Compare as suas estratégias com a pesquisa de marketing e descubra se elas são eficientes!

Redação
Redação
em 13/04/2021
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em 13/04/2021
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Como podemos acompanhar nos últimos posts, há diversas ferramentas que são muito importantes e úteis para garantir que você conquiste os objetivos e o sucesso desejado para o seu negócio. A estratégia que abordaremos hoje é a pesquisa de marketing, que capta dados e informações relevantes para a tomada de decisão, reduzindo riscos e prejuízos.

A pesquisa de marketing permite entender, por exemplo, se os consumidores estão satisfeitos com seu produto ou serviço; como eles reagiriam a uma variação no preço ou produto; como o seu produto é visto em comparação ao seu concorrente, etc. É através dessa pesquisa que se torna possível fazer as melhores escolhas para o seu negócio e orientar a direção onde vale a pena investir tempo, dinheiro e energia.

O que é a pesquisa de marketing?

A pesquisa de marketing é uma estratégia para planejar, coletar e analisar dados referentes ao mercado de atuação da empresa, fornecendo informações relevantes para elaborar o plano de marketing. Além de conectar a empresa ao consumidor, ela é muito útil na identificação de problemas e oportunidades nas estratégias de marketing, possibilitando seu aperfeiçoamento.

Através dela, é possível abrir caminho para um planejamento de marketing consistente, além de realizar alterações em ações que já ocorrem, buscando sua otimização. É uma forma de visualizar se as estratégias escolhidas levam ou levarão aos resultados esperados, implementando melhorias e aproveitando oportunidades.

Os 4 Ps do Marketing

Elaborados por Philip Kotler, o marketing deve ser estruturado com base em quatro pilares principais:

  • Produto: aquilo que a empresa oferece, podendo também ser um serviço. Aqui, leva-se em consideração a qualidade, as preferências dos consumidores, fatores de inovação, benefícios gerados e a satisfação geral do consumidor. A pesquisa de marketing ajuda a desenvolver produtos com maior probabilidade de recepção e acolhida pelo público.
  • Preço: tem a ver com o valor, ou seja, a percepção do público sobre o seu produto ou serviço. Ao entender qual é o seu mercado, é possível encontrar um diferencial para o seu produto e determinar seu custo de produção e o lucro esperado, montando, assim, o preço final. Aqui, a pesquisa pode auxiliar na detecção dos competidores, estruturando o preço com base naquele que já é praticado no mercado.
  • Praça: é a forma através da qual o consumidor entra em contato com o seu produto, ou seja, os canais de venda, a disponibilidade de aquisição, atendimento e o processo logístico envolvido. Nessa fase, a pesquisa de marketing é útil para identificar quais as melhores formas de se fazer presente na vida dos consumidores, facilitando o acesso ao produto.
  • Promoção: etapa onde se concentram as estratégias de marketing, comunicação e publicidade, a fim de divulgar o seu produto ou serviço. A pesquisa de marketing é útil, assim, para ajudar sua marca a se posicionar em relação ao público.

Por que fazer uma pesquisa de marketing?

Para identificar um problema no seu processo ou uma oportunidade de negócio: é possível encontrar pontos positivos e falhas que até então não tenham sido identificadas, como por exemplo ao buscar seu diferencial competitivo ou encontrar um nicho de atuação com espaço para crescimento.

Para dar novos rumos ao seu negócio, caso você busque uma reestruturação: a pesquisa de marketing é útil para definir oportunidades de reposicionamento ou encontrar potencial em novos produtos, ou serviços.

Para identificar tendências e fazer as melhores escolhas ao investir em um negócio: ao pesquisar tendências e analisar a concorrência, você reúne as melhores práticas, analisa possibilidades, ajusta seu processo e toma decisões com base em informações concretas e bem fundamentadas.

Para melhorar suas estratégias de marketing: ao conhecer seu público alvo com maior profundidade, você consegue se tornar mais assertivo em suas abordagens, otimizando suas ações para ampliar as conversões e gerar leads. Ao investir no marketing de conteúdo, você se conecta de forma mais profunda com o público, criando laços e despertando necessidades que geram insights extremamente relevantes para a sua empresa, aumentando, também, sua autoridade sobre um dado assunto.

    Pesquisa de Marketing x Pesquisa de Mercado

    Enquanto a primeira dá ênfase ao mix de marketing, isto é, aos 4 Ps apresentados anteriormente, analisando majoritariamente a concorrência e a divulgação, bem como os diferenciais, desafios e oportunidades do negócio, a pesquisa de mercado é mais voltada ao consumo e ao consumidor, entendendo como se dá sua percepção do produto ou negócio e o que ele pensa da empresa.

    Caso o objetivo seja obter uma análise de dentro para fora, embasando a tomada de decisões em relação aos processos internos e de posicionamento da marca, é indicado realizar uma pesquisa de marketing. Por outro lado, se estiver buscando o caminho inverso ao entender o que o público-alvo pensa da sua empresa, a pesquisa de mercado faz mais sentido.

    Como fazer uma pesquisa de marketing?

    Planejamento: ao definir seu objetivo com a pesquisa, você determina qual é o problema e vai direto ao ponto, encontrando as respostas de forma objetiva e organizada. Durante essa etapa, é importante considerar os problemas da persona: ao entender as necessidades e o que seu consumidor busca, você cria, além de um produto que supre suas demandas, uma relação de empatia, analisando e solucionando seus problemas.

    Definições gerais: aqui, determinam-se as pessoas envolvidas na pesquisa, o cronograma, o orçamento e demais aspectos relevantes para o desenvolvimento do projeto. Além disso, é interessante observar e listar as estratégias usadas pela concorrência, tomando como base o que funcionou e o que não foi tão bem-sucedido, aperfeiçoando táticas e evitando erros.

    Desenvolvimento: considerando que os respondentes serão possíveis clientes, é importante começar a pesquisa apresentando o projeto e, por que não? Oferecer algum brinde ou recompensa pela participação, estimulando a responsividade dos entrevistados. Sabemos que é difícil que alguém disponibilize tempo ou interesse para esse tipo de ação, então além desse estímulo, é interessante que a pesquisa seja o mais breve possível.

      As perguntas devem ser elaboradas com base nas hipóteses a serem comprovadas ou refutadas. Lembre-se de que não vale a pena considerar participantes que não serão parte do seu público alvo, como por exemplo homens caso seu negócio seja voltado ao vestuário feminino. Elabore perguntas diretas, claras e de texto simples. Você pode usar perguntas cuja resposta seja de múltipla escolha, objetiva ou mais discursiva, dando espaço para que o consumidor expresse suas opiniões. Indicar opções em uma lista ou mensurar o grau de afinidade do consumidor dentro de uma escala também são abordagens interessantes.

      Para conseguir uma base de respondentes, o título da pesquisa deve chamar a atenção; a linguagem deve estar adequada para o público selecionado e o propósito deve ser claro, assim como a importância da participação do respondente.

      Finalização e divulgação: após o término da pesquisa, é necessário organizar os dados e descartar informações que não contribuem para o resultado. A pesquisa de marketing pode ser divulgada nos canais que mais se relacionam com o público entrevistado e que têm potencial para se tornar consumidor, além das suas redes sociais ou do site do seu negócio. Também é possível criar campanhas pagas, segmentando a divulgação para pessoas que se encaixam no público-alvo da pesquisa e que possam se converter em leads.

      Monitoramento de resultados: ao analisar os dados coletados, você desenvolverá conclusões, insights e descobertas para o seu negócio. Aqui, a produção de gráficos pode ser bastante útil para a visualização dessas informações, utilizando cores, formas e percentuais para destacar o que for mais relevante, buscando padrões e possibilidades.

      Elaboração do relatório: ao entender a lógica dos resultados e organizar as conclusões, os pontos levantados na etapa de planejamento ganham forma, oferecendo um panorama sobre as melhores decisões relativas ao negócio e os próximos passos a serem seguidos.

        Deu para perceber a importância de uma pesquisa de marketing na tomada de decisões de um negócio, não é mesmo? Para garantir bons resultados e implementar estratégias bem-sucedidas, nós da ESAG Jr. nos colocamos à disposição para elaborar a pesquisa de marketing para o seu negócio, levantando dados e informações referentes ao seu setor de atuação, pois contamos com experiência no desenvolvimento deste tipo de projeto.

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