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Planejamento Estratégico na Prática: Conheça o Caso da Esag Jr.

É comum que empreendedores tenham dificuldade ao formular um planejamento estratégico para sua empresa que consolide-se e torne-se intrínseco a todos os colaboradores. Pensando nisso, apresentamos, a seguir, a forma como ocorre a formulação e revisão do planejamento estratégico da Esag Jr.

É comum que empreendedores tenham dificuldade ao formular um planejamento estratégico para sua empresa que consolide-se e torne-se intrínseco a todos os colaboradores. Pensando nisso, apresentamos, a seguir, a forma como ocorre a formulação e revisão do planejamento estratégico da Esag Jr.

Saiba como criar um planejamento estratégico para o seu empreendimento

De acordo com Porter “estratégia é criar uma posição exclusiva e valiosa, envolvendo um diferente conjunto de atividades”. Enquanto o planejamento estratégico, por si, é o processo de elaborar a estratégia, definindo a relação entre a organização e o ambiente. Um bom planejamento impulsiona a empresa na direção correta, auxiliando para que ela possa antecipar-se às ameaças e estar em uma posição de destaque no meio em que está inserida.

No caso da Esag jr., ao final de cada ano, após encerrarem todas as atividades da empresa, os membros se reúnem em imersão por 3 dias, para discutir e revisar nosso Planejamento Estratégico. Deste modo, podemos iniciar o ano seguinte com a Identidade Organizacional e Objetivos Estratégicos já determinados.

Assim como no último ano, em 2014 o evento ocorreu no Rancho Serra Mar, em Palhoça – SC e contou com a participação de 52 membros que, durante 3 dias de programação, participaram de rodas de discussão e momentos de confraternização.

O primeiro dia do evento foi destinado à revisão da Identidade Organizacional, ou seja, negócio, visão, missão e valores da organização, que servem como base para que as ações e objetivos da empresa sejam traçados e, posteriormente, alcançados. Durante a manhã, os membros se reuniram em rodas de discussão para transmitir suas opiniões quanto ao negócio e visão, enquanto, na parte da tarde, foram discutidos missão e valores. Após a finalização de todas as rodas, as ideias levantadas foram expostas ao grande grupo para que todos os membros pudessem expor suas opiniões.

No segundo dia, foi feita a discussão da BSC (Balanced ScoreCard), ferramenta que materializa a visão e a estratégia da empresa por meio de um mapa coerente com objetivos e medidas de desempenho organizados em perspectivas diferentes. Após a explicação dos atuais objetivos estratégicos de cada perspectiva da BSC, os membros foram divididos em seis rodas, mediadas pelos diretores, com o objetivo de discutir os objetivos atuais e possíveis objetivos futuros para o alcance da estratégia da empresa, fazendo, novamente, com que cada membro tivesse a oportunidade de expor suas ideias.

O terceiro e último dia foi dedicado a momentos de reflexão, despedidas e boas vindas de membros e encerramento do evento. Nos dias seguintes, a Diretoria Executiva se reuniu para compilar todas as saídas da programação científica sugeridas pelos membros e dar início ao plano tático. Dessa forma, iniciou-se a reformulação de pontos pertinentes referentes à Identidade Organizacional e à BSC, para que, possam ser determinados os indicadores que servirão para análise e controle do alcance dos objetivos estratégicos, metas e iniciativas estratégicas que estejam alinhadas aos objetivos traçados e planos de ação.

A construção colaborativa do Planejamento Estratégico, além de ser uma ótima oportunidade de confraternização, é um momento extremamente importante para que todos possam contribuir com sua concepção da estratégia da empresa para o ano seguinte. Deste modo, cada membro se compromete com o futuro da empresa e passa a ter um propósito em comum destinado ao trabalho que realiza dia após dia.

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