CONTEÚDO DE BLOG

Modelando e Construindo Ideias

Você possui uma grande ideia e pretende abrir um novo negócio? Ou então está determinado a repensar sobre os rumos que sua empresa vem tomando atualmente?

Você possui uma grande ideia e pretende abrir um novo negócio? Ou então está determinado a repensar sobre os rumos que sua empresa vem tomando atualmente?

Você possui uma grande ideia e pretende abrir um novo negócio? Ou então está determinado a repensar sobre os rumos que sua empresa vem tomando atualmente? Em ambos os casos, para ajudar a colocar em prática a sua ideia, você pode construir um modelo de negócio, ou seja, definir a maneira como sua empresa irá criar, entregar e capturar valor de forma que melhor se adéque aos seus objetivos.

Pensando nisso, Alexande Osterwalder e Yves Pigneur, em seu livro Business Model Generation, propõem uma ferramenta que ajuda a discutir, desenhar e inventar novos modelos de negócio de forma bem visual: O Business Model Canvas.

De maneira geral, o Canvas é um quadro que permite a visualização do modelo de negócio da empresa. Ele é dividido em nove blocos, que seriam as principais áreas de atuação da organização, dessa forma é possível que se tenha uma noção global de toda as operações do negócio. Os nove blocos são: Segmento de clientes, Proposta de valor, Canais, Relacionamento com cliente, Fontes de receita, Recursos principais, Atividades-Chave, Parcerias principais e Estrutura de custos.

Fazendo uma analogia ao cérebro humano, cujo lado direito controla as emoções e o esquerdo a lógica, a disposição dos nove blocos no Canvas foi realizada de maneira que o lado direito do quadro é relacionado ao valor entregue pela empresa ao cliente e o lado esquerdo mais voltado para a eficiência da organização.

Por onde começar:

Na verdade não existe uma sequência correta, mas o recomendado é que se inicie definindo os segmentos de clientes e a proposta de valor para que, em seguida, dê continuidade aos outros blocos.

Os nove blocos:

  • Os segmentos de clientes são todas as pessoas/organizações para as quais a empresa está gerando valor.
  • Para cada segmento de clientes deve existir uma proposta de valor específica, que são os produtos/serviços que geram valor para os clientes.
  • Os canais representam como a empresa comunica e interage com seu cliente para lhe entregar a proposta de valor.
  • Em seguida, o relacionamento com clientes define o tipo de relação que a empresa estabelece com seu cliente.
  • As fontes de receita determinam como empresa capta seus recursos.
  • Partindo para o lado esquerdo, os recursos principais mostram quais são os ativos indispensáveis para o negócio.
  • As atividades-chave demostram quais são as ações que a empresa realmente precisa realizar para poder ter um bom desempenho.
  • As parcerias principais apontam quais são os fornecedores/parceiros essenciais para alavancar a empresa.
  • E por fim, depois de se ter uma ideia da infraestrutura do negócio, tem-se também ideia da estrutura de custos necessárias para manter todo o modelo.

Embora a elaboração de um Business Model Canvas não pareça complicada, para se ter um modelo de negócio condizente com a realidade da empresa é essencial, durante a construção do canvas, ter como base dados referentes ao mercado no qual a empresa está inserida.

Para um novo empreendedor ou um executivo mais experiente, o Business Model Canvas é ideal para você que tem a ideia e só precisa colocá-la no papel. Em uma de nossas publicações, separamos dicas de apresentação a investidores para você que pretende abrir um negócio. Você pode acessá-las clicando aqui.

Continue lendo sobre plano de negócio

Quer saber mais sobre como realizar esse estudo de forma assertiva?

Agora você entendeu que através do Estudo de Viabilidade de ideias para a sua empresa é possível que a sua empresa direcione os esforços com mais assertividade a fim de conquistar a desde o reconhecimento do mercado a ser inserido até as projeções financeiras, com o avaliação de quando haverá retorno dos investimentos na empresa. Também construímos as estratégias de crescimento da empresa e como atrair o público certo com as melhores ações de marketing e vendas. Mas nem sempre é fácil colocar a mão na massa, até porque muitas vezes não temos tempo, conhecimento necessário e as ferramentas certas…

Foi pensando nisso que a Esag Jr. Consultoria desenvolveu o serviço de Estudo de Viabilidade. Preencha o formulário abaixo para agendar uma conversa com um de nossos especialistas e receber uma proposta personalizada para as suas necessidades!

Vamos marcar uma conversa?

Aproveite a visita para
assinar a nossa newsletter.