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5 Principais Desafios de Quem Empreende no Setor da Tecnologia e O que Fazer

Não consegue alavancar o crescimento da sua empresa de tecnologia? Estes podem ser os motivos dos seus desafios.

O empreendedorismo ganhou o protagonismo na economia, tanto nacional quanto mundial, nos últimos anos e isso não é novidade para ninguém. 

Segundo o Global Entrepreneurship Monitor (GEM), programa de pesquisa e monitoramento global de empreendedorismo, em 2019, dos 52 milhões de empresários brasileiros, 74% são jovens entre 18 e 35 anos. enxergo nesse momento é um enorme interesse por novos empreendimentos, principalmente no que tange negócios ligados à tecnologia. a evolução na indústria 4.0, que gera novas oportunidades para quem pretende se arriscar nesse universo.

Mas será que é tão fácil assim?

Desafios Tecnologia

Sabemos que um negócio por si só já é desafiador, a todo tempo você é testado, precisa enfrentar diversos desafios, o tempo nunca é suficiente, nem dinheiro ou mão de obra,  taxas, impostos, burocracia… Mas as dificuldades de quem empreende em tecnologia vão ainda mais além.

O seu grau de risco é mais elevado, as mudanças nos rumos do mercado são mais bruscas e o trabalho com produtos inovadores é sempre desafiador, muita gente ainda não sabe que precisa. Mas para os corajosos, as próprias dificuldades podem ser encaradas como oportunidades. É um mercado de grande potencial e oportunidade, empresas tecnológicas têm potencial de escalar muito além do crescimento linear e os modelos estruturais dos negócios são muito mais livres e dinâmicos.

Mas agora, vejamos quais são os desafios que um empreendedor em tecnologia enfrenta:

1. Prova de Credibilidade

Produtos inovadores podem ser difíceis de introduzir no mercado, são aquilo que as pessoas nunca procuram e não sabem que precisam, você é quem precisa assumir esse papel de educar os futuros consumidores. O ideal, nesses casos, é focar nas soluções que seu produto pode gerar para resolver problemas do público que você quer atingir

Um case de sucesso ajuda muito na hora de provar a utilidade do que sua empresa oferece, pois permite demonstrar na prática como seu produto funciona e quais são suas vantagens.

Além disso, a apresentação dos dados técnicos, principalmente se o produto ou serviço for complexo, deve ser de forma objetiva e prezando por uma comunicação que impacte o seu público, se o seu produto/serviço for direcionado a pessoas e/ou ambiente mais informais ou não corporativos, utilize argumentos simples. Só assim a pessoa entenderá de fato o que seu negócio oferece e porque ele precisa do seu produto.

2. Ter um produto ou serviço que não apresente bugs

O produto que vai ao mercado deve estar funcionando perfeitamente, sem erros ou travamentos, para ir para o mercado. Para isso, é essencial testar seus sistemas e serviços várias vezes antes de lançá-los.

Quando chegar aos cliente, seu produto não pode nenhum tipo de bug, pois, além do bug prejudicar sua credibilidade como empresa, possivelmente também irá acarretar em prejuízos no desenvolvimento de soluções para seus clientes.

Nesses sentido, é importante implementar um rigoroso processo de teste e qualidade. Que envolva testes de unidade, integração, regressão e aceitação, além de revisões de código e testes de usabilidade. Automatizar esses testes sempre que possível também ajuda a identificar problemas de forma rápida e eficiente. Além disso, é fundamental manter um ciclo de feedback contínuo com os clientes para corrigir qualquer problema que surja após o lançamento.

3. Ganhar Destaque no Mercado

No mercado de tecnologia, a concorrência é muito acirrada, pois nem sempre é necessário uma grande estrutura física, nem de pessoas ou investimento para iniciar o desenvolvimento de um sistema ou produto digital. O que faz o setor contar com uma dificuldade de diferenciação cada vez maior.

Assim, quem consegue desenvolver produtos diferenciados, de qualidade e com credibilidade possuem grande vantagem dentro desse cenário.

Antes de lançar um novo produto no mundo digital é essencial ter em mente para qual grupo e público ele está sendo desenvolvido e qual o problema ele se propõe solucionar. Contar com um público direcionado é um dos primeiros passos no processo, mas é muito fácil se perder nesse ponto.

Saber identificar as peculiaridades do nicho desejado é importante. Com um público definido, fica mais claro realizar uma pesquisa e mapear os comportamentos dos usuários. Essa é uma dificuldade de muitas empresas que perdem de vista o objetivo central do produto digital que é facilitar atividades e solucionar deficiências do mercado.

Tecnologia Desafios

4. Conhecimento técnico e qualificado

O desenvolvimento de novos produtos tecnológicos exige alto conhecimento técnico.

Não é uma tarefa fácil. É preciso prever falhas que ainda nem existem, desenvolver bases de dados bem solidificadas e implementar recursos que permitam que a tecnologia funcionem com devem.

Além disso, a manutenção e aprimoramento nunca param.

Uma desenvolvedora de tecnologia de confiança evitará muitos problemas e incomodações durante este processo.

5. Acompanhar as Tendências para o Setor da Tecnologia

Para não estagnar em um mesmo ponto e parar de inovar, a empresa precisa sempre estar atualizada em relação às últimas tendências e lançamentos do mercado e dos fatores que envolvem e influência direta e indiretamente na sua empresa.

Para dominar e se manter competitivo no mercado são você precisa antecipar as novidades. Para isso, uma análise constante do seu nicho de atuação é um passo imprescindível para a sustentabilidade do negócio.

Quer saber mais sobre o ramo da tecnologia para entender o setor e o mercado com maior assertividade, ou está passando por algum destes ou outros problemas para conseguir alavancar sua empresa no mercado? A Esag Jr. está aqui para ajudá-lo, entre em contato com um dos nossos especialistas para auxiliar você nessa jornada.

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