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Análise setorial: Qual a importância desse estudo para garantir o sucesso do seu negócio?

Se você é proprietário ou trabalha com gestão/administração de empresas, provavelmente já ouviu falar dos termos: análise setorial e geomarketing. Ambos os estudos são essenciais tanto para a viabilidade de um negócio, quanto para a expansão dele.

A análise setorial se caracteriza pelo estudo do cenário externo na qual a empresa se encontra, levando em consideração todos os riscos e oportunidades com os quais esse cenário proporciona, como o posicionamento da concorrência, potencial de consumo da região a partir de uma análise sociodemográfico, aspectos políticos, legais, entre outros. 

Enquanto o geomarketing, apesar de ter um objetivo semelhante, pode ser chamado inclusive de “inteligência geográfica de mercado”, já que o estudo é ainda mais aprofundado no âmbito geográfico, compreendendo a influência que os stakeholders (público-alvo, concorrentes, fornecedores, etc) de um negócio exerce em determinado território e as características destes.

Por que esse conteúdo é importante para embasar a estratégia do seu negócio?

Como já citado anteriormente, os dois estudos são muito importantes tanto para identificar se um negócio é viável ou não, quanto para a expansão, seja para uma estratégia de marketing para aumentar as vendas, ou para abrir um negócio físico, por exemplo. E é neste último caso que o texto irá abordar.

Sendo assim, você irá entender o porquê de fazer uma análise setorial e geográfica antes de abrir um ponto físico, e como essas análises podem auxiliar em estratégias ainda mais seguras e assertivas para seu negócio.

Todos nós que já abrimos ou pensamos em abrir um negócio sabemos da quantidade de inseguranças que surgem devido aos riscos que podemos correr. Principalmente quando envolve abrir um ponto físico! Já que a demanda por investimento acaba sendo maior, e por consequência o risco também.

Como reduzir os riscos de prejuízo e garantir maior segurança?

E como uma análise setorial e geográfica pode nos auxiliar a prevenir prejuízos financeiros e dores de cabeça? Muitos são os fatores que levam um negócio ao sucesso, mas, dentre eles, podemos afirmar que garantir que o seu negócio vai estar localizado em uma região com demanda e bem posicionado perante a concorrência, com certeza são alguns deles.

A análise setorial e geográfica nos permite analisar os dados sociodemográficos de determinadas regiões, assim como a quantidade de concorrentes e a “fatia” que estes possuem do mercado. Quando falamos de dados sociodemográficos, nos referimos a dados como densidade populacional, renda, escolaridade, dentre outras variáveis que auxiliem a identificar onde o seu público-alvo está, além de informações como o perfil de consumo da população (com alimentação, lazer, transporte, etc). Enquanto podemos analisar a fatia que os concorrentes possuem do mercado a partir de sua faixa de faturamento e a demanda existente no local.

Sendo assim, a partir dessas análises por localização, é possível compreender quais são as mais propícias para você abrir o seu negócio e aumentar as suas chances de sucesso.

Quer saber mais sobre como realizar esse estudo de forma mais assertiva?

Agora você entendeu que a partir dessas análises por localização, é possível compreender qual é o local mais propício para você abrir o seu negócio e aumentar as suas chances de sucesso. Mas nem sempre é fácil colocar a mão na massa, até porque muitas vezes não temos tempo, conhecimento necessário e as ferramentas certas…

Foi pensando nisso que a Esag Jr. Consultoria desenvolveu o serviço de Geomarketing. Você quer economizar tempo e dinheiro, ao entender qual é a melhor a localização de seus clientes, concorrentes, pontos de venda, e outras informações relevantes para os negócios? Então o Geomarketing é a resposta certa para você.

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