Como Saber se está na Hora de sua Empresa Profissionalizar Mais seu Marketing?

Nos dias de hoje, com a globalização cada vez mais intensa, o fator competitividade deve ser considerado pela grande maioria, senão todas as empresas do mercado. Porém, para que uma empresa possa se destacar em meio a tantas outras, é preciso não somente que ela ofereça um benefício que lhe proporcione vantagem competitiva, mas que ela comunique esse benefício da maneira adequada. Nesse caso, o plano de marketing pode ser uma alternativa.

 

plano-de-marketing

 

Você já lançou algum produto no mercado e esse produto não teve o sucesso de vendas que você esperava? Provavelmente isso não se deu pela falta de qualidade do seu produto, mas porque a sua comunicação não foi adequada. É preciso entender muito bem os comportamentos do seu público-alvo para que você possa obter sucesso na sua comunicação.

 

Vou te mostrar um exemplo para explicar como ocorre esse processo: Imagine uma agência de viagens focada em serviços para a terceira idade. Você acharia mais prudente que esta empresa divulgasse seus serviços nas redes sociais ou investisse em ações para promover a indicação dos serviços? Muito provavelmente, a segunda opção traria muito mais resultados, visto que as redes sociais não são um meio muito utilizado por pessoas da terceira idade, seja para receber informações ou apenas por lazer.

 

Dentre outros problemas, muitas empresas enfrentam o fato de que seus clientes acham o produto ou serviço muito caro. Isso, na grande maioria das vezes, apesar de parecer um problema na área financeira da empresa, é resolvido por um plano de marketing. É necessário conhecer muito bem os comportamentos do seu público-alvo para que uma boa estratégia de preço possa ser elaborada.

 

Veja o caso da Casas Bahia, por exemplo, que faz isso muito bem. Os produtos que eles oferecem não são de excelente qualidade, porém é isso que o seu público-alvo deseja, um produto mais barato, com menos qualidade, porém que satisfaça as suas necessidades.

 

Você já se perguntou se tem comunicado a sua marca da forma correta? Experimente fazer isso. Se a resposta for negativa, o plano de marketing pode lhe auxiliar.

 
ebook-plano-de-marketing