CONTEÚDO DE BLOG

Valuation: Tudo o que você precisa saber sobre o valor da sua empresa

A definição de valor de uma empresa está muito além do que ela vende, está também associado aos bens tangíveis e intangíveis que ela tem, o peso de sua marca no mercado que está inserida e a sua cultura. Assim, percebe-se, que o valuation, ou seja, valor monetário do seu negócio, não é um processo 100% quantitativo. Por esses motivos, nesse artigo abordaremos o que é o valuation, quais os 7 principais motivos para fazê-lo na sua empresa e as 3 principais abordagens para avaliar.  

O que é?

Valuation é um termo em inglês que seu significado, em português, é “avaliação de empresas”. Utiliza-se desse processo para estimar o valor de uma empresa (inclusive startups) de forma sistematizada.

Trata-se de uma estimativa, ou seja, um valor mais aproximado daquele que o mercado realmente oferece. Ao trabalhar com as impressões que a empresa possui do ponto de vista dos investidores e clientes, o valuation envolve o julgamento da credibilidade da marca, a  posição que ocupa no mercado e previsão de investimentos futuros.

Infogra

As 3 principais abordagens para se fazer um valuation

Baseada em ativos

Nessa abordagem basicamente somam-se todos os investimentos do negócio. Normalmente lista-se o valor líquido de todos os ativos da empresa e subtrai-se dele o passivo.

É mais indicado para empresas maiores (corporações) pois é garantido que todos os ativos são propriedade da empresa, diferentemente de empresas menores em que muitas vezes confunden-se os bens dos sócios e os da empresa.

Baseada no caixa

Não há o que discutir sobre a importância do fluxo de caixa para a sua empresa, dentre as funções mais importantes tem-se que ele é o método mais usado para a realização do valuation, ele defende que o valor da empresa está na sua capacidade de gerar riqueza no futuro.

Através dessa abordagem determina-se um nível de fluxo de caixa esperado da empresa a partir de resultados passados.

Normalmente multiplica-se esse valor por um número que representa uma taxa de retorno conservadora sobre o crescimento da empresa que leva em conta aspectos do próprio negócio, mas também do mercado em que ele está inserido e de suas expectativas, além de fatores de risco de que os ganhos esperados não se concretizem.

Baseada no valor de mercado

Essa abordagem apura o valor de uma empresa através de comparações com negócios similares que foram vendidos.

Esse método se torna mais eficaz com o aumento do número de negócios similares vendidos. É um dos métodos mais simples para se fazer o valuation, porém a dificuldade de acessar dados públicos sobre a venda de empresas privadas muitas vezes o torna inviável.

Assim, percebe-se que o valuation é uma parte fundamental para seu negócio sendo importante para todos os proprietários terem uma noção do valor de seus empreendimentos.

Porém tendo-se em vista que um valuation é muitas vezes um processo exaustivo e complicado, recomenda-se a procura de empresas especializadas para a sua execução.

A (5)

Escritores do artigo: 

Botões Instagram
Botões Instagram (1)
Botões Instagram (2)

Aproveite a visita para
assinar a nossa newsletter.