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Aprenda como montar uma proposta de valor irresistível

Ter uma proposta de valor bem estruturada te ajudará a vender melhor seu negócio e passar a real essência dele. Por isso, aprenda como estruturar um de maneira correta agora.

Você que está iniciando no ramo do empreendedorismo deve estar se perguntando como tornar o seu negócio único e competitivo diante do mercado atual.

Saber exatamente o propósito da sua solução e como ela irá sanar a dor de seus clientes é essencial para começar de pé direito.

Para isso, muitas organizações utilizam a construção da proposta de valor como ferramenta para se tornarem o diferencial.

Sendo assim, quando bem executada, essa estratégia pode direcionar sua empresa para o sucesso.

Mas o que seria a proposta de valor?

A proposta de valor consiste no principal benefício que sua solução irá entregar o público, a partir de serviços ou produtos.

De forma mais didática, é o porquê alguém deve ser seu cliente, invés de optar pelo concorrente.

Logo, a proposta de valor deve ser clara, objetiva e única. Nesse momento, fuja da generalidade e ambiguidade.

O desenvolvimento dessa ideia deve ser uma etapa fundamental para a construção do planejamento estratégico e irá guiar o seu negócio pelos próximos anos.

Acredito que, ao pensar em proposta de valor, você deve ter lembrado do Business Model Canvas.

Business Model Canvas

Bastante conhecido como Canvas, essa ferramenta facilita a visualização estratégica das frentes da empresa.

Desenvolvido por Alexander Osterwalder, o Canvas se tornou essencial para os empreendedores sintetizarem a ideia de seus modelos de negócio e como gerar valor aos clientes.

Dessa forma, o Canvas consiste em um mapa visual de 9 blocos, seu desenvolvimento pode ser realizado durante uma reunião entre os participantes da empresa irão descrever como cada etapa está relacionando as suas necessidades.

Esses blocos são capazes de abordar a viabilidade de ideias e estratégias do negócio. 

Sendo eles:

Parcerias

Nesse pilar é necessário entender quais parceiros irão ajudar a melhorar a sua performance. 

Possuir um networking efetivo é capaz de alavancar os resultados da empresa.

Recursos

Representa todos os recursos necessários para realizar as atividades da empresa. 

Não se limite ao financeiro, é preciso abordar também recursos humanos, intelectuais e físicos.

Atividade chave

Nessa etapa é o momento de elencar as principais atividades indispensáveis para seu negócio funcionar. 

Lembre-se, essas atividades serão sempre executadas com o objetivo de tornar real a proposta de valor.

Proposta de valor

O essencial do Business Model Canvas é indicar, de maneira simples e única, qual é o valor entregue aos seus clientes. 

Nesse momento, você pode pensar em algumas perguntas para ajudar na construção, como:

  • Qual valor entregamos aos clientes a partir de nossos produtos/serviços?
  • Qual dor estamos solucionando?
  • Porque os clientes optam pela minha empresa em comparação com a concorrência?

Estruturação de custos

Descreva quais são os investimentos e despesas gerados para que o valor seja entregue ao cliente.

O importante nesse passo é conhecer todos os custos da operação, sejam eles fixos ou variáveis, não sendo necessário o valor exato de cada item.

Canais

Representam as formas que o cliente irá interagir com sua marca, tanto para comunicação quanto para receber o valor que será gerado.

Relacionamento com o cliente

Nesse bloco você deverá refletir como o negócio irá se relacionar com os clientes.

Ou seja, qual o posicionamento diante ao público e como serão as interações com o mesmo.

Fontes de receita

Representa a maneira de geração de receita do negócio, ou seja, como ela irá vender o produto/serviço.

É preciso pensar se será por meio de mensalidades, taxa única, cobrança por uso e entre outros.

Segmento de clientes

Nesse bloco é preciso identificar para qual segmento sua empresa irá atuar. Ou seja, quem será seu público alvo que irá consumir de seus produtos/serviços.

Ao estruturar esses 9 blocos, será possível encontrar respostas para a proposta de valor da organização.

Como criar uma proposta de valor única

Agora que você está convencido de desenvolver uma proposta de valor, e conhece a principal ferramenta para isso, chegou o momento de colocar em prática.

Sendo assim, elaboramos 4 passos para criar uma proposta de valor única seguindo uma estrutura que oferece ao consumidor as informações necessárias.

Título

Elemento essencial da proposta, esse título deve ser objetivo, porém também carrega informações indispensáveis para o entendimento do negócio.

Em média, é utilizado de 1 a 2 frases nessa construção.

Para tornar essa frase impactante, é interessante utilizar de frases que prendam a atenção do leitor.

Subtítulo

É um trecho que traz o foco do título de maneira mais detalhada, com informações mais específicas do negócio.

Aqui é importante falar mais sobre os benefícios e propósito da solução.

Em média é utilizado de 2 a 3 frases nessa construção.

Bulletpoints

Representa tópicos que prendem a atenção do leitor e destaca o restante do texto.

Nesses tópicos, a empresa pode destacar benefícios e qualidades da solução, e como ela se torna essencial para o público.

Imagens

São elementos essenciais para garantir o apelo visual e harmonizar com a mensagem que deseja ser passada.

As imagens devem ser utilizadas como complemento do conteúdo escrito para reforçar o foco da mensagem.

Exemplo de Proposta de Valor

Sendo assim, uma das mais famosas propostas de valor refere-se a UBER, como descrito a seguir.

Título: A mobilidade que você deseja

Subtítulo: Peça uma viagem para onde você quiser, com um toque no seu telefone.

Perceba que nessa proposta de valor, o conteúdo é objetivo e eficiente para o entendimento da mensagem principal: mobilidade de forma prática.

Sendo assim, não é necessário utilizar de palavras robustas para tornar sua proposta de valor eficaz.

Portanto, uma proposta de valor bem estruturada consegue convencer seus clientes de como a solução sugerida atende as necessidades e dores apresentadas.

Dessa forma, durante toda a construção dessa etapa fundamental do seu negócio, é preciso focar em um pilar: o cliente.

Isso porque, no final das contas ele será o seu principal propósito.

É preciso entender suas demandas e expectativas para que sua empresa possa ter sucesso.

Por fim, lembre-se de que sua proposta de valor deve ser lembrada por ser única, desejável e excepcional.

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