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Expandir seu Negócio: Checklist de 6 Práticas para Saber Expandir

Chega um momento em que o desejo da maioria dos empresários e empreendedores é expandir o negócio para aumentar as vendas e estimular ainda mais o crescimento da empresa.

O problema é que muitos encontram dificuldades e dúvidas em como fazer os investimentos corretos para a expansão do negócio de uma maneira viável e positiva.

Existem muitas estratégias que podem ser aplicadas para potencializar e aumentar o seu negócio, começando por uma boa análise de cenário e planejamento. Tudo para que este novo e importante passo da sua empresa seja eficaz.

Pensando nisso, criamos um checklist com tudo que você precisa fazer para investir na expansão da sua empresa. Confira a seguir!

Ponto de Partida para Expandir

Para iniciar este processo, a primeira dica é entender qual o momento atual da sua empresa para alinhar o seu ponto de partida.

Além disso, também é preciso ter claro qual o principal objetivo em investir na expansão, que pode ser para aumentar os lucros, se destacar no mercado, ampliar o market share ou ter mais prestígio e reconhecimento. 

Pense em todas as etapas e processos estrategicamente para que a expansão seja positiva e consolidada.

Passos essenciais para a expansão

Se você deseja investir na expansão da sua empresa, é preciso fazer uma análise interna, entendendo qual o cenário atual do seu negócio, assim como avaliar o histórico de faturamentos, lucros, despesas e investimentos.

Outro ponto importante é ter conhecimento do mercado em que você está inserido, para saber quais possibilidades de expansão é a mais adequada para você seguir, assim como de conhecer as necessidades dos seus consumidores.

Depois dessa avaliação geral, é que você deve partir para um bom plano de execução, com metas e objetivos bem claros. Tudo para evitar ao máximo os riscos e investimentos desnecessários. 

Passo a passo para investir na expansão

Agora vamos detalhar um pouco mais cada passo que você precisa dar para fazer um investimento mais certeiro e com mais possibilidades de sucesso para a sua empresa.

1. Entenda o mercado

Fazer uma análise de mercado é importante para evitar riscos e ser mais assertivo em suas decisões para expandir o negócio. Pesquise sobre seu público atual e também seus principais concorrentes para entender se existe alguma demanda que ainda não foi atendida.

Verifique também alguns aspectos como:

  • o comportamento atual dos consumidores do seu segmento e se eles mudarão com o tempo;
  • as tendências de tecnologias e inovações no seu mercado;
  • as expectativas de crescimento no seu ramo de atuação;
  • a situação econômica do seu segmento e no geral.

Este estudo torna-se elementar e pode ser a chave para seu diferencial no mercado, pois acontecimentos externos podem mudar muitos aspectos do setor, acarretando em adaptações no seu plano de expansão com probabilidades muito maiores de sucesso.

2. Considere riscos

Por mais que o objetivo de fazer a expansão do seu negócio seja aumentar o faturamento, expandir não se resume a lucros, pois também existem os riscos que precisam ser considerados.

Qualquer tipo de expansão que seja feita demandará investimento e é fundamental entender até que ponto sua empresa pode tomar certas decisões. A expansão deve ser feita no momento mais apropriado e, caso você note que os riscos são muito altos e que não teria como reverter a situação se algo der errado, talvez seja melhor aguardar um outro momento mais favorável. Para reduzir estes riscos você pode, por exemplo, buscar pelo geomarking.

3. Analise suas opções

Existem alguns modelos de expansão que você pode optar para o seu negócio. Avalie cada um para saber qual melhor se enquadra para a sua realidade.

Abrir uma filial costuma ser a primeira opção que vem à mente, mas para concretizar esta ideia com sucesso é muito importante que a empresa tenha um lucro consistente e venha apresentando um crescimento contínuo nos últimos anos.

Outra possibilidade é firmar parcerias, pois unindo forças de trabalho e divulgação, é uma boa maneira de ganhar mercado e aumentar seu alcance. É importante que a escolha das parcerias seja feita com empresas de segmentos similares ou complementares, além de criar um plano de negócio e definir como serão os investimentos e divisão de lucros.

Oferecer novos produtos ou serviços que complementam os que você já disponibiliza é outra forma de fazer a expansão do seu negócio. Neste caso, porém, é bem importante ter atenção e cuidado para não fazer um investimento alto e acabar sem o retorno esperado. Por isso, o ideal é fazer uma pesquisa para entender se os seus consumidores têm a necessidade ou interesse naquele tipo de demanda que você está pensando em ofertar.

Avalie todas as possibilidades e entenda o que faz mais sentido para o momento do seu negócio.

4. Faça um plano de expansão

Após optar pelo melhor modelo de expansão, é hora de fazer um bom planejamento de como concretizá-la. Ao colocar tudo na ponta do lápis, fica mais fácil de acompanhar se seu negócio está expandindo da maneira como você planejou.

Defina objetivos comerciais, de marketing, projeção de vendas e faturamento, além de metas e prazos para alcançar cada ponto.

5. Tenha metas claras

Elaborar boas metas é indispensável para aumentar o faturamento. Assim como no plano de expansão, também é necessário definir objetivos claros para potencializar vendas, técnicas e, claro, a expansão do seu negócio.

Lembre-se também de estabelecer recompensas adequadas de incentivo para seus colaboradores atingirem tais metas. Reúna-se com seu pessoal e entenda quais os melhores processos para seguir com a equipe.

6. Invista em capacitação

Tanto na sua como na dos colaboradores, o investimento em capacitação tem grande valia para sua empresa. Estar atualizado e por dentro dos principais conhecimentos do mercado é fundamental para expandir e aumentar o faturamento.

Também é importante fazer treinamentos constantes, seja de atualização ou de técnicas de vendas, sistemas implementados, entre outros.

Capacitar sua empresa permite que metas mais ambiciosas sejam alcançadas.

Resumindo

O que você precisa para investir na expansão do seu negócio?

  • Entender o mercado
  • Considerar riscos
  • Analisar suas opções
  • Fazer um plano de expansão
  • Ter metas claras
  • Investir em capacitação

Quer ir mais além?

Agora que você já conhece todos os passos para expandir o seu negócio, é só colocar a mão na massa! Porém, sabemos que muitas vezes é difícil realizar isso internamente, por não possuir tempo na rotina ou até mesmo profissionais especializados…

Foi pensando nisso que a ESAG Jr desenvolveu um serviço exclusivo: a Inteligência de Mercado. Você quer saber se a sua empresa pode crescer exponencialmente, se já explorou todo o potencial de negócio, e descobrir quais segmentos são os mais ideais para obter crescimento? Então a Inteligência de Mercado é a resposta certa para você.

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