seus dados regularmente, o que fornecerá mais embasamento para que você faça sua empresa crescer cada vez mais.

E então? Como está o fluxo de caixa da sua empresa? Percebeu a importância?

Acesse aqui o artigo Como Fazer um Fluxo de Caixa para Organizar de Vez a Bagunça Financeira do seu Negócio para dar o próximo passo!

Fique a vontade para comentar abaixo as suas dúvidas também!

Aproveite a visita para
assinar a nossa newsletter.