A pesquisa tem um papel fundamental na progressão empresarial de qualquer negócio, independente do porte do mesmo.
Isso porque conhecer o mercado de atuação é fundamental para uma inserção adequada, planejada e assertiva no mesmo.
Por isso, é fundamental contar com estratégias que sejam capazes de destrinchar o mercado de inserção, diminuindo significativamente a incidência de erros e aumentando as chances de sucessão empresarial.
Dentre as estratégias existentes esta a pesquisa de mercado, que possui altos índices de efetividade e proporciona benefícios incontestáveis as empresas.
Para entender melhor o que é, como funciona e quais os principais tipos existentes, acompanhe a leitura dos seguintes tópicos:
- O que é a pesquisa de mercado?
- Benefícios de investir na pesquisa de mercado
- 7 tipos de pesquisa de mercado
- Conclusão
O que é a pesquisa de mercado?
Como dito anteriormente, a pesquisa de mercado é uma estratégia de marketing com foco na situação atual do mercado de inserção e a coleta de informações referentes a ele.
A partir da pesquisa de mercado é possível conhecer a fundo as principais características do cenário comercial existente, tais como:
- Preferências do público
- Estratégias da concorrência
- Perfil dos consumidores
- Modos de consumo
- Líder de mercado e vendas
- Características comportamentais
- Posicionamento de diferentes empresas de um mesmo ramo
- Feedbacks negativos em relação aos serviços/produtos, etc.
Com isso, o processo de produção, venda, investimento e progressão torna-se muito mais assertivo, pois é corretamente direcionado.
Afinal, conhecer o perfil dos seus consumidores, os padrões comportamentais dos mesmos e as suas preferências, é essencial para criar produtos específicos para as suas necessidades, melhorando significativamente a qualidade de atendimento, produção e prestação de serviços.
E como bem sabemos, a satisfação dos seus clientes é a garantia mais certeira do sucesso.
Além disso, também é importante conhecer a concorrência para ser capaz de superá-la.
Como dito por Sir Hob:
” Concorrência é como um jogo de tênis. Não tem contato físico. Não podemos impedir que ela crie jogadas e produza. Temos que ser eficientes em nosso próprio território.”
Ou seja, não há chances nem tampouco necessidade de ataques diretos. Mas, há a possibilidade de entendê-las, reconhecer suas principais fraquezas e ultrapassá-las.
Por isso, conheça a fundo os seus concorrentes e crie as suas estratégias, fortalecendo o seu território e viabilizando o seu crescimento dentro do mercado comercial existente.
Para realizar a pesquisa, há duas formas principais de coleta de dados:
- Pesquisa primária:
É feita de forma direta, pela própria empresa.
- Pesquisa secundária
É feita de forma indireta, por outros responsáveis, que repassam os dados já coletados e os analisam.
A escolha de uma das duas formas vai depender dos aspectos gerais do seu negócio, dos seus objetivos e da quantia de investimentos feitos.
Vale salientar ainda a possibilidade de utilizar os dois métodos em conjunto, recolhendo aspectos mais gerais de mercado a partir da pesquisa secundária e especificando os dados a partir da pesquisa primária.
Benefícios de investir na pesquisa de mercado
Além da importância central de investir na pesquisa de mercado, sendo a mesma voltada para o entendimento do cenário comercial e o melhor aproveitamento do mesmo, há benefícios incontestáveis em investir na estratégia.
Dentre todos os benefícios existentes, podemos citar como os principais:
- Possibilidade de testar e analisar futuros lançamentos e investimentos, a partir do conhecimento dos perfis dos consumidores e o entendimento das suas preferências
- Criação de personas e idealização de um público-alvo
- Conhecimento de estratégias concorrentes para saber como lidar com elas
- Direcionamento correto de tomadas decisivas
- Planejamentos fundamentados e baseados em dados fidedignos
- Otimização de processos
- Conquistar novos públicos e conhecer novos nichos comerciais
Tendo em vista as vantagens mostradas acima, fica evidente a importância de investir em pesquisa de mercado e torná-la uma verdadeira aliada do seu sucesso empresarial.
Para isso, é necessário conhecer os tipos de pesquisa de mercado existentes e reconhecer qual atende melhor as suas necessidades e possibilita a realização dos seus objetivos.
7 tipos de pesquisa de mercado
Exploratória
Como o próprio nome já mostra, a pesquisa de mercado do tipo exploratória tem como objetivo principal explorar de um modo geral o cenário comercial existente.
Por isso, é um dos tipos mais utilizados por quem está começando, e possibilita a coleta de informações básicas iniciais, as quais irão nortear e direcionar todas as outras pesquisas.
É uma verdadeira estratégia de descoberta para proprietários e gestores, e é extremamente importante para todas as outras etapas do processo.
Entretanto, não envolve a coleta de informações a partir de estatísticas, os dados são generalizados e inespecíficos.
Dessa forma, esse tipo de pesquisa de mercado deve ser implementado de acordo com os objetivos e necessidades existentes, para que não haja insucesso ou coleta insuficiente de informações.
Preferências e manias de consumo
O ser humano apresenta padrões comportamentais desde os primórdios da existência.
Em relação ao consumismo e suas motivações, isso não é diferente. O público sempre terá padrões comportamentais de consumo, e conhece-los é fundamental para aumentar as suas vendas.
Além disso, entender as preferências dos seus clientes é essencial para criar produtos e serviços atrativos, benéficos e resolutivos.
Sendo assim, se você deseja aumentar potencialmente as suas vendas e a satisfação do seu público, esse tipo de pesquisa de mercado é o ideal para alcance de tais objetivos.
Satisfação dos colaboradores
Muitos gestores se atentam unicamente a satisfação do público, e esquecem que tão importante quanto é a satisfação de quem faz a sua empresa: Os colaboradores.
Dessa forma, é importante investir em pesquisas relacionadas a satisfação das suas equipes, para mudar o que for necessário e melhorar significativamente pontos problemáticos.
Importante salientar ainda a relação direta existente entre satisfação de colaboradores e trabalho qualitativo, resultando em aumento significativo de produtividade, efetividade e engajamento.
Poder de marca
O poder de marca diz respeito a autoridade do seu negócio dentro do mercado em que está inserido.
Logo, relaciona a sua capacidade de convencer, converter, fidelizar e conquistar a confiança de clientes.
Ou seja, a partir dessa pesquisa de mercado será possível reconhecer o nível de poder da sua marca e entender as melhores alternativas para aumenta-lo.
Causal
A pesquisa causal é voltada para a filosofia de causa e efeito, relacionando as tomadas decisivas aos impactos causados por elas.
Assim, há a possibilidade de implementar testes prévios de sucessão, analisando a valia de determinados lançamentos e os efeitos dos mesmos, a partir da previsibilidade assertiva garantida pela pesquisa.
Descritiva
Por último mas não menos importante, a pesquisa descritiva tem como objetivo principal a validação de ideias futuras e a identificação de falhas.
O alcance desses objetivos é possível graças a descrição de diversas características de público e mercado, tais quais:
- Idade
- Endereço e moradia
- Sexo
- Estado civil
- Classe social
Ter essas informações quantificadas e em números possibilita a melhor visualização dos seus principais compradores, permitindo melhor entendimento e direcionamento assertivo das suas vendas e produções.
Assim, será possível definir com efetividade: Preço de produtos e serviços, atratividade dos mesmos para o gênero e as idades mais comuns, localização de lojas, franquias e empresas nos locais onde boa parte do seu público reside, etc.
Conclusão
Agora que você já sabe o que é a pesquisa de mercado, entende os principais benefícios de investir na mesma e conhece os principais tipos, basta escolher os que melhor se adequam aos objetivos do seu negócio e implementá-los, alinhando as suas estratégias e possibilitando melhor aplicabilidade das mesmas.
Para facilitar esse processo e torná-lo ainda mais assertivo, conte com ajuda profissional para idealização e realização das pesquisas.
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